*Destaque Crossovers Linha 2019 Preços Volvo

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

O Volvo XC60 2019 já está disponível para o mercado brasileiro em três versões.

O novo utilitário-esportivo, que inclusive já está sendo oferecido para clientes PCD (Pessoas com Deficiência), conta com uma gama composta por três versões, com preço inicial de R$ 239.950.


Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

O Volvo XC60 desenvolve 258 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque e trabalha juntamente com um câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas.

As três configurações do novo Volvo XC60 2019 (Momentum, Inscription e R-Design) serão equipadas com o motor 2.0 litros T5 Drive-E de quatro cilindros a gasolina, com turbocompressor e injeção direta de combustível.


Volvo XC60 2019 – detalhes

Como destaque, o novo Volvo XC60 2019 traz um visual mais moderno, que segue boa parte das linhas do modelo topo da gama XC90.

Se sobressai o conjunto óptico totalmente em LED, capô longo, para-lamas alargados, vincos de linhas ascendentes nas laterais e lanternas em formato de “L” na traseira.

O Volvo XC60 2019 será equipado de série com faróis Full LED com nivelamento automático e auto-direcional, sistema multimídia com navegador GPS, Apple CarPlay e Android Auto, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical e alerta de colisão frontal.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Há também o serviço Volvo On Call de segurança, proteção e conveniência, com assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Este recurso possibilita ainda, por meio do aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas e climatizar a cabine a distância.

As versões Inscription e R-Design do Volvo XC60 agregam o sistema City Safety, que opera quando o sistema de frenagem automática não consegue evitar uma colisão em potencial, em velocidades entre 50 e 100 km/h.

Há também Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem vindo da pista contrária, e Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa o motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego.

Atual crossover mais vendido da Volvo (com mais de 1 milhão de vendas no mundo e 18 mil exemplares emplacados no Brasil), o XC60 acaba de chegar a sua segunda geração no mercado brasileiro.

O modelo intermediário e o topo de linha do Volvo XC60 oferecem ainda abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé sob o para-choque.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Veja também tudo sobre o Volvo V40.

Volvo XC60 2019 – novidades

O Volvo XC60 2019 tem um aspecto mais robusto e sofisticado, empregando diversos melhoramentos em termos estéticos, mas pouco fluido. Os faróis full LED com luzes diurnas em “T”, preenchidas com diodos emissores de luz, são conhecidas como “Martelo de Thor”.

Na traseira, as lanternas de LED possuem formato de “L”, reforçando a imagem da marca sueca. Baixo, largo e com aparência bem resistência, o estilo amplia a impressão de segurança do SUV médio nórdico.

No interior, o Volvo XC60 preza pelo acabamento mais refinado.

Além disso, o crossover médio premium sofreu um aumento de 9 centímetros na distância entre-eixos, aumentando o espaço para as pernas dos ocupantes do banco de trás. Há ainda equipamentos como o sistema de entretenimento Sensus Connect, dotado de tela sensível ao toque de nove polegadas, comandos de voz, Android Auto e Apple CarPlay.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Outra novidade do novo Volvo fica por conta da nova plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos carros da série 90 (XC90, S90 e V90).

No conjunto mecânico, há um propulsor 2.0 litros T5 turbo a gasolina, que consegue desenvolver 257 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, disponível entre 1.500 e 4.800 rpm, associado a uma transmissão automática de oito marchas e tração nas quatro rodas.

A partir de 2018, o Volvo XC60 2019 contará também com o modelo D5 turbodiesel e o T8 híbrido, reforçando a gama de opções de motores do utilitário esportivo, que pela primeira vez ganhará uma versão híbrida, pois a diesel fez parte recentemente da última geração do modelo.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Volvo XC60 2019 – versões

Volvo XC60 Momentum 2018
Volvo XC60 Inscription 2018
Volvo XC60 R-Design 2018

Volvo XC60 2019 – equipamentos

O Volvo XC60 2019 é equipado de série com faróis Full LED com nivelamento automático e auto-direcional, sistema multimídia com navegador GPS, Apple CarPlay e Android Auto, sistema de proteção em saída de estrada, monitoramento de pontos cegos e tráfego lateral, alerta de mudança de faixa, monitoramento da pressão dos pneus, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical e alerta de colisão frontal.

