Volvo XC40 – Defeitos e Problemas

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Eficiência e segurança são sinônimos da Volvo e com o XC40 isso não seria diferente.

O SUV é recheado de acessórios, tem ótimo desempenho e já pode ser encontrado na casa dos R$ 120.000,00.

Apesar dessas qualidades citadas, não podemos esquecer que é um carro de luxo, então todo cuidado é pouco na hora da compra.

Quer saber quais principais problemas e reclamações do modelo? Listamos os principais para você.

O XC40 tem opções de motorização híbrida e até 100% elétrica, sendo que as principais são: a versão T4 com motor 2.0 turbo, 190 cv e 30,4 kgfm de torque.

A versão T5 também possui motor 2.0 turbo porém com 252 cv e 35,7 kgfm de torque, que rende aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5s e velocidade máxima de 230 km/h.

A versão híbrida conta com um motor 1.5 turbo e um motor elétrico que combinados geram 262 cv e 43,3 kgfm de torque que rendem aceleração 0 a 100km/h em 7s e velocidade máxima de 205 km/h.

Possui frenagem autônoma, assistente de faixa, direção autônoma (em algumas unidades), faróis de LED, multimídia de 9”, ar-digital, sensor de chuva e luminosidade, banco com ajuste elétrico e muito mais.

Então pra você que pensa em comprar uma XC40, ou já tem uma em vista, abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Desgaste acentuado do sistema de freios

O conjunto de pastilhas e discos sofrem desgaste acentuado, especialmente nas versões com motor à combustão, são diversos relatos de troca na casa dos 20.000 km.

De marca nacional e paralela o conjunto dianteiro fica na casa dos R$ 2.000,00, então vale a atenção no momento da compra.

Peças caras

Nenhuma novidade para um carro importado, mas vale lembrar que as peças são bem caras, em especial nas concessionárias.

O pneu 235/50 R19 custa na faixa dos R$ 1.300,00 quando adquirido fora da concessionária, se a unidade que for comprar estiver com os 4 ruins, lá se vão mais de R$ 5.000,00.

Um farol passa dos R$ 5.000,00 também, então fique atento aos detalhes na hora da compra.

Conectividade ruim nas versões mais antigas

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As unidades mais antigas só têm conexão com Android Auto e Apple CarPlay com fio, de fábrica.

Desvalorização alta

Especialmente quando mais novo, a desvalorização pode ser grande.

Basta ver que um XC40 T4 2019 custa R$ 130.000,00 e um usado 2021 custa R$ 190.000,00 tenha em mente que ao comprar um seminovo a desvalorização pode ser abrupta.

Motor 2.0 ruidoso

Alguns proprietários consideram o motor 2.0 turbo ruidoso, especialmente se formos considerar o segmento de luxo ao qual o carro pertence.

Problemas na turbina

Apesar de não ser um problema comum, é bom ficar de olho em problemas na turbina, que podem aparecer por mau uso ou manutenção desleixada.

O principal sinal de problemas é fumaça branca/azulada saindo pelo escapamento depois de acelerar forte e tirar o pé.

Revenda complicada

Infelizmente alguns estabelecimentos não aceitam o XC40 na troca e na maior parte das vezes, quando o fazem, desvalorizam ainda mais o carro.

Seguro caro

O seguro do XC40 pode ser considerado caro, a depender do seu perfil e da versão comprada, numa média de R$ 5.000,00 o valor pode passar dos R$ 10.000,00 em alguns casos.

Conclusão

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O XC40 é um carrão, com desempenho invejável e sem grandes problemas crônicos, porém ainda é um modelo relativamente novo no mercado, em especial as versões elétricas, então cautela é sempre importante.

O maior problema do modelo claramente é o conjunto de freio que sofre desgaste acentuado.

As unidades híbridas não são mais produzidas e deram lugar para as versões elétricas, algumas peças exclusivas podem se tornar difíceis de encontrar no longo/médio prazo em razão disso.

Certamente é um carro completo, com a segurança dos ocupantes levada a sério, sendo um ótimo carro para a família, só tome cuidado com o valor da manutenção elevado.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.