A Volkswagen acaba de dar um passo importante rumo ao futuro da mobilidade urbana com o lançamento do ID. Buzz AD, a primeira van totalmente autônoma da marca produzida em série.
Desenvolvida pela MOIA, empresa de mobilidade do grupo alemão, a novidade não é apenas um veículo que se dirige sozinho: ela faz parte de um ecossistema completo voltado para operadores públicos e privados de transporte.
A proposta é ousada.
A MOIA está oferecendo um pacote 360 graus que inclui desde a tecnologia de condução autônoma até softwares de gestão de frota, suporte aos passageiros, treinamento de operadores e integração com aplicativos de transporte.
Em resumo, tudo o que uma cidade ou empresa precisa para colocar uma frota de veículos autônomos nas ruas em larga escala.
O primeiro teste em operação real está previsto para Hamburgo, na Alemanha, com expansão já programada para outras cidades da Europa e também para os Estados Unidos a partir de 2026.
A base da tecnologia está no sistema autônomo da Mobileye, integrado a uma versão especial do ID. Buzz que atende a rigorosos padrões de segurança veicular.
O veículo em si é um show de sensores: são 27 no total, incluindo 13 câmeras, nove LiDARs e cinco radares, oferecendo uma visão completa de 360 graus ao redor do veículo.
O sistema de inteligência artificial processa essas informações em tempo real para tomar decisões de forma autônoma, cumprindo os requisitos do nível 4 de direção automatizada.
Isso significa que o carro pode operar sem motorista em diversas condições, com supervisão remota apenas para situações de exceção.
E não para por aí. A MOIA também vai oferecer um serviço de capacitação completo, o Operator Enablement.
Esse suporte inclui simulações, treinamentos, monitoramento ao vivo e estratégias de implantação para operadores em diferentes regiões, desde centros urbanos até áreas rurais.
O CEO da Volkswagen Group, Oliver Blume, destaca que o ID. Buzz AD representa uma solução escalável e pronta para atender à crescente demanda por transporte inteligente e compartilhado.
Já Sascha Meyer, CEO da MOIA, ressalta que o objetivo da empresa é usar inteligência artificial para democratizar o acesso à mobilidade com conforto, flexibilidade e preços acessíveis.
Se a aposta da Volkswagen der certo, o trânsito urbano do futuro pode muito bem ser feito por vans que rodam sozinhas, coordenadas por sistemas integrados e praticamente sem necessidade de intervenção humana.
E tudo indica que esse futuro começa a tomar forma já nos próximos anos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!