VW diz para concessionárias instalarem um envelopamento de dois tons nas ID.Buzz, para que sejam vendidas mais rápido

avaliacao vw id buzz 5
avaliacao vw id buzz 5

Em um mercado onde minivans e carros elétricos estão longe de ser os queridinhos do público, o Volkswagen ID. Buzz está contrariando todas as expectativas.

O modelo, que reinterpreta com alma moderna a clássica Kombi , tem conseguido se destacar nas vendas nos Estados Unidos desde seu lançamento no final de 2023 — e um dos fatores mais curiosos por trás desse sucesso é… o uso de adesivos coloridos.

De acordo com dados da própria Volkswagen, as vendas da marca cresceram 7,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, completando seis trimestres consecutivos de alta.

No entanto, o destaque do momento é o desempenho do ID. Buzz, especialmente na Costa Oeste dos EUA, onde o apelo dos carros elétricos é bem mais forte, em particular na Califórnia.

avaliacao vw id buzz 3
avaliacao vw id buzz 3

Segundo Hein Schafer, vice-presidente sênior de vendas da VW nos EUA, só recentemente os concessionários californianos começaram a receber volumes maiores do modelo.

Como o ID. Buzz é produzido em Hannover, na Alemanha, a logística até as lojas do outro lado do oceano e do país é tudo, menos simples.

Outro fator determinante no desempenho de vendas tem sido o apelo visual. Os consumidores americanos preferem, em sua maioria, o modelo com pintura em dois tons — uma referência estética direta às antigas Kombis dos anos 60 e 70.

Mas, devido a limitações na linha de montagem na Alemanha, a maior parte dos veículos enviados aos EUA veio com pintura lisa, em tons pouco inspiradores como preto, prata e branco.

avaliacao vw id buzz 8
avaliacao vw id buzz 8

A solução encontrada pela Volkswagen foi simples e eficaz: incentivar os concessionários a aplicar envelopamentos nos veículos .

Funciona assim: cada envelopamento custa cerca de US$ 3.000 ao consumidor final, valor dentro da média de mercado. Mas a marca oferece aos concessionários um cashback de US$ 1.500 por veículo envelopado, dividindo o custo.

O resultado? Os modelos que antes encalhavam por serem visualmente “sem graça” voltaram a sair rapidamente das lojas depois de receberem visuais mais vibrantes.

“A versão com cor única não vende tão rápido quanto a de duas cores”, admitiu Schafer em entrevista à Automotive News. “Mas assim que os concessionários fazem o envelopamento, eles voltam a vender.”

avaliacao vw id buzz 7
avaliacao vw id buzz 7

Vale lembrar que o ID. Buzz já tinha uma relação com personalização desde antes.

Em 2023, a Volkswagen lançou uma parceria com a empresa Wrapmate, que permitia aos clientes criarem adesivos e artes personalizadas por meio de um configurador online.

Mas, agora, a ação é menos sobre criatividade e mais sobre tornar o carro visualmente mais atrativo para o consumidor médio.

Há uma certa ironia em tudo isso: um carro elétrico, tecnológico e cheio de recursos modernos, precisando de uma solução analógica — adesivo colorido — para se tornar mais vendável.

Mas o fato é que está funcionando.

O preço, no entanto, ainda é um obstáculo. As primeiras unidades vendidas nos EUA foram da versão ID. Buzz 1st Edition, topo de linha, com preços partindo de US$ 67.045 para a versão com tração traseira e chegando a US$ 71.545 com tração integral.

A versão de entrada Pro S RWD custa “mais em conta”, a partir de US$ 61.545 — e isso antes da aplicação de novas tarifas para importados, que entraram em vigor neste mês.

Ainda assim, o ID. Buzz parece ter encontrado seu público, pelo menos por enquanto.

Com apelo nostálgico, proposta sustentável e, agora, uma dose de cor estrategicamente aplicada, o modelo prova que, mesmo em um mercado saturado e exigente, ainda há espaço para veículos que misturam estilo, tecnologia e um toque de irreverência.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.