Volvo encerrará vendas de carros diesel no começo de 2024

volvo xc60 d5 avaliacao na 26 e1695164650944

A Volvo encerrará a produção de motores diesel no começo de 2024, acabando assim com uma história de décadas de desenvolvimento e fabricação de motores movidos a óleo combustível.

Em um comunicado, a Volvo Cars diz: “Daqui a alguns meses, o último carro Volvo movido a diesel terá sido construído, tornando a Volvo Cars um dos primeiros fabricantes de automóveis legados a dar este passo”.

Eletrificando-se a passos largos, a Volvo quer reduzir rapidamente a oferta de motores a combustão e o diesel, algvo de pressão da União Europeia nos últimos anos, será incompatível com a estratégia da marca nos próximos anos.

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, observa: “Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão interna: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões”.

Rowan conclui: “Estamos totalmente focados na criação de um amplo portfólio de carros premium totalmente elétricos que oferecem tudo o que os nossos clientes esperam da Volvo – e são uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.”

Apenas 8,9% das vendas globais da montadora em 2022 foram de carros a diesel e é importante salientar que, aqui no Brasil, a Volvo lançou seu primeiro carro diesel em 2016, hoje cinco anos depois, apenas híbridos e elétricos passaram a ser vendidos.

As regras de emissão mais rigorosas elevam os custos para manter os motores diesel em produção e eletrificar um propulsor a óleo combustível custa muito mais que um a gasolina.

No passado, a demanda por carros diesel era tão grande que a Volvo comprava motores cinco em linha diesel da Audi.

Todavia, o escândalo do Dieselgate da VW em 2015, fez as vendas de carros diesel sair de mais de 50% na Europa na mesma época para 14,1% até julho de 2023.

Apesar de econômico e eficiente, o motor diesel da Volvo será uma relíquia apreciada ainda por muita gente nos próximos anos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X