XC60 2022: preço, motor, consumo, versões, detalhes

volvo xc60 recharge 2022 7

O Volvo XC60 2022 é uma das referências entre os SUVs médios no mercado nacional. Ele oferece alta dose de segurança, boa lista de equipamentos de conforto e tecnologia, elevado refinamento interno e motorização eficiente.


Antes com motores movidos a gasolina, diesel e com tecnologia híbrido, agora o modelo se concentra apenas na última opção, vista como mais eficiente e moderna.

Atualmente, ele compete diretamente com outros modelos premium do segmento, como Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC. Todavia, se sobressai pelo custo benefício melhor.

O XC60 2022 parte de R$ 399.950 e chega a R$ 466.950. Confira seus detalhes!

Volvo XC60 2022 – detalhes

Como destaque, o novo Volvo XC60 2022 traz um visual mais moderno, que segue boa parte das linhas do modelo topo da gama XC90.

Se sobressai o conjunto óptico totalmente em LED, capô longo, para-lamas alargados, vincos de linhas ascendentes nas laterais e lanternas em formato de “L” na traseira.

O Volvo XC60 2022 é equipado de série com faróis Full LED com nivelamento automático e auto-direcional, sistema multimídia com navegador GPS, Apple CarPlay e Android Auto, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical e alerta de colisão frontal.

Há também o serviço de segurança, proteção e conveniência chamado “Volvo On Call”, com assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

Este recurso possibilita ainda, por meio do aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas e climatizar a cabine à distância.

As versões Inscription e R-Design do Volvo XC60 agregam o sistema City Safety, que opera quando o sistema de frenagem automática não consegue evitar uma colisão em potencial, em velocidades entre 50 e 100 km/h.

Há também a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem vindo da pista contrária, e o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa o motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego.

Atual SUV mais vendido da Volvo (com mais de 1 milhão de vendas no mundo e 18 mil exemplares emplacados no Brasil), o XC60 já recebeu uma leve atualização em sua segunda geração no mercado brasileiro.

O modelo intermediário e o topo de linha do Volvo XC60 oferecem ainda abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé sob o para-choque.

Veja também tudo sobre o Volvo V40.

Volvo XC60 2022 – novidades

volvo xc60 t8 recharge inscription 2022 3

O Volvo XC60 2022 chegou com algumas atualizações visuais bem discretas, mas que devem ser o suficiente para mantê-lo interessante até a chegada de mudanças mais profundas.

Visualmente, elas incluem nos novos para-choques, nova grade, lanternas escurecidas e rodas com novo desenho, mudando em cada versão. Além disso, o interior ganhou uma central multimídia atualizada.

O sistema foi feito em parceria com o Google, tendo o Android Auto como base. Com isso, os ocupantes podem acessar pela tela sistemas como Google Maps, Assistant e outros. A cabine ainda recebeu novos materiais e uma atualização no sistema de radares e câmeras.

O Volvo XC60 2022 continua sendo oferecido apenas com o conjunto híbrido, composto pelo motor 2.0 com a ajuda de um propulsor elétrico. No total, entrega 407 cv e 65,3 kgfm de torque, sendo ligado ao câmbio automático de 8 marchas.

Confira as mudanças anteriores:

A linha 2021 do Volvo XC60 apresentou apenas uma novidade, que foi a chegada da versão Momentum T8. Com isso, a marca passou a oferecer a configuração de entrada com o conjunto mais potente, o que dá uma nova opção para seus compradores.

Fora isso, o SUV manteve as novidades anunciadas no ano anterior para o mercado brasileiro.

Essas mudanças se concentram na versão R-Design, que é a mais vendida no Brasil. O visual dessa configuração perdeu elementos cromados para dar lugar ao acabamento em preto brilhante. Além disso, ganhou novas rodas, novo acabamento na saída dupla do escapamento e leves alterações no interior.

A gama do Volvo XC60 2021 também recebeu uma nova versão, a Polestar Engineered, que se posiciona no topo da linha. Vendida por R$ 399.950, essa configuração aparece com o conjunto T8 híbrido, com motor 2.0 de 420 cv.

