Volkswagen registra o nome “Tivian” no Brasil, através do INPI

volkswagen tivian project
volkswagen tivian project

Muita gente ainda pode estar com dúvidas sobre os motivos pelos quais a Volkswagen decidiu dar o nome de “Tera” ao seu SUV compacto de entrada para assumir as vendas do Polo a longo prazo.

No entanto, se ele te parece um tanto estranho, “Tivian” pode soar ainda mais esquisito, especialmente porque a fonética sugere uma ligação direta com a famosa marca americana Rivian .

Como se sabe, a VW tem negócio bilionário com a Rivian e se espera por produtos derivados dessa associação, com o Rivian R3 sendo supostamente a base da próxima geração do Golf, que será totalmente elétrica.

Mas, o nome “Tivian” está mais próximo de nós do que você imagina, uma vez que ele não foi registrado no USTPO, o United States Patent and Trademark Office ou serviço de proteção industrial dos EUA.

No INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – o nome “Tivian” sugere um SUV para a gama nacional da marca alemã, mas o time dos enaltecidos “SUVW” parece completo, com exceção de dois.

Esses dois seriam os modelos híbridos flex a serem feitos na fábrica da Anchieta, que aparentemente seriam os Tayron e Tayron Coupé.

Então, caberia um “Tivian”? Nesse caso, o nome poderia ser usado para mais um SUV e só entendemos como um modelo elétrico, que só encontraria em produção numa planta como de São José dos Pinhais, no Paraná.

Já é de conhecimento geral que, no plano estratégico da VW, um modelo elétrico poderá ser feito até 2028 no Brasil e, como SUV é a moeda do momento, seria natural que tal produto levasse a sigla famosa.

Nos states, o site CarBuzz aposta que seja um SUV de sete lugares, já que aqui não temos nada do porte do Tiguan Allspace, ainda mais que o SUV de sete assentos será trocado pelo modelo alemão naturalizado mexicano.

O VW “Tivian” poderia ser até um pouco mais, um SUV elétrico de porte compacto a médio, com variantes de cinco e sete assentos, variando assim de 4,20 m a 4,50 m.

Rivian? Provavelmente nem leve nada de software e hardware da americana, algo realmente bem provável no caso brasileiro, mas a referência já seria um bom argumento de vendas nas lojas…

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X