
Décadas se passaram e o Fusca continua sendo o carro clássico do povo, independente de classe social ou poder financeiro do proprietário. Assim, em seu Dia Nacional, 20 de janeiro, o besouro ganha uma condição especial por parte da VW.
Poucos carros ocuparam um lugar tão especial no coração dos brasileiros quanto o Fusca, um modelo que acompanhou as primeiras aulas de direção de milhões de pessoas (inclusive de quem escreve), atravessou o Brasil em viagens inesquecíveis e segue presente em histórias de afeto e nostalgia.

Então, para homenagear este ícone e celebrar a paixão nacional pelos clássicos, a Volkswagen anuncia uma condição especial: de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, todos os clientes que solicitarem o Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen terão 10% de desconto.
O Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen é um documento oficial emitido pelo próprio fabricante que confirma e exalta as características originais de produção de modelos clássicos fabricados no Brasil.
Veja também
Ele reúne dados técnicos, informações de fábrica e registros históricos que auxiliam na preservação, restauração e valorização de veículos com mais de 20 anos.

Segundo a VW, os recursos arrecadados com a venda dos Certificados são destinados à manutenção, restauração e conservação dos veículos da Garagem Volkswagen.
André Drigo, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos Completos, Protótipos e Clássicos da Volkswagen do Brasil, comenta: “O Fusca é, disparado, o clássico mais representativo quando falamos de memória afetiva no Brasil. Hoje, ele responde por mais de 49% dos certificados emitidos pela Volkswagen do Brasil.”
Drigo completa: “Isso mostra o quanto as pessoas querem preservar essa história de forma oficial, com cuidado, orgulho e conexão emocional com o carro que marcou suas vidas. Queremos continuar incentivando a preservação e o carinho das pessoas com nossos clássicos.”

A base dos Certificados de Veículos Clássicos nasce do vasto arquivo histórico da Volkswagen, que reúne registros de produção desde o início das operações da fabricante no país, na década de 1950.
A montadora conta que durante muitos anos, essas informações eram preenchidas à mão em fichas de papel pelos colaboradores na linha de produção.

Para garantir a preservação desse patrimônio, o conteúdo foi posteriormente transferido para microfilmes — cada um contendo milhares de fichas — formando um acervo que soma cerca de 6,5 milhões de registros.
A digitalização recente desse material não apenas assegurou sua conservação como também permitiu estruturar a emissão dos Certificados de Clássicos VW.

Como solicitar o meu Certificado de Clássicos VW
Confira como solicitar o Certificado do seu Clássico VW em três passos:
1 – Solicite o Certificado:
Acesse https://www.
2 – Análise: O time VW irá analisar os dados do seu veículo verificando todas as informações preenchidas.
3 – Finalização: Caso sua solicitação seja aprovada – e os dados do seu Fusca sejam encontrados em nossos arquivos, seu Certificado será emitido e enviado para o seu endereço. Se sua solicitação for reprovada – no caso de não localizarmos as informações – notificaremos você e seu pedido será cancelado e a compra estornada.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