Visualmente, as mudanças incluem novas rodas, detalhes em cromado ou preto brilhante, emblemas Polestar, cintos de segurança dourados e acabamento interior em tom carvão.

volvo xc60 recharge 2022 6

A Polestar deixou de ser uma divisão da Volvo para se tornar uma empresa separada, mas continua ajudando na configuração de modelos híbridos da marca.

Fora isso, a Volvo aplicou apenas mudanças pontuais em sua linha. A versão Inscription, por exemplo, deixa de ser oferecida com as configurações T5 gasolina e D5 diesel, para ter apenas a T8 híbrida.

As mudanças para a linha 2020 certamente foram poucas quando as comparamos com as novidades da linha 2019. No ano passado, a linha passou a ter a nova configuração D5 com motor turbodiesel, disponível nas versões de acabamento Momentum e Inscription.

O motor usado no utilitário-esportivo premium a diesel é um 2.0 Drive-E turbodiesel de quatro cilindros em linha. Ele consegue desenvolver 238 cavalos de potência e 48,9 kgfm de torque, disponível entre 1.750 e 2.250 rpm.

Junto a ele está uma transmissão automática Geatronic de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas.

volvo xc60 t8 recharge r design 2022 1

Além disso, o XC60 Momentum, com motor T5 a gasolina ou D5 turbodiesel, incorporou controle de cruzeiro adaptativo, que adapta a velocidade e a distância do Volvo em relação ao veículo da frente e consegue ainda frear de forma automática.

Há também o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, que atua em velocidades de até 130 km/h.

O intermediário XC60 Inscription adotou banco do passageiro dianteiro com ajustes elétricos, painel de bordo com revestimento, bancos dianteiros com suporte lateral e apoio para as pernas com ajuste elétrico e bancos revestidos em couro perfurado.

Há também o assento infantil integrado ao banco traseiro, novidade para toda a linha do Volvo XC60. Este item permite melhor ajuste do cinto de segurança de três pontos para crianças.

Além disso, em 2019 o Volvo XC60 passou a ser importado da China. Antes, ele era trazido da Suécia.

Outra novidade importante foi a entrada do novo Volvo XC60 T8. Trata-se da configuração mais tecnológica e cara da gama, disponível na versão topo de linha R-Design, que estreia um inédito conjunto híbrido.

O novo Volvo XC60 T8 oferece um motor 2.0 litros turbo a gasolina e outro elétrico, que juntos entregam 407 cavalos de potência e 65 kgfm de torque.

Este propulsor pode atuar como gerador de energia para recarregar as baterias, que podem ser alimentadas ainda por uma tomada de 220 volts e carregador de 16 amperes, com recarga em apenas três horas.

De acordo com dados da Volvo, o XC60 T8 entrega consumo de excelentes 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.

volvo xc60 recharge 2022 8

A Volvo fez uma parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar e com todos os shoppings Iguatemi do Brasil para instalar 250 pontos de carga em todo o território nacional. A marca vai oferecer ainda carregadores para que os clientes possam instalar em suas próprias casas, por algo em torno de R$ 6 mil.

Ainda conforme a Volvo, a recarga completa do XC60 T8 em casa custa algo em torno de R$ 6. Nas estações de recarga, o serviço será gratuito e livre para qualquer carro elétrico e híbrido com o padrão europeu.

A Volvo acredita que o XC60 T8 vá representar 10% das vendas da gama XC60 no Brasil. Isso se traduz em cerca de 800 unidades por ano.

Volvo XC60 2022 – versões

A linha do Volvo XC60 2022 está disponível em diversas versões de acabamento, sempre com a mesma motorização híbrida.

