Volkswagen T-Cross vs Hyundai Creta: Um leva vantagem no consumo, o outro ganha nos equipamentos

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O duelo dessa vez será entre o antigo líder entre os SUVs e o atual modelo mais vendido da categoria.

Mas essa disputa também mostra que T-Cross e Creta devem continuar nas posições mais altas por um bom tempo.

Mirando clientes um pouco diferentes, cada modelo tem qualidades distintas para se destacar.

Isso passa por uma motorização mais eficiente, espaço interno, preços chamativos e revisões baratas.

Quem se deu melhor? Confira!

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O T-Cross é menos caro

Curiosamente, a faixa de preços entre esses dois modelos é quase a mesma, mesmo com o T-Cross tendo apenas quatro versões. A mais barata é a Sense, que usa o motor 1.0 TSI de 128 cv e sai por quase R$ 120 mil.

Com o mesmo conjunto mecânico, o SUV ainda tem as versões 200 TSI e Comfortline. Mas veja que o salto de preços é bem grande, exigindo R$ 23 mil para a primeira e mais R$ 18 mil para a segunda. Isso explica os preços parecidos com o Creta numa linha tão enxuta.

No topo da gama está o T-Cross Highline, a única versão que usa o motor 1.4 TSI de 150 cv e que é vendida por quase R$ 176 mil.

Confira os preços do T-Cross 2024:

  • T-Cross Sense 200 TSI – R$ 119.890
  • T-Cross 200 TSI – R$ 142.990
  • T-Cross Comfortline 200 TSI – R$ 160.990
  • T-Cross Highline 250 TSI – R$ 175.990

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O Creta tem o mesmo preço inicial do T-Cross por manter a geração anterior em nosso mercado na versão Action, com motor 1.6 aspirado e custando quase R$ 120 mil.

Se você quiser o modelo atual, prepare o bolso.

O novo Creta parte de R$ 138 mil na versão Comfort Plus, que usa o conhecido motor 1.0 turbo de 120 cv. Esse conjunto também aparece na versão Limited Safety, nas intermediárias Platinum e na N Line, com preços entre R$ 150 mil e R$ 176 mil.

A mudança de propulsor ocorre novamente na versão topo de linha Ultimate, que usa o 2.0 aspirado de 167 cv.

Essa configuração varia em torno de R$ 180 mil, com o opcional do teto solar.

Veja quanto custa o Creta 2024:

  • Creta Action 1.6 AT – R$ 119.990 (geração anterior)
  • Creta Comfort Plus 1.0 Turbo AT – R$ 137.990
  • Creta Limited Safety 1.0 Turbo AT – R$ 149.990
  • Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT – R$ 160.990
  • Creta Platinum 1.0 Turbo AT + teto solar – R$ 165.590
  • Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT + teto solar –  R$ 167.690
  • Creta N Line 1.0 Turbo AT – R$ 176.190
  • Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 179.390
  • Creta Ultimate 2.0 AT + teto solar – R$ 181.990

VENCEDOR: T-Cross.

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Qual a melhor versão?

As versões de entrada desses SUVs partem praticamente do mesmo preço, mas qual delas é melhor?

Ambos oferecem controle de tração e estabilidade, assistente em subidas, ar-condicionado, volante multifuncional, ajuste de altura no banco do motorista, sensor crepuscular e rodas aro 16.

Apenas o T-Cross vem com 6 airbags, faróis com regulagem de altura, start/stop, sensores de estacionamento e luzes diurnas, enquanto o Creta é o único com sistema de som (rádio com Bluetooth e USB), piloto automático, rodas de liga leve e monitoramento de pressão dos pneus.

Outro comparativo é entre o T-Cross Comfortline e o Creta Platinum Safety, ambos custando R$ 160.990.

Aqui o VW tem sensores dianteiros, ACC e ajuste lombar (motorista), mas muitos itens dessa versão são opcionais.

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Já o Creta é o único com câmera 360º, GPS, assistente de farol alto, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, bancos em couro com ventilação para o motorista, partida remota e freio de estacionamento elétrico com Auto Hold.

O último embate ocorre entre o T-Cross Highline (R$ 175.990) e o Creta N Line (R$ 176.190), aqui com a grande diferença na motorização a favor do VW, que usa o propulsor 1.4 turbo de 150 cavalos.

Nos equipamentos, o Hyundai tem faróis em LED e teto solar panorâmico, além dos equipamentos já citados da versão Platinum Safety. Já o VW oferece sensor de chuva, retrovisor fotocrômico e ainda tem o opcional do Park Assist.

