Volvo deixa de ser a marca das peruas: Mais um modelo sai de linha, agora só resta um

volvo v90 frente interior (1)
volvo v90 frente interior (1)

A lendária perua Volvo V90 acaba de sair de cena, encerrando um capítulo glorioso da história automotiva escandinava.

Após nove anos de produção, a última unidade do modelo – e também da sua versão Cross Country – foi montada na fábrica de Torslanda, na Suécia, e seguirá direto para o museu da marca, o World of Volvo , em Gotemburgo.

É o fim de uma era para os entusiastas das “longroofs”, veículos que priorizam espaço, elegância e prazer ao dirigir, algo cada vez mais raro em um mundo tomado por SUVs genéricos.

Lançada oficialmente em 2016, essa geração do V90 não foi a primeira a carregar esse nome.

Veja também

A linhagem remonta ao icônico Volvo 960, que passou a se chamar V90 no fim de 1995, mas teve produção encerrada em menos de dois anos.

volvo v90
volvo v90

Ainda assim, foi o modelo recente que consolidou a identidade da V90 como símbolo máximo do refinamento e da segurança nórdica sobre quatro rodas.

No mercado norte-americano, a V90 sempre foi tratada com certo desdém.

O modelo só estava disponível por encomenda, já que os concessionários preferiam vender a V90 Cross Country, com visual mais aventureiro, suspensão elevada e ares de Subaru Outback de luxo.

Mas mesmo essa versão mais palatável para o gosto americano teve seu fim decretado recentemente.

A despedida da V90 marca também o afastamento da Volvo das peruas tradicionais.

volvo v90 frente interior (2)
volvo v90 frente interior (2)

Com uma linha cada vez mais focada nos SUVs e na eletrificação total de seus modelos, a marca parece ter virado a página.

E embora esse movimento esteja alinhado com as tendências globais, soa como uma despedida amarga para os fãs de verdadeiros carros familiares.

A última unidade da perua será preservada como peça histórica na exposição permanente do World of Volvo.

Lá, ela dividirá espaço com outros ícones da marca como o Amazon P220, o Volvo 145 e o próprio 960 – todos representantes de uma época em que a Volvo reinava absoluta entre as peruas de luxo.

O museu ainda exibe raridades como o esportivo P1800 com mais de 5 milhões de quilômetros rodados, veículos de competição, caminhões e até equipamentos pesados da marca, tudo com um toque educativo e interativo para todas as idades.

Para quem ainda sonha com uma perua Volvo, restam poucas opções. Por enquanto, apenas a V60 Cross Country continua à venda por mais algum tempo.

Embora seja menor, ela ainda representa uma alternativa para quem quer fugir da ditadura dos SUVs – pelo menos até que a próxima onda da eletrificação engula também essa última resistência.

No Brasil? Aqui, a marca só vende SUVs híbridos e elétricos já faz um bom tempo.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.