Veja abaixo a gama do Volvo XC60 2022:

  • Volvo XC60 Recharge Inscription Expression 2022
  • Volvo XC60 Recharge Inscription 2022
  • Volvo XC60 Recharge R-Design 2022
  • Volvo XC60 Recharge Polestar Engineered 2022

volvo xc60 t8 recharge inscription 2022 6

Volvo XC60 2022 – equipamentos

Volvo XC60 Recharge Inscription Expression 2022

Segurança: airbags com acionamento em duas etapas, cortinas infláveis, sistema de proteção contra impactos laterais, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, alarme, iluminação do chão, janelas laterais temperadas, trancamento automático de portas, pontos de fixação ISOFIX para o banco traseiro, travamento de segurança das portas traseiras para crianças, kit de reparo dos pneus, luz de freio de emergência, sistema de frenagem, entre outros.

Conforto: entrada sem chave com porta traseira elétrica automática, tampa de carga manual, tomada no compartimento de carga, assento do motorista com regulagem elétrica e memória, assento do passageiro com regulagem elétrica, bancos dianteiros Comfort, liberação mecânica da segunda fileira de assentos, suporte lombar elétrico com dois níveis de ajuste, Advanced Air Cleaner, ar-condicionado e aquecedor elétrico de cabine, sensor de Umidade, sistema climático de duas zonas, Hill Descent Control (controle de descida em declives), tecnologia partida/parada, direção hidráulica ajustável, espelhos de cortesia iluminados, espelhos retrovisores com escurecimento automático, faróis totalmente em LED, limpadores de para-brisa com lavadores integrados, sensor de chuva, monitoramento da pressão dos pneus, assistência ao motorista, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de estacionamento, câmera de estacionamento traseira, espelhos retrovisores elétricos e retráteis, assistência de segurança, alerta de mudança de faixa, mitigação de pista oposta, BLIS e alerta de tráfego transversal, entre outros.

Visual: rodas de 19 polegadas diamantadas, acabamento em alumínio brilhante ao redor das janelas laterais, estrutura inferior da porta na cor prata Glossy Chrome, com o logotipo Recharge gravado, lateral, grade frontal Inscription em preto High Gloss Black e moldura cromada, kit de capas protetoras, cinza Matt Tech Grey, tampas para retrovisor, cores coordenadas, trilhos de teto, alumínio brilhante, entre outros.

Acabamento: descanso de braço central, acabamento interno em couro, capa para controle remoto, plástico preto Charcoal, câmbio exclusivo, decoração alumínio Iron Ore, forro dourado Blond, iluminação interior intermediária, tapetes em tecido, volante exclusivo preto Charcoal, entre outros.

Tecnologia: Cabo Modo 2, conector azul monofásico CEE de 16 A (7 m), carregamento sem fio para telefone, Bluetooth, Serviços Google, controle remoto no volante de direção, sistema de áudio de alta performance, subwoofer com ventilação a ar, entre outros.

volvo xc60 recharge 2022 12

Volvo XC60 Recharge Inscription 2022

Itens acima + assento elétrico do passageiro com função de memória, assentos frontais com aquecimento, extensão de almofada elétrica, motorista, ventilação para banco dianteiro, rodas de 20 polegadas diamantadas, teto solar panorâmico, estofamento em couro napa com ventilação, capa para controle remoto em couro preto Charcoal, câmbio de cristal Orrefors, decoração Driftwood, iluminação interior de alto nível, volante de couro trabalhado, painel personalizado, Head Up Display, sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros e câmera 360°.

Volvo XC60 Recharge R-Design 2022

Itens acima + assentos dianteiros Contour, rodas de 21 polegadas diamantadas, acabamento da janela lateral preto de alto brilho, grade R-Design com detalhes em preto High Gloss Black, retrovisores externos em preto brilhante, rack de teto na cor preto brilhante, câmbio esportivo em couro trabalhado, decoração alumínio Metal Mesh, estofamento em couro napa/couro sintético/tecido, teto na cor Charcoal, pedais esportivos, tapetes esportivos em tecido em preto Charcoal, volante esportivo trabalhado, preto Charcoal e som premium by Harman Kardon.

Volvo XC60 Recharge Polestar Engineered 2022

Itens acima + volante aquecido, rodas de 22 polegadas, grade dianteira Polestar Engineered, chassi Polestar Engineered, entre outros.