Em quase todas as comparações, esses rivais se complementam, dando a impressão de terem combinado para não oferecer os mesmos itens.

T Cross 2 1
T Cross 2 1

Mas no confronto entre as versões intermediárias, o Creta Platinum Safety é muito mais equipado.

VENCEDOR: Creta.

A eficiência que você procura

Enquanto algumas marcas seguem com versões mais baratas e com motores aspirados para atrair seus clientes, o T-Cross sempre foi vendido por aqui apenas com propulsores turbinados. E eles são bem conhecidos dos brasileiros.

Quase todas as versões usam o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, enquanto a configuração mais cara tem o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm como grande atrativo.

Ambos estão sempre ligados ao câmbio automático de 6 marchas.

Com o primeiro, o SUV chega aos 100 km/h em 10,1 segundos e alcança 187 km/h de velocidade máxima, enquanto o motor mais forte mostra suas credenciais fazendo o mesmo em 8,6 segundos e atingindo 204 km/h.

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Já o Creta é um dos utilitários que continua usando um motor aspirado na versão mais barata, que nesse caso é o 1.6 130 cv e 16,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas.

Mesmo sem qualquer auxílio, ele atinge 100 km/h em 12 segundos e alcança 172 km/h de máxima, o que está dentro do esperado.

Pulando para a geração atual e seu visual controverso, o modelo da Hyundai tem duas opções debaixo do capô.

A primeira, já conhecida da família HB20, é o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, e a outra é o 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm, ambos com câmbio automático de 6 marchas.

O primeiro conjunto leva o Creta de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e tem máxima de 180 km/h, enquanto o outro faz o mesmo em 9,3 segundos e alcança 190 km/h.

T Cross 1 1
T Cross 1 1

Se a falta do turbo não faz tanta diferença para o Creta mais barato, no consumo ele entrega a falta de eficiência, sendo o pior em todas as medições.

Na outra ponta está o T-Cross 1.0 TSI, que não é o mais econômico apenas na cidade quando abastecido com etanol, perdendo para o Creta 1.0 Turbo.

Consumo T-Cross 1.0 TSI T-Cross 1.4 TSI Creta 1.6 AT Creta 1.0 Turbo Creta 2.0
Cidade – etanol 8,2 8,1 7,1 8,3 7,7
Cidade – gasolina 11,9 11,6 9,7 11,9 11,1
Estrada – etanol 10,1 10,1 8,1 9,1 8,8
Estrada – gasolina 14,3 14,3 12,1 12,6 12,4

VENCEDOR: T-Cross.

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Espaço interno parecido

Olhando para a ficha técnica de cada modelo, fica claro que o T-Cross leva uma pequena vantagem quando o assunto é o espaço traseiro.

Afinal, o VW tem entre-eixos de 2,65 m, enquanto o rival da Hyundai tem 2,61 m na nova geração.

Fora isso, o Creta é maior em todas as medidas: ele tem 10 cm a mais no comprimento, 5 cm adicionais na altura e ainda é 3 cm mais largo.

Mesmo assim, o que determina a folga para as pernas de quem viaja na segunda fileira é o entre-eixos.

t cross 2
t cross 2

Esses passageiros também verão que os dois modelos oferecem saída traseira do ar-condicionado, túnel central relativamente baixo, tomada USB (o VW tem duas, contra apenas uma para carregamento no Hyundai) e alguns porta-objetos.

A nova geração do Creta perdeu espaço no porta-malas, caindo de 431 para 422 litros. Mesmo assim, o espaço ali é bem maior que o oferecido no T-Cross, que tem 373 litros.

Ou seja, por dentro o modelo alemão tem uma pequena vantagem pelo espaço adicional, mas o porta-malas do rival é mais adequado para famílias com filhos.

VENCEDOR: Empate.

creta 2024
creta 2024

Revisão barata ou garantia maior?

O T-Cross é vendido com garantia de 3 anos, enquanto o Creta tem a vantagem de 5 anos de cobertura. Por outro lado, a VW continua se destacando com o programa Revisão de Série, que elimina o custo das primeiras revisões em algumas versões de seu SUV.

Com isso, as configurações Comfortline e Highline chegam aos 60.000 km com um custo total de R$ 3,2 mil para seus proprietários, enquanto a opção de entrada (que não se enquadra nesse programa) atinge R$ 5,6 mil.

No caso do Creta, a versão Action (geração anterior) é a mais barata, atingindo R$ 4,1 mil, enquanto os modelos mais novos ficam entre R$ 4,6 mil e R$ 4,7 mil.

