
A lendária perua Volvo V90 acaba de sair de cena, encerrando um capítulo glorioso da história automotiva escandinava.
Após nove anos de produção, a última unidade do modelo – e também da sua versão Cross Country – foi montada na fábrica de Torslanda, na Suécia, e seguirá direto para o museu da marca, o World of Volvo, em Gotemburgo.
É o fim de uma era para os entusiastas das “longroofs”, veículos que priorizam espaço, elegância e prazer ao dirigir, algo cada vez mais raro em um mundo tomado por SUVs genéricos.
Lançada oficialmente em 2016, essa geração do V90 não foi a primeira a carregar esse nome.
Veja também
A linhagem remonta ao icônico Volvo 960, que passou a se chamar V90 no fim de 1995, mas teve produção encerrada em menos de dois anos.

Ainda assim, foi o modelo recente que consolidou a identidade da V90 como símbolo máximo do refinamento e da segurança nórdica sobre quatro rodas.
No mercado norte-americano, a V90 sempre foi tratada com certo desdém.
O modelo só estava disponível por encomenda, já que os concessionários preferiam vender a V90 Cross Country, com visual mais aventureiro, suspensão elevada e ares de Subaru Outback de luxo.
Mas mesmo essa versão mais palatável para o gosto americano teve seu fim decretado recentemente.
A despedida da V90 marca também o afastamento da Volvo das peruas tradicionais.

Com uma linha cada vez mais focada nos SUVs e na eletrificação total de seus modelos, a marca parece ter virado a página.
E embora esse movimento esteja alinhado com as tendências globais, soa como uma despedida amarga para os fãs de verdadeiros carros familiares.
A última unidade da perua será preservada como peça histórica na exposição permanente do World of Volvo.
Lá, ela dividirá espaço com outros ícones da marca como o Amazon P220, o Volvo 145 e o próprio 960 – todos representantes de uma época em que a Volvo reinava absoluta entre as peruas de luxo.
O museu ainda exibe raridades como o esportivo P1800 com mais de 5 milhões de quilômetros rodados, veículos de competição, caminhões e até equipamentos pesados da marca, tudo com um toque educativo e interativo para todas as idades.
Para quem ainda sonha com uma perua Volvo, restam poucas opções. Por enquanto, apenas a V60 Cross Country continua à venda por mais algum tempo.
Embora seja menor, ela ainda representa uma alternativa para quem quer fugir da ditadura dos SUVs – pelo menos até que a próxima onda da eletrificação engula também essa última resistência.
No Brasil? Aqui, a marca só vende SUVs híbridos e elétricos já faz um bom tempo.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias