
Pouca gente se lembra da Santana Motors, mas a fabricante espanhola fundada nos anos 1950 teve um papel importante na história automotiva da Europa, da África e da América do Sul.
Tudo começou com a produção licenciada dos Land Rover, numa época em que a marca britânica ainda era símbolo de robustez off-road.
Nos anos 1980, a empresa passou a desenvolver modelos próprios e, cinco anos depois, uniu forças com a Suzuki, fabricando veículos como o SJ sob a marca Santana.
Mas a trajetória começou a desmoronar nos anos 1990, e nem as tentativas de resgate nos anos 2000 foram suficientes.
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Agora, a Santana está de volta — e a nova fase tem DNA chinês e foco em picapes modernas.

A produção foi retomada em Linares, na Espanha, com dois modelos principais: as picapes 400D e 400 PHEV, ambas versões rebatizadas da Dongfeng / Zhengzhou Nissan Z9.
A 400D vem equipada com motor 2.3 turbodiesel de 188 cv e torque robusto de 50,9 kgfm. Está disponível com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8.
Segundo a fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 170 km/h de velocidade máxima. A capacidade de reboque chega a 3.200 kg e a de carga útil a 815 kg.
Já a 400 PHEV aposta em um sistema híbrido plug-in, com motor 1.5 a combustão, motor elétrico e bateria de 32 kWh.

A potência combinada impressiona: 422 cv e 81,6 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, com autonomia de até 120 km em modo 100% elétrico e 1.046 km no total.
O modelo híbrido vem recheado: tração nas quatro rodas, faróis de LED, teto solar, tomada externa de 6 kW e bancos com aquecimento e ventilação.
O painel tem tela digital de 10″ e central multimídia de 14,6″. Há ainda carregador sem fio de 50 watts, ar-condicionado dual zone e som com seis alto-falantes.
No quesito segurança, traz piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de congestionamento, reconhecimento de placas e alerta de faixa.

A versão S adiciona assistente de rodovia, alerta de tráfego cruzado frontal e traseiro, monitoramento de ponto cego e assistente de mudança de faixa.
Os preços são competitivos: €29.900 (cerca de R$ 190 mil) para a versão híbrida e €44.700 (R$ 284 mil) para a diesel. Para comparação, a Ford Ranger Double Cab espanhola começa em €31.050.
Além da retomada da produção, a Santana anunciou uma parceria estratégica com a gigante chinesa BAIC, que prevê o envio de kits semi-desmontados para montagem completa na fábrica espanhola.
Entre 2026 e 2028, a marca planeja lançar uma linha completa de utilitários voltados para o off-road, com base em plataformas da BAIC.
Embora inicialmente sejam modelos rebatizados, os planos incluem o desenvolvimento conjunto de novos veículos com identidade visual própria da Santana.
Depois de mais de uma década de silêncio, a lendária marca espanhola quer voltar com força, mirando um mercado sedento por picapes robustas, eletrificadas e acessíveis.
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