Com vantagens diferentes para cada lado, temos um novo empate.

T-Cross 1.0 TSI T-Cross Comfortline/Highline Creta 1.6 Creta 1.0 Turbo Creta 2.0
10.000 km R$ 771,46 (sem custo) R$ 361,60 R$ 365,99 R$ 434,38
20.000 km R$ 856,54 (sem custo) R$ 747,51 R$ 751,90 R$ 820,29
30.000 km R$ 761,74 (sem custo) R$ 672,88 R$ 677,27 R$ 745,66
40.000 km R$ 1.596,64 R$ 1.596,64 R$ 938,13 R$ 996,82 R$ 1.030,63
50.000 km R$ 761,74 R$ 761,74 R$ 638,30 R$ 642,69 R$ 711,08
60.000 km R$ 856,54 R$ 856,54 R$ 816,69 R$ 1.272,33 R$ 889,47
TOTAL R$ 5.604,66 R$ 3.214,92 R$ 4.175,11 R$ 4.707,00 R$ 4.631,51

VENCEDOR: Empate.

O novo líder

Com resultados surpreendentes em 2024, o Creta é o novo líder do disputado segmento de SUVs.

De janeiro a março, foram 13.600 unidades vendidas, superando o Kicks (13.015) e o próprio T-Cross (12.858), seu rival neste comparativo.

De qualquer forma, a briga promete ser muito boa entre eles e o Tracker, que aparece na 4ª posição (12.665). Uma prova disso é que o T-Cross foi o mais vendido em março, com 5.462 emplacamentos.

Em 2023, aliás, o modelo da VW havia terminado o ano na liderança com 72.440 unidades, com o Creta ficando na 3ª posição após emplacar 65.817 unidades.

VENCEDOR: Creta.

Conclusão

Ao final deste comparativo, tivemos um empate perfeito entre esses dois SUVs.

O T-Cross levou vantagem no preço, sendo um pouco mais barato que o rival na versão mais cara, e também se mostrou mais eficiente com suas opções de motorização.

Já o Creta foi o melhor no nível de equipamentos, especialmente quando comparamos as versões intermediárias desses modelos, além de ser o atual líder de vendas da categoria.

Ainda tivemos um empate no espaço interno e no preço das revisões.

Isso mostra que cada um busca uma direção diferente dentro do segmento, mirando clientes distintos. De qualquer forma, a briga promete ser muito boa entre eles (e outros rivais) em 2024.

Fichas técnicas

T-Cross

Creta

Preço  R$ 119.890 a R$ 175.990 R$ 119.990 a R$ 181.990
Motor 1.0 TSI ou 1.4 TSI 1.6 aspirado, 1.0 turbo ou 2.0
Potência e torque 1.0T – 128 cv e 20,4 kgfm 1.6 – 130 cv e 16,5 kgfm
1.4T – 150 cv e 25,5 kgfm 1.0 turbo – 120 cv e 17,5 kgfm
2.0 – 167 cv e 20,6 kgfm
Câmbio Automático de 6 marchas Automático de 6 marchas
Aceleração e velocidade máxima 1.0T – 10,1s e 187 km/h 1.6 – 12s e 172 km/h
1.4T – 8,6s e 204 km/h 1.0T – 11,5s e 180 km/h
2.0 – 9,3s e 190 km/h
Consumo cidade 1.0T – 8,2 km/l (E) e 11,9 km/l (G) 1.6 – 7,1 km/l (E) e 9,7 km/l (G)
1.4T – 8,1 km/l (E) e 11,6 km/l (G) 1.0T – 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G)
2.0 – 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G)
Consumo estrada 1.0T – 10,1 km/l (E) e 14,3 km/l (G) 1.6 – 8,1 km/l (E) e 12,1 km/l (G)
1.4T – 10,1 km/l (E) e 14,3 km/l (G) 1.0T – 9,1 km/l (E) e 12,6 km/l (G)
2.0 – 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G)
Rodas e pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17 205/65 R16, 215/60 R17 ou 215/55 R18
Medidas comprimento, 4,19 m; altura, 1,57 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,65 m 1.6 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,63 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,59 m
1.0T e 2.0 – comprimento, 4,30 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m
Tanque 52 litros 55 litros (1.6) ou 50 litros (1.0T e 2.0)
Porta-malas 373 litros 431 litros (1.6) ou 422 litros (1.0T e 2.0)
Peso  1.252 kg a 1.292 kg 1.6 – 1.359 kg
1.0T e 2.0 – 1.270 kg a 1.359 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.