*Destaque *Featured Eventos Hatches Lançamentos Linha 2020 Volkswagen

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

O Volkswagen Up 2020 é uma das opções para quem deseja levar para a casa um carro de dimensões compactas, mas com motorização moderna e boa dose de equipamentos. Ele é atualmente o menor automóvel da marca alemã no Brasil.


A linha 2020do Volkswagen Up pode ser encontrada nas versões MPI, Connect e Xtreme, as duas últimas com o motor 1.0 turbo que tornou o pequeno hatch tão famoso.

O preço inicial do Up 2020 é de R$ 49.590.

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Up 2020 – história

Lançado em 2011 na Europa, o Volkswagen Up surgiu após a apresentação de vários conceitos urbanos que, ao longo do tempo, passaram da tentativa de criar um novo Fusca – no sentido de carro popular – para um modelo urbano não tão singular, como indicavam os primeiros estudos, onde o motor era posicionado na parte traseira, como no clássico da VW.

Até mesmo um cupê duas portas chegou a ser desenvolvido, bem como versões furgão e van para as ideias iniciais.

Por fim, o Volkswagen Up surgiu como um urbano comum, priorizando o espaço interno em detrimento até do estilo, bem simples e funcional. Com ele apareceram também os irmãos Seat Mii e Skoda Citigo.

Pouco tempo depois, o Up chegava ao Brasil revolucionando a produção de carros de entrada ao introduzir aços de alta e ultra alta resistência na carroceria, bem como conjunto motriz inteiramente em alumínio e escape em aço inox. Não demorou e o Up ganhava cinco estrelas no Latin NCAP. A plataforma NSF (PQ12) é bem leve e rígida.

Mas não foi só isso. O Volkswagen Up quebrou paradigmas ao introduzir um motor turbo posteriormente em um carro de acesso, o que chamou a atenção do consumidor. A diferença – na época do lançamento – em custo de manutenção entre as versões 1.0 MPI e 1.0 TSI era de menos de R$ 30 ao longo de 60.000 km.

Ou seja, um litro a mais de óleo sintético. Mas, logo o Up entraria em conflito com o Gol, algo esperado até pela imprensa especializada.

Além da versão de quatro portas, o Volkswagen Up nacional teve também a versão duas portas, que já saiu de linha. O modelo feito em Taubaté-SP é um pouco maior que a versão europeia, tem suspensão mais elevada e conta com uma tampa do porta-malas com base de aço, enquanto o produzido em Bratislava, Eslováquia, é totalmente em vidro temperado.

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Up 2020 – detalhes

Por fora, o VW Up tem uma aparência simpática, mas apenas funcional. Pouco atraente aos olhos do consumidor brasileiro, o modelo nunca cumpriu bem sua função primária, pois tem pouco apelo.

Isso mudou no Volkswagen Up 2020, que ganhou detalhes mais esportivo para chamar a atenção, mas ainda assim sem impacto. Por conta do visual com capô curtinho, quase ausência de grade e traseira truncada, acabou por ser alçado para um patamar acima do Gol.

No caso do acabamento, a opção de escolha de tonalidades se mantém como um diferencial do modelo, assim como as novas texturas e tonalidades dos assentos e do revestimento em geral. Se por fora não agrada, pelo menos dentro já atrai um pouco mais nesse aspecto.

Soluções para driblar o espaço limitado e melhorar o uso do porta-malas continuam. Embora alguns centímetros maior, o Volkswagen Up 2020 não foge de sua proposta urbana, embora o propulsor 1.0 TSI permita uma condução muito divertida na estrada.

Mais uma vez, a Volkswagen foca naquilo que tem de bom, a engenharia. Na apresentação do Volkswagen Up 2020, um exemplar em corte, mas funcional, foi mostrado para a imprensa especializada na prévia de lançamento oficial.

Com 3,68 m de comprimento, 1,50 de altura, 1,64 de largura e 2,42 de entre eixos, o Volkswagen Up 2020 apresenta uma proposta de melhor aproveitamento do espaço interno. No modelo de apresentação, um manequim de 77 kg simula uma pessoa de 1,69 m, média de altura da população mundial. O veículo também é equipado com uma cadeira infantil com Isofix.

Bem estruturado, o subcompacto da VW utiliza engenharia de nível superior ao de Gol e Fox, por exemplo. Igualmente bem montado, o modelo poderia servir de base (PQ12) para os próximos Gol, Voyage e Saveiro, já que a MQB-A0 se tornou cara demais para estes.

