
A Volkswagen vai adotar a tecnologia de condução autônoma da chinesa Xpeng em todos os seus veículos elétricos vendidos na China a partir de 2026.
A estreia acontecerá em um SUV de médio porte, desenvolvido em parceria com a própria Xpeng, conforme confirmaram fontes internas ao site CarNewsChina.
Essa mudança de rota representa uma reestruturação importante na estratégia da montadora alemã no maior mercado de automóveis do mundo.
Originalmente, o desenvolvimento de sistemas autônomos estava nas mãos da subsidiária Cariad China, braço de software da Volkswagen.
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A decisão de integrar a solução autônoma XNGP da Xpeng marca um novo capítulo na colaboração entre as duas empresas, iniciada oficialmente em julho de 2023, quando a Volkswagen anunciou um investimento de 700 milhões de euros na startup chinesa.

Com isso, adquiriu 4,99% de participação na Xpeng.
Em 2024, as marcas anunciaram o desenvolvimento conjunto de dois SUVs médios, com lançamento previsto para 2026.
Esses modelos vão estrear uma nova arquitetura eletrônica chamada China Electronic Architecture (CEA) — uma evolução da base usada atualmente pela Xpeng em seus próprios veículos elétricos.
Apesar de ter sido planejada inicialmente apenas para os modelos feitos em conjunto, a CEA será adotada por todos os veículos elétricos da Volkswagen na China a partir de 2026, como confirmou Ralf Brandstätter, membro do conselho da Volkswagen AG responsável pela operação chinesa.

A CEA é uma plataforma eletrônica e elétrica (E/E) que atua como o “sistema nervoso central” do carro, interligando e coordenando todos os módulos eletrônicos e softwares.
A adoção dessa arquitetura visa acelerar o desenvolvimento de novos modelos, reduzir custos e adaptar os carros às preferências do consumidor chinês, dentro da estratégia “in China for China”.
Além disso, a Xpeng fornecerá seus chips Turing AI, desenvolvidos internamente, para integrar os sistemas de assistência avançada à condução (ADAS) nos veículos da Volkswagen a partir de 2026.
Atualmente, a Volkswagen já está testando o sistema XNGP no primeiro SUV da parceria com a Xpeng, cuja produção em série começa em 2026.

Se a integração for bem-sucedida, a montadora deverá aplicar a tecnologia gradualmente em toda sua linha de elétricos no país.
O XNGP da Xpeng é uma plataforma de condução autônoma que dispensa o uso de mapas HD e se baseia apenas em visão computacional — algo semelhante ao FSD (Full Self-Driving) da Tesla.
Com essa mudança, a Cariad, divisão de software da Volkswagen, passa de desenvolvedora a apenas integradora de soluções externas.
A confirmação veio em setembro, quando o CEO do grupo Volkswagen, Oliver Blume, anunciou a descontinuação das atividades de desenvolvimento próprio da Cariad.
Com isso, o grupo alemão assume uma abordagem mais pragmática, priorizando parcerias estratégicas com empresas como a própria Xpeng na China e a americana Rivian nos Estados Unidos.
A Volkswagen e a Xpeng ainda não comentaram oficialmente sobre a marcação do sistema XNGP nos carros que carregarem o logotipo VW.
Resta saber se a empresa apresentará o sistema como um diferencial próprio ou se manterá a assinatura da parceira chinesa nos veículos finais.
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