
Nem bem chegou às ruas, o SUV elétrico Volvo EX90 2025 já está ficando para trás.
A marca sueca anunciou uma grande atualização para a linha 2026, e ela vem recheada de novidades — algumas das quais os donos do modelo atual não poderão aproveitar.
A principal novidade do EX90 2026 é a nova arquitetura elétrica de 800 volts, que permite carregamento ultrarrápido de até 350 kW.
Isso significa que será possível recuperar cerca de 250 km de autonomia em apenas 10 minutos, um avanço considerável em relação à versão 2025, que leva o mesmo tempo para carregar até 180 km com 250 kW.
Veja também

Mas aqui vai a má notícia para os atuais proprietários: não há como fazer esse upgrade.
A diferença de voltagem exige mudanças estruturais que não podem ser feitas retroativamente nos modelos 2025, que têm arquitetura de 400V.
A boa notícia? O novo sistema de computador central, baseado em chips Nvidia Drive AGX Orin, poderá ser instalado nos EX90 2025.
A atualização será feita nas concessionárias, mediante agendamento, e trará melhorias significativas em segurança, assistência ao motorista e conectividade.

O novo sistema tem capacidade de 500 trilhões de operações por segundo (TOPS), o que permite recursos como:
- Avisos de risco à frente, acidentes ou pistas escorregadias
- Função de parada de emergência automática, caso o motorista não responda aos alertas do sistema
- Reconhecimento avançado de condições ao redor do veículo
O novo EX90 também terá motores e baterias mais leves, o que deve resultar em melhor desempenho.
A Volvo ainda não divulgou os números exatos da versão 2026, mas hoje o EX90 Twin Motor já entrega 402 cv e 77,6 kgfm, enquanto a versão Performance atinge impressionantes 510 cv e 91,2 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
Outro mimo da nova versão é o teto panorâmico eletrocrômico, que permite controlar a transparência com um simples toque de botão. Um detalhe que traz conforto e sofisticação.

Diferente de outras marcas que estão migrando para o conector NACS (padrão Tesla), a Volvo decidiu manter o padrão CCS no EX90 2026.
No entanto, um adaptador virá incluso para compatibilidade com a rede NACS, cada vez mais popular nos EUA.
É natural que atualizações aconteçam, mas não deixa de soar estranho ver uma renovação tão profunda apenas um ano após o lançamento.
Embora a atualização do computador central seja positiva, o fato de não poderem usufruir da nova estrutura de 800V certamente deve causar frustração entre os compradores mais recentes.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias