Volvo produz o primeiro ônibus elétrico biarticulado da marca no mundo; veículo pode levar 250 passageiros

volvo biarticulado eletrico
volvo biarticulado eletrico

Os ônibus elétricos, assim como os carros elétricos, estão expandindo sua atuação no país, mas, diferente de promessas de produção ainda não cumpridas por players chineses conhecidos, fabricantes tradicionais do setor já arregaçam as mangas e a Volvo é uma delas.

A Volvo , com sua fábrica de Curitiba–PR, celebrou hoje a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da marca em todo o mundo.

Com zero emissões de CO₂ e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, é fabricado exclusivamente na unidade brasileira da montadora sueca, que agora está apta a exportá-lo para sistemas BRT de todo o mundo.

Com 28 m de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões.

André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina, comenta: “O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO₂ de nossos veículos até 2040”.

Marques completa: “A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”.

O BZRT é um veículo desenvolvido no ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período 2023–2025, equipado com dois motores de 270 cavalos cada, totalizando 540 cavalos.

O ônibus possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift, além de ter no chassi até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total.

A Volvo não revelou a autonomia, mas o tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.

Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina, afirma: “Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade”.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X