Volkswagen Up – veja quais são seus problemas

Vw Up TSI

Lançado no Brasil em 2014, o Volkswagen Up é um subcompacto que de início chamou a atenção pelo nível de qualidade de construção e segurança, considerados altos ao serem empregados em um carro popular no Brasil.

Tal como outros produtos, o Volkswagen Up acumula diversas reclamações dos proprietários e não se limita apenas ao Up TSI, como ficaram conhecidos alguns dos casos. Assim, o modelo gerou diversos relatos de defeitos e problemas.

Assim, neste artigo, vamos falar dos defeitos e problemas do Volkswagen Up. A suspensão dianteira que é dura demais, a direção que enrijece demasiado e os famosos bicos injetores do Up TSI são alguns dos defeitos e problemas mais recorrentes no Volkswagen Up e que deixam muitos consumidores irritados.

Mas impressiona o número de casos em que o carro apresenta problemas seguidos.

VW Up: medimos o consumo em 24 situações

Suspensão dura

Talvez a maior reclamação dos donos de Volkswagen Up (veja aqui opinião de dono sobre Up! Move 2015) seja a suspensão, especialmente a dianteira.

Existem diversos relatados de problemas relacionados com o conjunto de molas e amortecedores do modelo. A principal reclamação é que o sistema é duro e tem pouco curso, mas os ruídos originados com isso incomodam demais.

Além disso, alguns dizem que é alta demais e fazer o veículo rolar na curvas. Um dos casos fala de troca das bandejas de suspensão aos 15 mil km. Nesse mesmo relato, o dono fala que trocou a bomba de combustível aos 25 mil km rodados.

Também reclamou da estabilidade e da dureza sobre os buracos, em virtude do curso curto.

Alguns donos até mencionaram a troca das molas por um conjunto mais curto em virtude da estabilidade. Batidas secas e o movimento saltitante em ondulações também são relatadas.

Direção elétrica dura

Mas não é somente a suspensão dianteira que é criticada no Volkswagen Up. A direção elétrica, que é considerada muito mais leve que a hidráulica, apresenta diversos defeitos e problemas.

Em geral, os donos dizem que ela ou já é dura, mais que uma hidráulica, ou simplesmente endurece do nada, o que leva o carro ao revendedor.

Num dos relatados de defeito na direção, o proprietário teve que levar o carro aos 16 mil km rodados para resolver a questão. Neste mesmo caso, a bomba d´água quebrou aos 62 mil km, sendo substituída em garantia.

Outro caso fala de uma desprogramação eletrônica no sistema de direção.

Embreagem e freios trepidantes

No Volkswagen Up, dois sistemas que são relacionados entre os defeitos e problemas do carro, são a embreagem e os freios. No primeiro caso, a trepidação no pedal de embreagem é uma reclamação que atinge mesmo unidades consideradas zero km.

Num relato, o modelo apresentou trepidação no pedal logo aos 100 km rodados, isso porque o proprietário reclamou que o carro já tinha 70 km quando entregue no revendedor.

Nesse caso, a troca do conjunto completo foi feita, mas a revenda não tinha as peças (platô, disco, etc) e o carro ficou parado 15 dias.

Nesse mesmo relato, o Up em questão ficou sem ar-condicionado um mês depois e foram necessárias duas semanas para troca do compressor. O problema é que os 13 mil km, ambos voltaram a dar defeito. Alguns proprietários falam que a embreagem é muito alta e um deles também teve problemas com o sistema, mas um tanto pior.

Ele não menciona troca, mas disse que o problema de trepidação ocorreu aos 7 mil km, 10 mil km e 15 mil km. E se a desgraça pouca é bobagem, o mesmo carro teve defeitos nos discos de freio (empenamento) aos 6 mil km e 15 mil km. Parou por aí? Não. Aos 17 mil km, foi necessária a troca dos bicos injetores.

O empenamento dos discos de freio é relatado por vários donos, sendo que o problema até gerou trocas de pastilha e disco por poucos quilômetros rodados. A trepidação ao frear é relatada por alguns que, talvez por não procurarem a assistência, não mencionaram o empenamento possível dos discos.

Up TSI ruim de bico

Para alguns donos de Up TSI, o problema nos bicos de injeção não são novidade. Um dos proprietários disse que trocou após o abastecimento com etanol e outro o fez por causa da gasolina, mas este foi aos 16 mil km rodados.

Existem inúmeros relatos e problemas com bicos injetores do motor 1.0 TSI e o caso repercutiu na mídia e na imprensa automotiva.

up tsi 16

Ar-condicionado que queima

Os problemas com ar-condicionado no Volkswagen Up não são poucos. Há diversos relatos sobre problemas nesse sistema de climatização, desde o dreno entupido até a “queima” do dispositivo.

Num dos casos, o ar-condicionado queimou duas vezes ao longo de 170 mil km. Nesse mesmo período, relativo a outros problemas, o mesmo carro teve uma troca de radiador e uma junta de cabeçote.

Ainda no caso do Up TSI com bicos trocados aos 16 mil km, o mesmo apresentou defeito do ar-condicionado, que encharcou o interior. Outros mencionam falhas no ar-condicionado, a maioria resolvido na concessionária, mas poucos de forma rápida.

Barulhos e ruídos diversos

Os vidros do Volkswagen Up são fonte de ruídos para alguns proprietários, mesmo na versão de duas portas, sendo tanto os dianteiros quanto os traseiros na versão de quatro portas. Existem reclamações referentes a barulhos no painel e acabamento, principalmente quando o veículo trafega em pisos irregulares.

Há relato falando disso inclusive no sistema de direção. Da mesma forma, alguns comentam de ruídos estranhos no motor que não são resolvidos pela concessionária, especialmente com o motor frio.

Um proprietário disse que ao reclamar de ruídos na junta homocinética, ficou sabendo que gerentes de oficina da rede VW dizem que isso é normal.

Múltiplos problemas

Note que existem relatos com dois ou três problemas considerados graves, que não possuem relação entre si. Isso ocorre em muitos casos e evidencia que o Volkswagen Up não registra apenas um problema crônico em específico, mas vários num mesmo carro.

Muitos proprietários, alguns já no segundo Up, dizem que o carro possui qualidades, mas que os problemas e defeitos minam suas expectativas.

A reclamação em relação à rede VW é recorrente, assim como a não disponibilidade de carro reserva, mesmo para carros parados com pouco tempo de uso e adquiridos zero km. Também reclamam do alto valor cobrado pelas peças.

As chamadas para recall são mencionadas, mas não ocorreram em quantidade que gerasse reclamações em volume considerável.

O que se percebe é que para um carro novo, a maioria dos relatados de defeitos e problemas ocorre nos primeiros 20 mil km e poucos em alta quilometragem. Muitos relatos reclamam da falta de iluminação em diversas partes do carro e da simplicidade do veículo, mas isso é algo que já se nota logo de cara no modelo.

[Fontes: VW Up Clube/Reclame Aqui]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X