Volvo XC60 2022 – preços

O novo Volvo XC60 2022 pode ser encontrado em quatro versões, confira:

  • Volvo XC60 Recharge Inscription Expression 2022 – R$ 399.950
  • Volvo XC60 Recharge Inscription 2022 – R$ 429.950
  • Volvo XC60 Recharge R-Design 2022 – R$ 439.950
  • Volvo XC60 Recharge Polestar Engineered 2022 – R$ 466.950

*Preços com base no configurador online da Volvo em novembro de 2021.

Volvo XC60 2022 – motor

volvo xc60 t8 recharge r design 2022 8

O Volvo XC60 2022 estava disponível com três tipos de motorização diferentes, mas agora se concentra apenas na mais eficiente opção híbrida.

Com isso, todas as versões vem com o motor 2.0 turbo de 4 cilindros e injeção direta, que desenvolve 320 cv a 5.700 rpm e 40,8 kgfm de torque a 2.200 rpm. Ele trabalha em conjunto com o propulsor elétrico de 87 cv e 24,5 kgfm.

Com isso, o Volvo XC60 T8 2022 entrega, no total, 407 cv e 65,3 kgfm, números que impõe respeito diante de qualquer concorrente alemão. Além disso, ele oferece uma autonomia elétrica de 45 km.

Em todas as versões, esse conjunto está ligado à caixa automática de oito velocidades e tração AWD.

Antes disso, os modelos mais em conta eram equipados com um motor 2.0 T5 a gasolina, dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote, componentes em alumínio e quatro cilindros.

Esta unidade é capaz de desenvolver 254 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 35,7 kgfm de torque, a 1.500 rpm. O motor T5 a gasolina trabalha com uma transmissão automática Geatronic de oito marchas e sistema de tração AWD nas quatro rodas.

Já as configurações intermediárias da gama escondiam sob o capô o então novo motor 2.0 D5 turbodiesel de quatro cilindros, dotado das mesmas tecnologias da unidade a gasolina.

Neste caso, são bons 235 cavalos de potência, entregues a 4.000 rpm, e 48,9 kgfm de torque, a 1.750 rpm. Assim como no XC60 T5 a gasolina, os modelos XC60 D5 a diesel também usam um câmbio automático de oito relações e sistema de tração nas quatro rodas.

Volvo XC60 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Volvo XC60 T5 2021 – 6,8 segundos e 220 km/h (fora de linha)
  • Volvo XC60 D5 2021 – 7,2 segundos e 220 km/h (fora de linha)
  • Volvo XC60 T8 2022 – 5,3 segundos e 180 km/h

Mais eficiente e com uma performance melhor, o descontinuado Volvo XC60 T5 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e máxima de 220 km/h ante os 6,9 segundos e 210 km/h do antigo, que era bem mais leve, mas tinha motor 2.0 da Ford.

Dócil, macio e silencioso. Com torque começando em 1.500 rpm, o propulsor logo mostra disposição invejável para um 2.0 a bordo de um utilitário esportivo de porte e peso consideráveis.

Equipado com a transmissão automática Aisin de oito velocidades, o Drive-E 2.0 responde muito bem ao acelerador e pede mudanças na casa dos 2.000 rpm no uso urbano. Sempre cheio quando precisa, o motor garante uma condução prazerosa na cidade, sobrando para o SUV nórdico.

Mantendo rotações até abaixo de 1.500 rpm sem emitir sinais de fraqueza, oriundos do temível “turbo lag”. No entanto, se a ideia é realmente saltar na frente, pode-se esperar uma boa arrancada entre 3.000 e 4.000 rpm.

Nas saídas rápidas, uma subida repentina até os 2.500 rpm é suficiente para deixar os motoristas do cotidiano um pouco mais atrás.

No modo Sport, as respostas são mais agressivas e a rotação elevada nos faz lembrar dos já desatualizados motores 2.0 aspirados, mas apenas nesse detalhe, pois o Volvo XC60 T5 anda como se fosse um V6.

volvo xc60 recharge 2022 11

Além disso, a boa relação de marchas do Aisin, que mesmo no modo Drive, garante uma resposta surpreendente quando exigido. Na cidade, com todo esse peso e usando o modo Eco, focado na eficiência energética, o SUV fez ótimos 9,8 km/litro. Algo bem superior aos 6,8 km/litro do antigo.

