
Best-seller da Volvo, o XC60 em breve terá um equivalente elétrico como sucessor, sendo ele o Volvo EX60, seguindo assim a tendência de alterações dos nomes dos modelos da marca nórdica.
Segundo a revista Autocar, a nova geração do SUV médio começa os testes de homologação este ano, com a produção se iniciando em 2026.
O EX60 estreará uma nova plataforma, chamada SPA3, que assim como a atual, é modular e escalável, sustentando também a próxima geração de carros elétricos da Volvo.
Veja também
A SPA3 usará a tecnologia steer-by-wire, que consiste na direção por fio, assim como freios e todos os principais sistemas do carro por meio de uma intrínseca rede de energia e dados de bordo.
Com componentes eletroeletrônicos conectados em rede, o carro não usará mais os extensos e pesados chicotes elétricos, reduzindo assim o peso do veículo e sua complexidade física.
Anders Bell, diretor-técnico da Volvo, disse que a SPA3 é “100% elétrica e 100% Volvo”, não sendo baseada na SEA1/2 da Geely, indicando que a independência da marca continua assegurada.
Inspirado nos EX30 e EX90, o Volvo EX60 manterá o porte do atual XC60, que deve continuar em produção enquanto as vendas de carros a combustão e híbridos plug-in tiverem demanda.
Não se sabe se em algum momento a Volvo terá de dispor de uma variante PHEV do EX60, mas isso parece improvável, dado o foco na eletrificação plena da marca até pouco depois de 2030.
O que sabemos é que o EX60 chegará ao mercado brasileiro para continuar o sucesso do EX30, assim como dos irmãos elétricos EC40 e EX40, recentemente renomeados.
A Volvo já tem o EX90 lá fora e nos próximos meses aqui também, enquanto o Volvo ES90 prepara sua chegada ao velho continente, porém, não devemos esperar por ele aqui. Quem já tem seu Volvo S90, aproveite.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias