
O Volvo EX60, variante 100% elétrica do XC60, chegará oficialmente ao Brasil em 2026, de modo a fazer dupla com o citado SUV da marca, hoje vendido apenas em versões híbridas do tipo plug-in.
O EX60 será produzido sobre a nova plataforma SPA3, que dará origem a mais três modelos da Volvo, posicionando-se ao lado do ES90, assim como do EX90, embora estes com a base SPA2.
Tendo apenas um teaser com a parte da traseira sendo revelada parcialmente sob um pano, o Volvo EX60 terá vários dos elementos estéticos vistos no EX90.
Menor, ele deve medir pouco mais que o XC60 e certamente oferecerá mais espaço para bagagens, assim como terá maior aproveitamento de espaço interno.
Veja também
Segundo Anders Bell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo Cars, “o EX60 será uma entrada fantástica no segmento premium de veículos elétricos compactos (C/D), mas a SPA3 também pode criar carros em muitos outros segmentos – caso a empresa decida fazê-lo”.
Jim Rowan, ex-presidente e CEO da Volvo Cars, comentou no ano passado: “Há uma razão para termos esperado pelo EX – acabamos de anunciar o EX60 hoje – há uma razão para termos esperado que o EX60 fosse lançado na plataforma SPA3. É um carro de grande volume”.
Rowan complementou na época: “Você obtém os benefícios de ter volume e redução de preço, e, claro, isso é uma fórmula mágica por si só. Então, quando recebemos o EX60, o lançamento de valor, é quando temos a arquitetura SPA3, um custo significativamente reduzido e um carro de grande volume em formato BEV”.
Com uma bateria do tipo skate, o Volvo EX60 usará uma combinação de motores elétricos para entregar até 536 cavalos, com a célula entregando 564 km de autonomia e recarga de até 350 kW.
Assim, espera-se que o EX60 obtenha boas vendas como o XC60, reforçando a proposta da marca sueca em eletrificação.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias