Ele já foi o menor carro da Volvo nos últimos tempos e vem desde 2017 ampliando o alcance da marca sueca em vários mercados pelo mundo, inclusive por aqui também, onde foi lançado numa das etapas da Volvo Ocean Race. Quem? Volvo XC40.
Com produção na planta da cidade belga de Ghent, agora, sete anos depois, o XC40 alcança um milhão de unidades produzidas, incluindo o renomeado EX40.
Feito sobre a plataforma CMA, desenvolvida entre Volvo e Geely, o XC40 mostra o sucesso da aposta da marca num SUV quase compacto, com visual robusto e interior condizente, especialmente no EX40.
Stefan Fesser, Gerente da Fábrica em Ghent, comenta: “Superamos uma marca muito importante na história da Volvo Car Ghent e estou muito orgulhoso de falar que produzimos um milhão de XC40/EX40 aqui”.
Fesser finaliza: “Com nossa equipe dedicada e altamente qualificada, temos dado continuidade à nossa estratégia rumo à eletrificação, considerando que já produzimos mais de 175 mil versões totalmente elétricas deste modelo”.
A partir de 2020, o XC40 também passou a ser disponibilizado na versão 100% elétrica, sendo o primeiro Volvo puramente elétrico fabricado em grande escala.
Ele também estreou a tecnologia over-the-air (OTA), gerando ainda o irmão C40, agora EC40. O SUV nórdico já teve motorização 1.5 a gasolina com três e quatro cilindros, assim como também híbridas plug-in.
O XC40 ousou se tornar 100% elétrico no Brasil, mas lá fora as versões a combustão continuaram. A partir de agora, as versões mild-hybrid (MHEV) que seguem sendo produzidas, mas não vêm mais para o mercado brasileiro, mantendo a designação XC40.
A Volvo no Brasil foi uma das primeiras operações no mundo a abraçar o plano de eletrificação e hoje tem cinco modelos disponíveis nas 48 concessionárias em todo o país, com o EX30, XC40 e C40 sendo totalmente elétricos, e os luxuosos XC60 e XC90, híbridos plug-in.
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