Desde tempos imemoriais, a Volkswagen exporta carros feitos no Brasil para o continente africano, mas após um período sem o fazer, conseguiu retomar os embarques para o outro lado do Atlântico Sul.
A Volkswagen retomou suas exportações para a África, com os embarques ao continente vizinho sendo feitos a partir de um lote de 200 unidades do T‑Cross para os mercados de Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal.
Por aqui, o VW T‑Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 26 mil unidades emplacadas só neste ano no mercado nacional e agora expande sua atuação para outros mercados, seguindo a partir do Porto de Paranaguá, no Paraná.
Dessa forma, o T-Cross ajuda a consolidar a imagem da marca como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas em seu histórico.
Só para a África, foram cerca de 62 mil veículos exportados entre os anos de 1980 e 2023, segundo a montadora alemã.
Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen do Brasil e Região SAM, comenta: “A retomada das exportações da Volkswagen do Brasil para a África é estratégica para impulsionar os negócios da empresa em novos mercados promissores”.
Frik continua: “Vemos o aumento das exportações, aliado à diversificação de destinos, como uma excelente oportunidade e o continente africano é um parceiro fundamental. Além de ter um potencial enorme para os nossos negócios, a África conta com um mercado automotivo que compartilha similaridades com o da América Latina, principalmente no que diz respeito aos desafios estruturais, econômicos, oportunidades de crescimento e perfil dos consumidores”.
O executivo finaliza: “Além disso, o portfólio da Volkswagen do Brasil é muito bem recebido pelos clientes africanos. Escolhemos o Novo T‑Cross, o SUV mais vendido do Brasil, para iniciar os embarques”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!