Volkswagen Up encerra sua jornada na Europa

vw e up 1 1

Não compreendido pelo consumidor e não apresentado (comercialmente) como se deve pela marca no Brasil, o VW Up finalmente se despediu da linha de montagem na Europa, encerrando sua jornada por lá também.

O hatch compacto da VW sai de cena num ambiente em que subcompactos na Europa estão em extinção e o Up reforça essa ideia, embora a eletrificação venha para resgatar esses carros pequenos.

Feito em Bratislava, Eslováquia, a última unidade deixou a linha de montagem para aposentar a plataforma PQ12, que também deu corpo para os modelos Seat Mii e Skoda Citigo.

Lançado em 2011, o VW Up foi desenvolvido como uma solução para ficar abaixo do Polo na Europa e sob a proposta do Gol aqui, mas aqui acabou não atendendo ao que os compradores queriam, devido ao visual não compreendido pelo mesmo.

Para piorar, os atributos do carro não foram enaltecidos pela marca comercialmente e o Up acabou sendo empurrado de um lado para o outro em sua jornada pelo Brasil.

up gti 1

Aqui, ele foi reposicionado pelo menos duas vezes, com destaque para o famoso Up TSI, que deu um “up” na vida do pequeno por aqui.

Todavia, o Up TSI não foi suficiente para manter o hatch fabricado em Taubaté, saindo de linha no Vale do Paraíba em 15 de abril de 2021.

Na Europa, o Up ganhou uma versão GTI, mais potente que o turbinado brasileiro, mas o e-Up apareceu para salvar a lavoura do pequeno, ainda que sua produção não tenha sido contínua, com interrupções no meio do caminho.

Sem o Up, a Volkswagen terá um bom tempo para maturar a proposta do sucessor do pequeno, que está sendo chamado de ID.1, um elétrico que será maior e utilizará a plataforma MEB-Light.

A proposta deve aparecer na Europa entre 2025 e 2026, completando a eletrificação nesse segmento de entrada.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Up

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X