Seria uma solução caseira. Bom, mas isto é outro assunto.

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Os faróis atualizados do Volkswagen Up 2020 casaram com a nova frente, que agora também identifica as versões TSI com apliques em preto brilhante, cor que continua na tampa traseira. Os faróis de neblina ganharam a função de conversão estática, ampliando a visão nas curvas acima de 40 km/h.

Apesar de o Up 2020 ter um visual frontal que representa uma melhora significativa, as lanternas com molduras injetadas na cor preta parecem uma adaptação mal feita, mesmo que sua tecnologia seja atual. A impressão não é boa e mesmo de perto, o acabamento parece ter sido feito com fita isolante.

Um arranjo simulando o efeito de LED ficaria bem melhor, evitando assim essa moldura preta que nem se harmoniza com a tampa do porta-malas – o efeito deve ser maior nas versões MPI, cujo porta-malas continua com tampa na cor do carro.

A pintura preta no teto, bem como a sigla TSI nas colunas B em preto brilhante ajudam a reforçar a performance do Volkswagen Up 2020. Um friso cromado na tampa do bagageiro realça a proposta de maior sofisticação no visual.

As rodas de liga leve aros 14 e 15 polegadas do Up 2020 também agradaram, especialmente uma diamantada com aspecto mais aerodinâmico.

Por dentro, o Volkswagen Up 2020 a repaginada no painel foi bem-vinda. O quadro de instrumentos está mais completo e tem fácil leitura, especialmente no display de 3,5 polegadas do computador de bordo. O volante com novo padrão – similar ao do Golf – dá um toque a mais de importância ao produto dentro da gama VW, trazendo comandos completos para o display, mídia e telefonia.

O console central com visual diferenciado do Volkswagen Up 2020 também chama atenção. O sistema de áudio Composition Phone tem potencial para estar a bordo dos demais modelos da Volkswagen, trazendo um aspecto bem mais atual ao veículo, além de grafismos mais elaborados e possibilidade de mudança de tonalidade. Só não é touchscreen.

Ele pode ter uma entrada USB adicional, mas já vem com SD e auxiliar, além de Bluetooth.

Sobre o conjunto frontal, o difusor de ar central do VW Up 2020 não sofreu alterações, mas o suporte do antigo Maps & More se foi para dar lugar ao smartphone, que pode ser carregado por uma porta USB dedicada, que ainda transmite dados.

Ou seja, mesmo com o aparelho móvel conectado por Bluetooth, é possível adicionar um pen drive, algo bem diferente da antiga proposta do up!.

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Com a concentração do Maps & More – agora um app para Android e iOS – no smartphone, a proposta do Composition Phone do Up 2020 parece ficar em segundo plano, por mais interessante que o rádio possa ser em relação ao rádio de outros modelos da VW.

A sensação é a mesma do Composition Touch com o suporte de celular. Algo minimalista como o Live On da Fiat, por exemplo, parece mais acertado quando o foco é utilizar o smartphone como multimídia. A introdução de um navegador GPS com dados de tráfego da TomTom é muito bom, mas seria melhor se o Google Maps pudesse ser utilizado, já que a VW não recomenda o uso do Waze por ser uma rede social.

O app Maps & More traz ainda o Think Blue, um econômetro, além de computador de bordo e funcionalidades de mídia e telefonia. De qualquer forma, se você não tem ou não quer usar um smartphone, terá um belo e funcional rádio a bordo do Volkswagen Up 2020. Este ainda traz comandos do ar-condicionado manual na mesma moldura.

Mas, a Volkswagen ainda dá mais pistas do direcionamento do Volkswagen Up 2020 para uma faixa mais acima em relação ao Gol.

Um sutil filete de LED de cor branca ilumina a divisão entre o acabamento central e a parte inferior do painel, requinte reservado para modelos bem mais caros. Sensores crepuscular e de chuva também são reforços importantes para o Up 2020.

Volkswagen Up 2020 – novidades

O Volkswagen Up 2020 foi anunciado com uma simplificação em sua linha. Agora o modelo dispõe de apenas 3 versões: MPI (com motor 1.0 aspirado), Connect e Xtreme (essas duas com motor 1.0 TSI).

Todas as opções continuam com 3 anos de garantia e cinco opções de cor para a carroceria: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas) e Prata Sirius e Cinza Platinum (metálicas).

