VW, Chevrolet, Toyota e Stellantis reclamam da BYD para o presidente Lula

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Nesta quarta-feira (30), a Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada ao governo federal, realiza uma reunião extraordinária para discutir um pedido da montadora chinesa BYD.

Se trata da redução temporária das tarifas de importação para veículos eletrificados desmontados, nos regimes SKD (semidesmontados) e CKD (completamente desmontados).

O tema acendeu um alerta vermelho em todo o setor, que já vinha enfrentando retração de produção e aumento de importações, segundo reportagem do UOL .

O pleito da BYD ocorre em um momento delicado. Os Estados Unidos passarão a aplicar, já nesta sexta-feira (1º de agosto), tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

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A decisão amplia a insegurança no ambiente industrial e pressiona ainda mais o governo Lula, entusiasta declarado da presença de montadoras chinesas no país.

Em resposta, quatro gigantes do setor — Volkswagen, Toyota, General Motors e Stellantis — enviaram uma carta conjunta ao presidente Lula, criticando duramente o pedido da BYD.

As montadoras afirmam que importar kits desmontados não representa uma fase de transição industrial, mas sim uma ameaça concreta à cadeia produtiva nacional, com impacto direto no valor agregado, nos empregos e nos investimentos em curso.

A carta foi reforçada por uma articulação ampla da Anfavea, que mobilizou sindicatos, federações estaduais e fornecedores.

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A associação lembra que as montadoras já anunciaram R$ 180 bilhões em investimentos até 2030 e que o incentivo à importação de kits prontos pode reduzir drasticamente o efeito multiplicador da produção nacional, que gera até 10 empregos indiretos por vaga — contra apenas 2 ou 3 nos modelos montados com peças externas.

A Abipeças e o Sindipeças também reagiram, classificando o pedido da BYD como um “favorecimento injustificado” e alertando que a entrada de peças importadas pode minar a homologação de componentes locais, forçando empresas a revisar investimentos e adiar projetos.

Federações industriais de todo o país — incluindo FIESP, FIEPE, FIESC e FIRJAN — se posicionaram contra a concessão do benefício.

Cada estado destacou os riscos específicos: a Stellantis em Goiana (PE), responsável por quase metade dos empregos da cidade; a GM e a BMW em SC; e fábricas no Sul e Sudeste que dependem de produção nacional com conteúdo local.

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Sindicatos de metalúrgicos de todo o Brasil se uniram em uma frente comum. CUT, Força Sindical e sindicatos do ABC, Sorocaba, Caxias e Juiz de Fora assinaram um manifesto apontando que a política de incentivos sem exigência de nacionalização pode deflagrar uma nova fase de desindustrialização no setor automotivo.

A BYD, por sua vez, argumenta que a redução das tarifas é uma medida temporária e necessária para viabilizar a nacionalização completa de sua linha de produção, iniciada em junho em Camaçari (BA).

A montadora já espera uma visita do presidente Lula à unidade em agosto, buscando consolidar politicamente sua presença no Brasil.

O governo, agora, se vê diante de um impasse: atender o apelo por proteção à indústria nacional ou seguir adiante com a estratégia de atrair investimentos estrangeiros, mesmo que isso custe parte da base produtiva local.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.