Há também o serviço Volvo On Call de segurança, proteção e conveniência, com assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Este recurso do Volvo XC60 T5 2019 possibilita ainda, por meio do aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas e climatizar a cabine a distância.

Há também Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem vindo da pista contrária, e Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa o motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

As versões Inscription e R-Design agregam o sistema City Safety, que opera quando o sistema de frenagem automática não consegue evitar uma colisão em potencial, em velocidades entre 50 e 100 km/h.

Atual crossover mais vendido da Volvo (com mais de 1 milhão de vendas no mundo e 18 mil exemplares emplacados no Brasil), o XC60 acaba de chegar a sua segunda geração no mercado brasileiro.

O modelo intermediário e o topo de linha oferecem ainda abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé sob o para-choque.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Volvo XC60 2019 – preço

Volvo XC60 Momentum 2018: R$ 239.950
Volvo XC60 Inscription 2018: R$ 259.950
Volvo XC60 R-Design 2018: R$ 269.950

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Volvo XC60 2019 – motor

O motor Drive-E faz parte da família Volvo Engine Architecture, lançada em 2013 como substituição aos motores Ford e também aos mais antigos da fabricante sueca. Com blocos de três e quatro cilindros, feitos em alumínio.

Com turbo e injeção direta de combustível, o propulsor é muito eficiente, utilizando intercooler ar-água e conversor catalítico reverso, bem como recirculação dos gases de escape (EGR), medidas para reduzir a emissão de poluentes.

A linha VEA começa pelo T3 1.5 de três cilindros, que equipará o XC40 a partir de 2018. Este motor será o menor da gama com 156 cv, que ainda tem outro 1.5, mas este com quatro cilindros e entregando 122 ou 152 cv.

Fora estes, o motor Volvo Drive-E 2.0 com gasolina ainda possui versões de 190 cv para o T4, 254 cv para o T5 e 320 cv para o T6. Além disso, existe o T8 Twin Engine, que é híbrido plug-in. A Volvo testou um propulsor Drive-E 2.0 com três turbos, sendo um deles elétrico. Este conseguiu 454 cv, mas o projeto não foi adiante por causa do foco em carros elétricos e híbridos plug-in.

Com diesel, o VEA Drive-E é oferecido apenas com 2.0 litros, entregando 150 cv, 190 cv ou 225 cv. No entanto, existe uma opção com sistema Power Pulse, que consiste em um acumulador de pressão – ar-comprimido – para injeção dentro da câmara da combustão, aumentando a taxa de compressão e reduzindo a emissão de CO2.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Assim, são acrescentados 10 cv, totalizando 235 cv. Além de câmbio manual de seis marchas, a Volvo atualmente utiliza câmbio automático de oito marchas da Aisin, além de caixa automática de origem Ford com seis marchas.

No Volvo XC60 T5 2019, a marca reservou a versão mais atual, que entrega 254 cv e 35,7 kgfm. No ano de 2018, o modelo deverá receberá uma versão diesel, D5. Esta chegará com motor Drive-E 2.0 entregando 225 cv, mas sem o sistema Power Pulse.

Ele deverá chegar com transmissão automática de oito velocidades e mais tração integral nas quatro rodas. Além disso, a Volvo promete uma versão T8 Twin Engine, que entrega até 407 cv de forma combinada, baixíssimo consumo e emissão de poluentes bem reduzida, com possibilidade de rodar com emissão zero por poucos quilômetros.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Volvo XC60 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Volvo XC60 T5 2019 – 6,8 segundos e 220 km/h

Mais eficiente e com uma performance melhor, o Volvo XC60 T5 2019 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e máxima de 220 km/h ante os 6,9 segundos e 210 km/h do antigo, que era bem mais leve, mas tinha motor 2.0 da Ford.

