O Tiguan trouxe novidades para o nosso mercado, mas agora precisa enfrentar as mudanças promovidas por seu principal rival, o Commander.
Qual deles é melhor?
Ainda que essa dupla não esteja entre os mais procurados do segmento, eles são boas opções para quem precisa de mais espaço ou da terceira fileira de bancos.
E a briga foi bem apertada nesse comparativo.
Confira quem saiu vencedor!
7×1 nas versões
A estratégia da VW é bem diferente do caminho tomado pela Jeep nesse segmento, pois o Tiguan é vendido por aqui em versão única.
Lançado com novo visual em nosso mercado em outubro de 2023, ele custa R$ 284,6 mil.
A configuração R-Line oferece sete lugares e vem com motor 2.0 TSI de 186 cv e 30 kgfm, ficando menos interessante nesse aspecto. Antes disso, ele usava a versão 350 TSI desse propulsor, dispondo de 220 cv e 35,7 kgfm.
Além dos números mais tímidos, o SUV alemão também perdeu a tração integral 4Motion, ficando apenas com a tração dianteira. O câmbio é automático e tem oito marchas.
Veja quanto custa o Tiguan 2024:
- Tiguan Allspace R-Line 2.0 TSI – R$ 284.590
No caso do Commander, a gama tem sete versões.
Aliás, recentemente o SUV da Jeep ganhou novas versões em sua linha 2025, incluindo uma nova configuração de entrada, a Longitude de 5 lugares, por pouco mais de R$ 217 mil (a terceira fileira é opcional).
Acima dela estão as opções Limited e Overland, com o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv, mas com 7 lugares, com preços variando entre R$ 241 mil e R$ 263 mil.
Já com o motor 2.0 diesel de 170 cv, o modelo tem apenas a opção Overland, por R$ 298 mil.
No topo da gama estão as principais novidades: as versões Overland e Blackhawk com motor 2.0 turbo (gasolina) de 272 cv, vendidas entre R$ 308 mil e R$ 321 mil.
Como deu pra perceber, a nova linha do Commander ficou de R$ 18 mil a R$ 40 mil mais barata.
Confira os valores do Commander 2025:
- Commander Longitude 1.3 Turbo (5 lugares) – R$ 217.290
- Commander Longitude 1.3 Turbo (7 lugares) – R$ 225.990
- Commander Limited 1.3 Turbo – R$ 240.990
- Commander Overland 1.3 Turbo – R$ 262.990
- Commander Overland 2.0 Diesel – R$ 298.290
- Commander Overland Hurricane – R$ 308.290
- Commander Blackhawk Hurricane – R$ 321.290
VENCEDOR: Commander.
Equipamentos equivalentes
Não existem versões com preços similares entre esses SUVs, então vamos usar as opções mais próximas nesse comparativo:
Tiguan R-Line com o opcional do teto solar (R$ 294.790) e Commander Overland 2.0 Diesel (R$ 298.290).
Ambos oferecem rodas aro 19, teto panorâmico, faróis em LED com assistente de luz alta, sensores dianteiros e traseiros, alerta de ponto cego, assistente de faixa, alerta de colisão, assistente de estacionamento, ACC, sensor de chuva, entre outros.
O novo Tiguan é o único com A/C com três zonas, retrovisores com aquecimento, banco do motorista com aquecimento e ventilação, start/stop, capô com molas a gás, frenagem automática em manobras, lanterna de neblina e HD interno.
Enquanto isso, o Commander tem sete airbags (contra seis do Tiguan), faróis de neblina, tração integral, multimídia maior (10,1″ contra 8″ do rival), banco do passageiro com ajustes elétricos, partida remota, Auto Hold, leitor de placas, Wi-Fi e sistema de som premium.
VENCEDOR: Empate.
Mais opções, mais eficiência
A versão única do Tiguan limita uma possível diversidade de conjuntos mecânicos, algo visto no rival deste comparativo.
Além disso, a VW decidiu mudar o propulsor desse SUV para se adequar às normas de emissões e ruídos.
Com isso, saiu de cena o elogiado 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, motor que também era visto no Golf GTI, para dar lugar a uma versão de 186 cv e 30 kgfm.
Com câmbio automático de 8 marchas e tração integral, ele chega aos 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 215 km/h de máxima.
Do lado do Commander, a linha começa com o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. Essa configuração acelera até os 100 km/h em 9,5 segundos e chega aos 202 km/h de velocidade final.
O motor diesel está perdendo força na marca, restando apenas uma versão com o 2.0 de 170 cv e 38,7 kgfm no Commander.
Com câmbio ZF de 9 marchas e tração integral, ele leva 11,6 segundos no 0 a 100 km/h e chega aos 197 km/h de máxima.
Finalmente, a cereja do bolo está no novo motor 2.0 turbo a gasolina.
Ele entrega 272 cv e 40,8 kgfm, com a mesma transmissão e tração da versão a diesel. Já dá para imaginar que é o melhor em desempenho: 0 a 100 km/h em 7 segundos e máxima de 220 km/h.
Falando sobre o consumo, o Commander 1.3 turbo é o mais econômico.
A diferença na cidade é maior, onde ele chega a 10 km/l com gasolina, mas na estrada o Tiguan quase empata. Já a versão Hurricane do Jeep é a que mais gasta, como era esperado.
Consumo | Tiguan 2.0 TSI | Commander 1.3 Turbo | Commander 2.0 diesel | Commander Hurricane |
Cidade – etanol | 7,0 | |||
Cidade – gasolina/diesel | 9,2 | 10,0 | 10,2 | 8,0 |
Estrada – etanol | 8,2 | |||
Estrada – gasolina/diesel | 11,3 | 11,4 | 13,2 | 10,2 |
VENCEDOR: Commander.
