Volkswagen transforma Virtus em um conversível para Lula e Alckmin

virtus cabrio 3
virtus cabrio 1 – foto: ricardo stuckert. 

A Volkswagen recriou uma cena de 2003, quando o então (e atual) presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, porém, no lugar do moderno Polo Cabrio criado na ocasião, o conversível da vez é o Virtus.

Ainda que não tenha sido feito pela Karmann-Ghia como nos anos 60 e 70, o “Virtus Cabriolet” criado pela engenharia da VW faz alusão direta não só ao Polo modificado de 2003, onde Lula e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, estavam em posições semelhantes.

virtus cabrio 4
virtus cabrio 2 – foto: ricardo stuckert. 

Hoje, Lula e Alckmin estão no mesmo governo e o conversível é um sedã que substituiu o antigo Polo Sedan e que apareceu na linha de montagem, devidamente paramentado para a ocasião, que remete também ao passado longínquo.

polo cabrio
polo cabrio

O gesto de Lula, tanto em 2003 quanto em 2023, com representantes da VW nos bancos dianteiros e a guiar o carro, é um remete ao originalmente feito em 18 de novembro de 1959 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

fusca conversivel 13
fusca conversível 1959

A bordo de um Fusca conversível, JK acenou para os trabalhadores da nova fábrica que se ergueu na antiga linha colonial Galvão Bueno, que margeava a represa Billings e ao lado da ainda nova rodovia Anchieta.

Com Wilhelm Shultz-Wenk ao volante e Heinz Nordhoff ao lado, respectivamente presidentes da VW do Brasil e da VW mundial, JK dava início à operação da fábrica que teria, em dado momento, a maior área coberta da América Latina. Itamar Franco fez o mesmo com um Fusca conversível em 1993, sendo posteriormente imortalizado no modelo renascido.

fusca conversivel 12
fusca “itamar” conversível 

O evento do anúncio do novo investimento, que totaliza R$ 16 bilhões para fazer 16 novos carros até 2028, é um dos pontos históricos para os 70 anos da Volkswagen.

Desde 1953 produzindo no país, a montadora alemã já fez dezenas de milhões de carros aqui e agora tem o desafio de eletrificar-se num cenário onde sua histórica liderança já não existe há muito tempo.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X