
A Volvo não produz carros no Brasil, mas é bem presente em caminhões e ônibus, com sua fábrica paranaense começando a operar em 1979, com o chassi de ônibus B58. Um ano depois, iniciou-se a produção de caminhões, com a montagem do N10.
Hoje, ela completa Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil, comenta: “A unidade de Curitiba é a única da marca a reunir, em um mesmo local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos. Isso traz agilidade aos processos, em benefício dos clientes.”

Além da área de produção, o complexo da Volvo em Curitiba engloba também toda a gestão dos negócios da marca na América Latina.
Isso inclui as áreas comerciais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, campo de provas, entre outras. Atualmente, opera em dois turnos com 4.200 funcionários diretos.
Veja também
Em mais de quatro décadas, a fábrica de Curitiba foi responsável por inúmeras inovações, tanto em produtos quanto em processos.

Foram feitos ali os primeiros chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo (1992) e os primeiros caminhões com motores eletrônicos fabricados no Brasil (1996).
Além disso, saíram de lá caminhões semipesados Volvo VM (2003), que marcaram o ingresso da marca em um novo segmento de mercado; fora os primeiros caminhões autônomos do País (2017).
A última novidade é a produção da linha 2026 dos caminhões Volvo FH, que traz aprimoramentos na inteligência artificial, segurança e produtividade.

Em ônibus, destaque da Volvo para o início recente da produção do chassi BZRT, veículo articulado ou biarticulado 100% elétrico, com zero emissões. A fábrica brasileira é a base global de exportação deste modelo.
Assim, após meio milhão de veículos, a Volvo continua inovando e se posicionando no mercado com produtos de tecnologia, tanto para o transporte de passageiros quanto de cargas.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