O Tiguan é Allspace
O Commander tem medidas um pouco mais generosas, sendo maior em comprimento (4,76 x 4,72), na largura (1,85 x 1,83) e na altura (1,68 x 1,66), enquanto o entre-eixos de ambos é de 2,79 metros.
Curiosamente, os passageiros da segunda fileira andam um pouco mais confortáveis no Tiguan, mas a diferença é bem pequena. Além disso, o VW oferece ajuste independente de temperatura na saída traseira do ar-condicionado, o que é bem interessante.
Na última fileira, o espaço é suficiente apenas para crianças, mas o acesso é mais fácil no Commander.
Além das similaridades de espaço para os passageiros, os dois SUVs também oferecem capacidade parecida no porta-malas:
O Tiguan é maior usando cinco lugares (686 contra 661 litros), mas o Commander dá o troco se a terceira fileira estiver em uso (233 versus 216 litros).
Em resumo, o modelo alemão é um pouco mais espaçoso para os passageiros da segunda fileira, oferece mais conforto com o A/C de três zonas e ainda conta com um porta-malas maior se você guardar os últimos bancos para carregar objetos maiores.
VENCEDOR: Tiguan.
Garantia maior ou revisões mais baratas?
Os modelos da Volkswagen se destacam com o programa Revisão de Série, que também inclui o Tiguan.
Esse acaba sendo um consolo para o período de garantia de 3 anos, menor que os 5 anos de cobertura do rival.
Com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o alemão é bem mais barato para seus proprietários se olharmos o período padrão até os 60.000 km, totalizando menos de R$ 3,4 mil.
Do outro lado, a Jeep exige que os modelos T270 e Hurricane parem a cada 12.000 km ou 12 meses, enquanto a versão diesel tem revisões em intervalos de 20.000 km ou 12 meses.
Mas os valores até os 60.000 km são bem maiores, variando entre R$ 4,3 mil e R$ 5,9 mil.
Revisões | Tiguan 2.0 TSI | Commander 1.3 Turbo | Commander 2.0 Diesel | Commander Hurricane |
10.000 km | (gratuito) | |||
12.000 km | R$ 767,00 | R$ 782,00 | ||
15.000 km | ||||
20.000 km | (gratuito) | R$ 1.163,00 | ||
24.000 km | R$ 874,00 | R$ 1.273,00 | ||
30.000 km | (gratuito) | |||
36.000 km | R$ 972,00 | R$ 727,00 | ||
40.000 km | R$ 1.164,12 | R$ 1.228,00 | ||
45.000 km | ||||
48.000 km | R$ 906,00 | R$ 1.273,00 | ||
50.000 km | R$ 1.051,62 | |||
60.000 km | R$ 1.164,12 | R$ 1.463,00 | R$ 1.894,00 | R$ 1.839,00 |
TOTAL | R$ 3.379,86 | R$ 4.982,00 | R$ 4.285,00 | R$ 5.894,00 |
VENCEDOR: Tiguan.
Os brasileiros preferem o Commander
Ninguém espera que essa dupla esteja entre os mais vendidos do segmento, que inclui SUVs compactos e mais baratos.
Mesmo assim, os dois estão abaixo do esperado quando olhamos o acumulado de janeiro a abril de 2024.
O melhor até o momento é o Commander, que conta com mais versões e preços mais baixos.
Nesses quatro meses, foram 4.310 unidades (18º lugar no segmento), contra apenas 1.261 emplacamentos do Tiguan (27º).
VENCEDOR: Commander.
Conclusão
O resultado foi apertado, mas o Commander saiu vencedor neste comparativo.
O modelo da Jeep tem preços mais convidativos, uma gama de motores mais interessante e, como resultado de tudo isso, as vendas são melhores em nosso mercado.
Já o Tiguan oferece um pouco mais de espaço e tem revisões bem mais baratas.
Os dois ainda empataram em equipamentos, onde a única versão do VW oferece um nível parecido com seu rival equivalente em preço.
Fichas técnicas
Tiguan |
Commander |
|
Preço | R$ 284.590 | R$ 217.290 a R$ 321.290 |
Motor | 2.0 TSI | 1.3 turbo, 2.0 diesel ou 2.0 gasolina |
Potência e torque | 2.0 TSI – 186 cv e 30 kgfm | 1.3T – 185 cv e 27,5 kgfm |
2.0 diesel – 170 cv e 38,7 kgfm | ||
2.0 gasolina – 272 cv e 40,8 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 8 marchas | AT6 ou AT9 |
Aceleração e velocidade máxima | 2.0 TSI – 9,2s e 215 km/h | 1.3T – 9,5s e 202 km/h |
2.0 diesel – 11,6s e 197 km/h | ||
2.0 gasolina – 7s e 220 km/h | ||
Consumo cidade | 9,2 km/l (G) | 1.3T – 7 km/l (E) e 10 km/l (G) |
2.0 diesel – 10,2 km/l | ||
2.0 gasolina – 8 km/l | ||
Consumo estrada | 11,3 km/l (G) | 1.3T – 8,2 km/l (E) e 11,4 km/l (G) |
2.0 diesel – 13,2 km/l | ||
2.0 gasolina – 10,2 km/l | ||
Rodas e pneus | 235/50 R19 | 235/55 R18 ou 235/50 R19 |
Medidas | comprimento, 4,72 m; altura, 1,66; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,79 m | comprimento, 4,76 m; altura, 1,68 a 1,70 m; largura, 1,85 m; entre-eixos, 2,79 m |
Tanque | 60 litros | 61 litros |
Porta-malas | 216 a 686 litros | 233 a 661 litros |
Peso | 1.794 kg | 1.635 a 1.908 kg |
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