
A Volkswagen finalmente dará início ao seu processo de eletrificação de fato no mercado brasileiro e isso acontecerá a partir de 2026, quando todo novo modelo desenvolvido e fabricado na região da América do Sul terá versões híbridas leves, híbridas e híbridas plug-in.
A produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com sistema de propulsão HEV flex, sendo este o Nivus.
Para impulsionar as exportações e o desenvolvimento de novas tecnologias de eletrificação em seu portfólio, com foco na breve estreia dos modelos híbridos em todas as suas modalidades possíveis – híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in -, a Volkswagen recebeu crédito de R$ 2,3 bilhões do BNDES.
O aporte também inclui o desenvolvimento de tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems, em português Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) e de conectividade (infotainment).
Veja também
Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, comenta: “Tem início uma nova era de eletrificação da Volkswagen do Brasil. A partir de 2026, todo novo Volkswagen desenvolvido pela nossa Engenharia e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas!”

Possobom explica: “Vamos oferecer híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in, que representam nosso compromisso com o futuro da mobilidade sustentável. Teremos uma solução completa, democratizando a eletrificação e o acesso a tecnologias avançadas de segurança, conectividade e inteligência artificial.”
Sobre o financiamento, o executivo afirma: “O aporte de R$ 2,3 bilhões, viabilizado pelo BNDES, acelera a transição energética e tecnológica da Volkswagen do Brasil e fortalece ainda mais a nossa Engenharia. Estamos atuando para impulsionar a indústria nacional, que desenvolve e produz carros aqui, gerando empregos e acelerando a economia”.
No caso dos híbridos, o MHEV deve preservar a potência do motor, provavelmente o 1.0 TSIe Flex com até 130 cavalos, enquanto o novo 1.5 TSIe Flex será usado nos modelos HEV e PHEV, possivelmente com 136 e 170 cavalos combinados, respectivamente.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










