O Volvo XC60 é uma das referências entre os SUVs médios no mercado nacional. Ele oferece alta dose de segurança, boa lista de equipamentos de conforto e tecnologia, elevado refinamento interno e motorização eficiente.
Antes com motores movidos a gasolina, diesel e com tecnologia híbrida, agora o modelo se concentra apenas na última opção, vista como mais eficiente e moderna.
Atualmente, ele compete diretamente com outros modelos premium do segmento, como Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC. Todavia, se sobressai pelo custo benefício melhor.
Confira seus detalhes!
Novidades do ano
A última novidade importante na linha (leia também sobre o XC60 2024) foi a mudança em sua parte mecânica, anunciada em maio de 2022 e compartilhada com seu irmão maior, o XC90.
Seu novo motor elétrico é 65% mais potente, entregando 145 cv e 31,5 kgfm de torque. Ele atua junto com o motor 2.0 turbo de 310 cv e 40,8 kgfm, produzindo um total de 468 cv e 72,3 kgfm.
Além disso, a bateria também foi atualizada, pulando para 18,8 kWh, ou 62% mais que no modelo anterior. Com isso, a autonomia elétrica do SUV foi para 78 km
Veja as mudanças anteriores:
O Volvo XC60 2022 chegou com algumas atualizações visuais bem discretas, mas que devem ser o suficiente para mantê-lo interessante até a chegada de mudanças mais profundas.
Visualmente, elas incluem nos novos para-choques, nova grade, lanternas escurecidas e rodas com novo desenho, mudando em cada versão. Além disso, o interior ganhou uma central multimídia atualizada.
O sistema foi feito em parceria com o Google, tendo o Android Auto como base. Com isso, os ocupantes podem acessar pela tela sistemas como Google Maps, Assistant e outros. A cabine ainda recebeu novos materiais e uma atualização no sistema de radares e câmeras.
O Volvo XC60 2022 continua sendo oferecido apenas com o conjunto híbrido, composto pelo motor 2.0 com a ajuda de um propulsor elétrico. No total, entrega 407 cv e 65,3 kgfm de torque, sendo ligado ao câmbio automático de 8 marchas.
todas as versões
A linha está disponível em duas versões de acabamento, sempre com a mesma motorização híbrida.
- Volvo XC60 Recharge Plus T8 2023
- Volvo XC60 Recharge Ultimate T8 2023
Equipamentos originais
Volvo XC60 Recharge Plus T8 2023
ITENS DE SÉRIE: chave presencial, porta-malas elétrico, bancos elétricos com memória para o motorista, cabo para carregamento doméstico (móvel, 7 m e com conector azul, 16 A), ar-condicionado dual zone e aquecedor elétrico de cabine, climatização de estacionamento pós-condução, sensor de umidade, rodas aro 19, acabamento em alumínio, grade frontal em preto High Gloss Black com moldura cromada, teto panorâmico, acabamento interno em couro, Hill Descent Control (controle de descida em declives), Hill Start Assist, airbags com acionamento em duas etapas, ACC (controle de cruzeiro adaptativo), assistente de estacionamento dianteiro e traseiro, BLIS e alerta de tráfego transversal, câmera de ré, direção assistida adaptativa, faróis totalmente em LED, sensor de chuva, sinal de advertência de mudança de faixa, monitoramento da pressão dos pneus, painel de instrumentos de 12 polegadas, multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay, carregamento sem fio para telefone, conexão Bluetooth, aplicativo Volvo Cars – incluído por 4 anos, entre outros.
Volvo XC60 Recharge Ultimate T8 2023
ITENS DE SÉRIE: itens acima + bancos dianteiros com ventilação, head-up display, câmera 360º, entre outros.
Valores
Ele pode ser encontrado em duas versões, confira:
- Volvo XC60 Recharge Plus T8 2023 – R$ 399.950
- Volvo XC60 Recharge Ultimate T8 2023 – R$ 466.950
*Preços com base no configurador online da Volvo em dezembro de 2022.
Motorização
O Volvo XC60 2023 estava disponível com três tipos de motorização diferentes, mas agora se concentra apenas na mais eficiente opção híbrida.
Com isso, todas as versões vem com o motor 2.0 turbo de 4 cilindros e injeção direta, que desenvolve 310 cv a 5.700 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.200 rpm. Ele trabalha em conjunto com o propulsor elétrico de 145 cv e 31,5 kgfm.
Com isso, o Volvo XC60 T8 2023 entrega, no total, 468 cv e 72,3 kgfm, números que impõe respeito diante de qualquer concorrente alemão. Além disso, ele oferece uma autonomia elétrica de 78 km.
Em todas as versões, esse conjunto está ligado à caixa automática de oito velocidades e tração AWD.