Pena o câmbio não ter paddle shifts na versão Inscription, primazia da R-Design, mas ainda assim nem é necessário buscar a alavanca para mudanças manuais.

Em realidade, esse resultado é o mesmo obtido no XC60 R-Design com motor 2.0 da Ford e câmbio de seis marchas. Na estrada, a nova geração com o Drive-E conseguiu também bons 10,2 km/litro, igualmente utilizando o modo Eco. Não incomoda o bolso, mas poderia ser melhor.

O modo Comfort já é indicado mais para o cotidiano, quando se tem que sair rápido em algumas situações ou mesmo vencer subidas íngremes com mais desenvoltura, mas nada que não se faça no Eco. Nesse caso há sim diferença na resposta e no consumo, que aumenta pelo corte de força.

Deve-se lembrar que entre este e o modo Comfort, durante uma condução sem pretensões esportivas ou em velocidade de cruzeiro sem alterações de velocidade, eles se aproximam muito e pouca diferença na performance é notada.

O Volvo XC60 tem respostas mais ágeis no modo Dynamic, pois o sistema altera vários parâmetros da condução, deixando o carro mais nervoso. Não há mudança no painel quando muda de configuração e nem é necessariamente obrigatório mudar o câmbio para Sport para perceber um aumento na agilidade.

Mas de volta à estrada, o Volvo XC60 em sua versão T5 Inscription anda muito bem. Retomadas rápidas e sem esforço demasiado, permitem ultrapassagens seguras e um bom cruzeiro elevado com rotação em 2.000 rpm a 110 km/h.

No modo Sport e com a função Dynamic, o Volvo XC60 T5 proporciona altas velocidades com conforto e controle total. A dinâmica de condução é excelente, com direção elétrica leve o suficiente e bem direta, passando confiança e conforto ao motorista.

Na frente o conjunto é o McPherson com braço superior e molas com amortecedores telescópicos. Não há câmaras pneumáticas na traseira como no XC90 Inscription e, para falar a verdade, nem mesmo há molas helicoidais, pelo menos não na traseira.

No eixo traseiro, a suspensão possui uma curiosidade. Além das duas balanças de alumínio e dos vários braços estabilizadores, há dois amortecedores e um feixe de molas de um tipo de polímero amarelo, que une as duas rodas.

volvo xc60 recharge 2022 10

O conceito é semelhante ao usado pelo finado Fiat Mille, por exemplo. Esse conjunto mecânico é comum dos demais modelos da plataforma SPA quando sem a suspensão a ar.

Os freios são muito bons e garantem paradas bem agressivas com segura e sem desequilíbrio do conjunto. Isso também em boa parte por conta do conjunto de suspensão bem estável e ao mesmo tempo muito confortável.

Além disso, dá ao Volvo XC60 bom controle em curvas e desvios rápidos, mantendo uma neutralidade importante para um carro desse porte. Mesmo em lombadas, depressões, buracos ou elevações exageradas no piso, o conjunto se mostra muito macio e em nenhum momento bate no fim do curso.

A gestão de força do conjunto motor/câmbio/diferenciais com o trabalho da suspensão, dá ao modelo um bom comportamento no fora de estrada no modo Off-Road, quando o utilitário esportivo modula bem as forças nos dois eixos, lendo cada roda durante o processo e garantindo tração, controle e segurança na medida suficiente.

O controle de cruzeiro adaptativo a bordo é outro recurso bom, mas o controle direcional chama atenção pela precisão, mesmo com faixas de rolamento quase apagadas.

Mas o Pilot Assist vai até 130 km/h de limite, o sistema agora permite rodar tanto na cidade quanto na estrada sem as mãos no volante, mas apenas por alguns segundos, pois um alerta sempre pede que o motorista toque a direção para manter-se alerta.

