Volvo prepara nova geração de carros altamente conectada

volvo superset

O nome é Superset e para a Volvo, significa o próximo passo no desenvolvimento de automóveis com a chamada plataforma escalável SP3, que chega a partir do EX90 e também do sedã ES90. Essa nova arquitetura permitirá que todos os carros da marca usem a mesma base.

Assim como o EX90, a mais recente estreia da marca sueca, todos os veículos da Volvo serão baseados na mesma central de sistemas, módulos, software e hardware, intitulados central de tecnologia Volvo Cars Superset.

Trata-se de uma base tecnológica e de software única que contém todos os módulos e funcionalidades que serão utilizadas na linha de produtos Volvo a partir de agora.

A Volvo descreve isso como um conjunto de tijolos, podendo originar produtos de arquiteturas diferentes, com cada um dos novos carros sendo uma seleção, ou um subconjunto, desta tecnologia do Superset. A promessa é de ser continuamente atualizada e melhorada.

A busca da Volvo é por melhorar os carros com o passar do tempo, enquanto o time de engenharia estará focado em aprimorar esta central paralelamente.

Isso significa que o trabalho realizado no EX90 beneficiará diretamente o ES90 e assim sucessivamente, “sempre melhorando o carro que já estiver com o cliente”. Em outras palavras, os novos carros da Volvo se atualizarão como smartphones, por exemplo.

A tecnologia em tese permitirá que novos recursos sejam integrados, especialmente de segurança, nos carros que já estiverem rodando a partir dos EX90 e ES90, mas não somente os modelos grandes.

Segundo a Volvo, seria possível desenvolver e construir continuamente carros de todos os tamanhos, desde maiores que o EX90 até menores que o EX30, utilizando a mesma base tecnológica.

A modularidade e a capacidade de atualização do SPA3 permitirão custos de investimento mais baixos, com menor variação, também, em relação às vendas, o que por sua vez deverá levar a um fluxo de caixa futuro mais forte.

A nova arquitetura é pensada para estar funcionando ao longo da próxima década com o desenvolvimento em circuito fechado baseado em dados, conectividade, software e computação central. O sistema elétrico dos carros e os benefícios potenciais são “ilimitados”.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X