Antes disso, na linha 2019, o modelo havia aparecido com mais novidades. Uma das principais foi o fim da versão de entrada take up!, que figurava como a única opção da linha a dispor somente do motor 1.0 MPI. Com isso, o Up deixa de figurar como o carro de entrada da Volkswagen, posto agora ocupado pelo velho Gol.

As versões mais caras, com motor 1.0 TSI, passaram a ser equipadas de série com luz de condução diurna em lâmpada halógena e piloto automático com limitador de velocidade. Além disso, as versões turbinadas passaram a estampar a inscrição “170 TSI” na tampa do porta-malas, seguindo o padrão mundial da Volkswagen para modelos com motor turbo. O número faz referência ao toque do motor em newton-metro.

Volkswagen Up 2020 – versões

Confira a gama completa do Volkswagen Up 2020:

  • Volkswagen Up MPI 2020
  • Volkswagen Up Connect 170 TSI 2020
  • Volkswagen Up Xtreme 170 TSI 2020

Volkswagen Up 2020 – equipamentos

Volkswagen Up MPI 2020

ITENS DE SÉRIE: “ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – freios com distribuição eletrônica de frenagem, “Aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico, “DRL” Luz de condução diurna, “easy drive” – direção elétrica, “ESS” – alerta de frenagem de emergência, “sit & adjust” – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, 2 airbags (motorista e passageiro), 2 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, 2 cintos de segurança traseiros de 3 pontos com retorno automático, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Alerta visual e sonoro de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, Antena no teto, Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, Chave tipo “canivete” com controle remoto, Coluna de direção com ajuste de altura, Computador de bordo “Plus”, Console central com porta-copo, Desembaçador do vidro traseiro, Encosto do banco traseiro rebatível, Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função “Tilt-Down” no lado direito, Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas “Side Blinker”, Espelhos retrovisores na cor do veículo, Faróis com máscara escurecida, Imobilizador eletrônico, Lavador e limpador traseiro, Motor 1.0l MPI, Painel com aplique texturizado, Para-sol com espelho para o motorista, Para-sol com espelho para o passageiro, Revestimento dos bancos em tecido, Rodas de aço aro 14″ com pneus de baixa resistência à rolagem 175/70 R14 e calotas, Sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 e entradas USB / AUX-IN / iPOD, Suporte para celular, Tampa do porta-malas com abertura elétrica “push button”, Tomada 12V no console central, Transmissão manual de 5 velocidades, Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto), Vidros dianteiros elétricos e Volante multifuncional.

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Up Connect 170 TSI 2020

ITENS DE SÉRIE: itens acima + “TC” – Controle de tração (M-ABS), 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, Faróis de neblina, Iluminação ambiente, Motor 1.0l TSI, Rodas de liga leve aro 15″ com pneus de baixa resistência à rolagem 185/60 R15 e Sistema de som “Composition Phone”.

Volkswagen Up Xtreme 170 TSI 2020

ITENS DE SÉRIE: itens acima + “Park Pilot” – sensores de estacionamento traseiro e Rack de teto longitudinal em “chrome effect”.

Volkswagen Up 2020 – preços

Veja abaixo os preços praticados pela Volkswagen para o Up 2020:

  • Volkswagen Up MPI 2020 – R$ 49.590
  • Volkswagen Up Connect 170 TSI 2020 – R$ 54.890
  • Volkswagen Up Xtreme 170 TSI 2020 – R$ 56.890

*Preços com base no configurador online da Volkswagen em dezembro de 2019.

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Up 2020 – motor

O Volkswagen Up 2020 utiliza basicamente dois motores, que em realidade é apenas um, o EA211 1.0 R3. Mas, por conta das diferenças de tecnologia embarcada, acabam sendo considerados de forma separada, embora façam parte da mesma família.

O 1.0 MPI é feito todo em alumínio e vem ainda com sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, tendo três cilindros em linha e cabeçote com 12 válvulas, dotado de duplo comando variável.

Equipado com sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio, o EA211 1.0 MPI dispõe de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina e 82 cv a 6.250 rpm com etanol, entregando torques de 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 kgfm com etanol.

Estes dois são obtidos a somente 3.000 rpm, o que dá uma boa força em baixa rotação. Ele pode ser equipado tanto com a transmissão manual MQ200 de cinco marchas quanto com a automatizada AQ200 de cinco marchas.

O outro motor é a estrela do Volkswagen Up 2020, o EA211 R3 1.0 TSI. Este motor já foi usado no Golf e também é ostentado pelos modelos Polo 2020 e Virtus 2020. Com as mesmas características básicas do 1.0 MPI, o propulsor tem muitos diferenciais que o fazem ser o melhor de dois mundos.