Dócil, macio e silencioso. Com torque começando em 1.500 rpm, o propulsor logo mostra disposição invejável para um 2.0 a bordo de um utilitário esportivo de porte e peso consideráveis. Equipado com a transmissão automática Aisin de oito velocidades, o Drive-E 2.0 responde muito bem ao acelerador e pede mudanças na casa dos 2.000 rpm no uso urbano.

Sempre cheio quando precisa, o motor garante uma condução prazerosa na cidade, sobrando para o SUV nórdico.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Mantendo rotações até abaixo de 1.500 rpm sem emitir sinais de fraqueza, oriundos do temível “turbo lag”. No entanto, se a ideia é realmente saltar na frente, pode-se esperar uma boa arrancada entre 3.000 e 4.000 rpm.

Nas saídas rápidas, uma subida repentina até os 2.500 rpm é suficiente para deixar os motoristas do cotidiano um pouco mais atrás.

No modo Sport, as respostas são mais agressivas e a rotação elevada nos faz lembrar dos já desatualizados motores 2.0 aspirados, mas apenas nesse detalhe, pois o Volvo XC60 T5 2019 anda como se fosse um V6.

Além disso, a boa relação de marchas do Aisin, que mesmo no modo Drive, garante uma resposta surpreendente quando exigido.

Na cidade, com todo esse peso e usando o modo Eco, focado na eficiência energética, o SUV fez ótimos 9,8 km/litro. Algo bem superior aos 6,8 km/litro do antigo. Pena o câmbio não ter paddle shifts na versão Inscription, primazia da R-Design, mas ainda assim nem é necessário buscar a alavanca para mudanças manuais.

Em realidade, esse resultado é o mesmo obtido no XC60 R-Design com motor 2.0 da Ford e câmbio de seis marchas. Na estrada, a nova geração com o Drive-E conseguiu também bons 10,2 km/litro, igualmente utilizando o modo Eco.

Não incomoda o bolso, mas poderia ser melhor.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

O modo Comfort já é indicado mais para o cotidiano, quando se tem que sair rápido em algumas situações ou mesmo vencer subidas íngremes com mais desenvoltura, mas nada que não se faça no Eco.

Nesse caso há sim diferença na resposta e no consumo, que aumenta pelo corte de força. Deve-se lembrar que entre este e o modo Comfort, durante uma condução sem pretensões esportivas ou em velocidade de cruzeiro sem alterações de velocidade, eles se aproximam muito e pouca diferença na performance é notada.

O Volvo XC60 2019 tem respostas mais ágeis no modo Dynamic, pois o sistema altera vários parâmetros da condução, deixando o carro mais nervoso. Não há mudança no painel quando muda de configuração e nem é necessariamente obrigatório mudar o câmbio para Sport para perceber um aumento na agilidade.

Mas de volta à estrada, o Volvo XC60 2019 em sua versão T5 Inscription anda muito bem. Retomadas rápidas e sem esforço demasiado, permitem ultrapassagens seguras e um bom cruzeiro elevado com rotação em 2.000 rpm a 110 km/h.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Mas de volta à estrada, o Volvo XC60 2019 em sua versão T5 Inscription anda muito bem. Tudo com acústica apurada e sem que o motor seja exigido demais.

No modo Sport e com a função Dynamic, o Volvo XC60 T5 2019 proporciona altas velocidades com conforto e controle total. A dinâmica de condução é excelente, com direção elétrica leve o suficiente e bem direta, passando confiança e conforto ao motorista.

Na frente o conjunto é o McPherson com braço superior e molas com amortecedores telescópicos. Não há câmaras pneumáticas na traseira como no XC90 Inscription e, para falar a verdade, nem mesmo há molas helicoidais, pelo menos não na traseira.