Recomenda-se extrema cautela com essa tecnologia, especialmente em estrada com ondulações grandes, mesmo dentro do limite da via e em reta, pois tivemos que corrigir algumas vezes.

Mas ainda não estamos num nível de automação elevado, pois a velocidade não varia sem um veículo na frente e nem há uma atenção quanto às curvas feitas em velocidade elevada.

Volvo XC60 2022 – consumo

volvo xc60 t8 recharge r design 2022 3

Cidade

  • Volvo XC60 T5 2021 – 8,4 km/litro na gasolina
  • Volvo XC60 D5 2021 – 8,5 km/litro no diesel
  • Volvo XC60 T8 2022 – 19,2 km/litro na gasolina

Estrada

  • Volvo XC60 T5 2021 – 10,2 km/litro na gasolina
  • Volvo XC60 D5 2021 – 10,3 km/litro no diesel
  • Volvo XC60 T8 2022 – 20 km/litro na gasolina

O Volvo XC60 2022 tem um bom consumo, especialmente na cidade, levando em conta que estamos falando de um veículo de quase 2,2 toneladas. Na estrada, o SUV supera a geração anterior, que tinha consumo abaixo de 10 km/litro, mesmo sendo mais de 200 kg mais leve.

O destaque, porém, fica com a nova versão híbrida T8, que consegue entregar consumo médio de combustível de 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada. Esses números combinam o motor a combustão com o elétrico.

Volvo XC60 2022 – manutenção e revisão

O custo de manutenção do Volvo XC60 2022 até 60.000 km é de R$ 11.884. O valor é muito elevado, mesmo para um SUV premium.

E mais, as revisões são feitas a cada 10.000 km ou seis meses, um período muito curto também. Além disso, a revisão dos 120.000 km ou 72 meses custa absurdos R$ 8.899.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços XC60 2022

10.000 km

R$ 1.029

20.000 km

R$ 2.099

30.000 km

R$ 1.029

40.000 km

R$ 2.699

50.000 km

R$ 1.029

60.000 km

R$ 3.999

Volvo XC60 2022 – ficha técnica

Motor

2.0 T5 (fora de linha)

2.0 D5 (fora de linha)

2.0 T8 (híbrido)

TipoDianteiro, transversal, gasolinaDianteiro, transversal, dieselDianteiro, transversal, híbrido
Número de cilindros444
Cilindrada em cm³1.9691.9691.969
Válvulas444
Taxa de compressão10,8:115,8:110,3:1
Injeção eletrônica de combustívelDiretaDiretaDireta
Potência máxima254 cv a 5.500 rpm235 cv a 4.000 rpm407 cv a 5.700 rpm
Torque máximo35,7 kgfm a 1.500 rpm48,9 kgfm a 1.750 rpm65,3 kgfm a 2.200 rpm

Transmissão

TipoAutomática de 8 marchasAutomática de 8 marchasAutomática de 8 marchas

Tração

TipoIntegral AWDIntegral AWDIntegral AWD

Freios

TipoDisco ventilado nas 4 rodasDisco ventilado nas 4 rodasDisco ventilado nas 4 rodas

Direção

TipoEletro-hidráulicaEletro-hidráulicaEletro-hidráulica

Suspensão

DianteiraIndependente, braços sobrepostosIndependente, braços sobrepostosIndependente, braços sobrepostos
TraseiraIndependente, multibraçoIndependente, multibraçoIndependente, multibraço

Rodas e pneus

RodasLiga-leve de 19 polegadasLiga-leve de 19 polegadasLiga-leve de 19 a 22 polegadas
Pneus235/55 R19235/55 R19235/55 R19; 255/45 R20; 255/40 R21; 265/35 R22

Dimensões

Comprimento total (mm)4.6884.6884.688
Largura sem retrovisores (mm)1.9021.9021.902
Altura (mm)1.6581.6581.658
Distância entre-eixos (mm)2.8652.8652.865

Capacidades

Porta-malas (litros)505505468
Tanque (litros)607170
Carga útil (kg)585542585
Peso em ordem de marcha (kg)2.1152.1182.174
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,320,320,32

Volvo XC60 2022 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.