Antes disso, os modelos mais em conta eram equipados com um motor 2.0 T5 a gasolina, dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote, componentes em alumínio e quatro cilindros.
Esta unidade é capaz de desenvolver 254 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a 1.500 rpm. O motor T5 a gasolina trabalha com uma transmissão automática Geatronic de oito marchas e sistema de tração AWD nas quatro rodas.
Já as configurações intermediárias da gama escondiam sob o capô o então novo motor 2.0 D5 turbodiesel de quatro cilindros, dotado das mesmas tecnologias da unidade a gasolina.
Neste caso, são bons 235 cavalos de potência, entregues a 4.000 rpm, e 48,9 kgfm de torque, a 1.750 rpm. Assim como no XC60 T5 a gasolina, os modelos XC60 D5 a diesel também usam um câmbio automático de oito relações e sistema de tração nas quatro rodas.
Aceleração e velocidade máxima
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Volvo XC60 T8 2023 – 4,9 segundos e 180 km/h
Quanto consome
Cidade
- Volvo XC60 T8 2023 – 26,7 km/litro na gasolina
Estrada
- Volvo XC60 T8 2023 – 24,3 km/litro na gasolina
O modelo tem um bom consumo, especialmente na cidade, levando em conta que estamos falando de um veículo de quase 2,2 toneladas.
Na estrada, o SUV supera a geração anterior, que tinha consumo abaixo de 10 km/litro, mesmo sendo mais de 200 kg mais leve.
O destaque, porém, fica com a nova versão híbrida T8, que consegue entregar consumo médio de combustível de 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada. Esses números combinam o motor a combustão com o elétrico.
Manutenção e Custo de revisões
O custo de manutenção até 60.000 km é de R$ 11.194. O valor é muito elevado, mesmo para um SUV premium.
E mais, as revisões são feitas a cada 10.000 km ou seis meses, um período muito curto também. Além disso, a revisão dos 120.000 km ou 72 meses custa absurdos R$ 8.949.
Revisão |
Custo |
Quilometragem |
Preços XC60 2022 |
10.000 km |
R$ 1.049 |
20.000 km |
R$ 2.249 |
30.000 km |
R$ 1.049 |
40.000 km |
R$ 2.799 |
50.000 km |
R$ 1.049 |
60.000 km |
R$ 2.999 |
Ficha com dados técnicos
Motor |
2.0 T5 (fora de linha) |
2.0 D5 (fora de linha) |
2.0 T8 (híbrido) |
Tipo | Dianteiro, transversal, gasolina | Dianteiro, transversal, diesel | Dianteiro, transversal, híbrido |
Número de cilindros | 4 | 4 | 4 |
Cilindrada em cm³ | 1.969 | 1.969 | 1.969 |
Válvulas | 4 | 4 | 4 |
Taxa de compressão | 10,8:1 | 15,8:1 | 10,3:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta | Direta |
Potência máxima | 254 cv a 5.500 rpm | 235 cv a 4.000 rpm | 468 cv a 5.700 rpm |
Torque máximo | 35,7 kgfm a 1.500 rpm | 48,9 kgfm a 1.750 rpm | 72,3 kgfm a 2.200 rpm |
Transmissão |
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Tipo | Automática de 8 marchas | Automática de 8 marchas | Automática de 8 marchas |
Tração |
|||
Tipo | Integral AWD | Integral AWD | Integral AWD |
Freios |
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Tipo | Disco ventilado nas 4 rodas | Disco ventilado nas 4 rodas | Disco ventilado nas 4 rodas |
Direção |
|||
Tipo | Eletro-hidráulica | Eletro-hidráulica | Eletro-hidráulica |
Suspensão |
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Dianteira | Independente, braços sobrepostos | Independente, braços sobrepostos | Independente, braços sobrepostos |
Traseira | Independente, multibraço | Independente, multibraço | Independente, multibraço |
Rodas e pneus |
|||
Rodas | Liga-leve de 19 polegadas | Liga-leve de 19 polegadas | Liga-leve de 19 a 22 polegadas |
Pneus | 235/55 R19 | 235/55 R19 | 235/55 R19; 255/45 R20; 255/40 R21; 265/35 R22 |
Dimensões |
|||
Comprimento total (mm) | 4.688 | 4.688 | 4.688 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.902 | 1.902 | 1.902 |
Altura (mm) | 1.658 | 1.658 | 1.658 |
Distância entre-eixos (mm) | 2.865 | 2.865 | 2.865 |
Capacidades |
|||
Porta-malas (litros) | 505 | 505 | 468 |
Tanque (litros) | 60 | 71 | 70 |
Carga útil (kg) | 585 | 542 | 585 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.115 | 2.118 | 2.174 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,32 | 0,32 | 0,32 |
Fotos
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