Ele possui uma turbina com compressor de baixa pressão com intercooler montado no coletor de admissão, bem como três sistemas de refrigeração independentes (bloco, cabeçote e intercooler).

Além disso, vem com injeção direta de combustível, o que permite melhor rendimento. O 1.0 TSI entrega 101 cv a 5.000 rpm com gasolina e 105 cv a 5.000 rpm com etanol, bem como 16,8 kgfm a 1.500 rpm, independente do combustível usado.

Mesmo sendo bem forte, o Up TSI 2020 tem cinco marchas com relações bem longas. Mas isso não o impede de ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com velocidade máxima de 181 km/h. No consumo urbano ele faz 9,6 com etanol e 14,1 com gasolina, enquanto no rodoviário entrega 11,1 com etanol e 16,0 com gasolina.

No caso do 1.0 MPI, o Volkswagen UP 2020 faz de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e no automatizado I-Motion 14,3 segundos. A velocidade final é de 163 km/h e 168 km/h, respectivamente.

Os consumos na cidade ficam em 9,6 com etanol e 14,2 com gasolina para o manual e 9,4 com etanol e 14,0 com gasolina no I-Motion. Na estrada, são 10,6 com etanol e 15,3 com gasolina no manual e 10,6 com etanol e 15,8 com gasolina.

Volkswagen Up 2020: preço, consumo, versões, motor (e detalhes)

Volkswagen Up 2020 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Up 1.0 MPI 2020 – 12,6 segundos e 163 km/h
  • Up 1.0 TSI 2020 – 9,5 segundos e 181 km/h

No desempenho, o Volkswagen Up 2020 é um carrinho bastante esperto. O modelo com motor 1.0 MPI tem uma boa força em baixa rotação, sendo a melhor resposta de um motor num 1.0 aspirado.

O pequenino de três cilindros garante boas saídas e retomadas animadoras, tendo um câmbio bem escalonado para sua proposta, que é totalmente urbana. No automatizado, no entanto, o câmbio mata muito da performance do veículo.

No TSI, no entanto, o Up 2020 reúne o melhor de dois mundos, tendo desempenho de carro com motor 1.6 ou até mesmo 2.0, garantindo saídas tão rápidas que o controle de tração M-ABS não é capaz de lidar.

No consumo, chega a fazer as melhores médias na cidade e na estrada, estando entre os campeões em eficiência energética do Inmetro com classificação A no geral e na categoria.

Volkswagen Up 2020 – consumo

Cidade

  • Volkswagen Up 1.0 MPI 2020 – 9,6 etanol e 14,2 gasolina
  • Volkswagen Up 1.0 TSI 2020 – 9,6 etanol e 14,1 gasolina

Estrada 

  • Volkswagen Up 1.0 MPI 2020 – 10,6 etanol e 15,3 gasolina
  • Volkswagen Up 1.0 TSI 2020 – 11,1 etanol e 16,0 gasolina

Volkswagen Up 2020 – manutenção e revisão

Revisão

Quilometragem

Preços 1.0 MPI

Preços 1.0 TSI

10.000 km

R$ 514,47

R$ 552,13

20.000 km

R$ 2574,27

R$ 611,93

30.000 km

R$ 501,97

R$ 539,63

40.000 km

R$ 717,78

R$ 930,76

50.000 km

R$ 501,97

R$ 539,63

60.000 km

R$ 574,27

R$ 611,93

Volkswagen Up 2020 – ficha técnica

Motor

1.0 MPI

1.0 TSI

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Turbo, Intercooler, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

999

Válvulas

12

12

Taxa de compressão

11,5:1

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 75 cv @ 6250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6250 rpm

Gasolina: 101 cv @ 5000 rpm / Etanol: 105 cv @ 5000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 9,7 kgfm @ 3000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3000 rpm

Gasolina: 16,8 kgfm @ 1500 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / Automatizado 5 marchas

Manual 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 15 polegadas

Pneus

175/70 R14

175/70 R14 / 185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3689

3689

Largura sem retrovisores (mm)

1645

1645

Altura (mm)

1500

1500

Distância entre os eixos (mm)

2421

2421

Capacidades

Porta-malas (litros)

285

285

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

430

410

Peso em ordem de marcha (kg)

920

951

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,361

0,361

Volkswagen Up 2020 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

                                                      Quem somos

                                                      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                                      Notícias por email