No eixo traseiro, a suspensão possui uma curiosidade. Além das duas balanças de alumínio e dos vários braços estabilizadores, há dois amortecedores e um feixe de molas de um tipo de polímero amarelo, que une as duas rodas. O conceito é semelhante ao usado pelo finado Fiat Mille, por exemplo.

Esse conjunto mecânico é comum dos demais modelos da plataforma SPA quando sem a suspensão a ar. Os freios são muito bons e garantem paradas bem agressivas com segura e sem desequilíbrio do conjunto. Isso também em boa parte por conta do conjunto de suspensão bem estável e ao mesmo tempo muito confortável.

Além disso, dá ao Volvo XC60 2019 bom controle em curvas e desvios rápidos, mantendo uma neutralidade importante para um carro desse porte. Mesmo em lombadas, depressões, buracos ou elevações exageradas no piso, o conjunto se mostra muito macio e em nenhum momento bate no fim do curso.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

A gestão de força do conjunto motor/câmbio/diferenciais com o trabalho da suspensão, dá ao modelo um bom comportamento no fora de estrada no modo Off-Road, quando o utilitário esportivo modula bem as forças nos dois eixos, lendo cada roda durante o processo e garantindo tração, controle e segurança na medida suficiente.

O controle de cruzeiro adaptativo a bordo é outro recurso bom, mas o controle direcional chama atenção pela precisão, mesmo com faixas de rolamento quase apagadas.

Mas o Pilot Assist vai até 130 km/h de limite, o sistema agora permite rodar tanto na cidade quanto na estrada sem as mãos no volante, mas apenas por alguns segundos, pois um alerta sempre pede que o motorista toque a direção para manter-se alerta.

Recomenda-se extrema cautela com essa tecnologia, especialmente em estrada com ondulações grandes, mesmo dentro do limite da via e em reta, pois tivemos que corrigir algumas vezes. Mas ainda não estamos num nível de automação elevado, pois a velocidade não varia sem um veículo na frente e nem há uma atenção quanto às curvas feitas em velocidade elevada.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes

Volvo XC60 2019 – consumo

Cidade

Volvo XC60 T5 2019 – 8,4 km/litro na gasolina

Estrada

Volvo XC60 T5 2019 – 10,2 km/litro na gasolina

O consumo do Volvo XC60 T5 2019 tem um bom consumo, especialmente na cidade, onde um veículo de quase 2,2 toneladas. Na estrada, o crossover supera a geração anterior, que tinha consumo abaixo de 10 km/litro, mesmo sendo mais de 200 kg mais leve.

Volvo XC60 2019 – manutenção e revisão

O custo de manutenção do Volvo XC60 T5 2019, o custo de manutenção até 60.000 km, incluindo seis revisões, é de R$ 10.544. O valor muito elevado, mesmo para um SUV premium. E mais, as revisões são feitas a cada 10.000 km ou seis meses, um período muito curto também.

Velas de ignição, óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, correia em “V” e correia dentada.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.0

10.000 km

R$ 949

20.000 km

R$ 1.849

30.000 km

R$ 949

40.000 km

R$ 2.349

50.000 km

R$ 949

60.000 km

R$ 3.499

Volvo XC60 2019 – ficha técnica

Motor

2.0 Drive-E

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1969

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,8:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 254 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 35,7 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 8 marchas

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Braços sobrepostos, independente com barra estabilizadora

Traseira

Braços triangulares, independente com feixe de mola

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 21 polegadas

Pneus

255/40 R21

Dimensões

Comprimento total (mm)

4688

Largura sem retrovisores (mm)

1902

Altura (mm)

1658

Distância entre os eixos (mm)

2865

Capacidades

Porta-malas (litros)

505

Tanque (litros)

60

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

585

Peso em ordem de marcha (kg)

2115

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,32

Volvo XC60 2019 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Volvo XC60 2019: preço, consumo, versões, detalhes
Nota média 4 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email