
Em um mercado onde minivans e carros elétricos estão longe de ser os queridinhos do público, o Volkswagen ID. Buzz está contrariando todas as expectativas.
O modelo, que reinterpreta com alma moderna a clássica Kombi, tem conseguido se destacar nas vendas nos Estados Unidos desde seu lançamento no final de 2023 — e um dos fatores mais curiosos por trás desse sucesso é… o uso de adesivos coloridos.
De acordo com dados da própria Volkswagen, as vendas da marca cresceram 7,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, completando seis trimestres consecutivos de alta.
No entanto, o destaque do momento é o desempenho do ID. Buzz, especialmente na Costa Oeste dos EUA, onde o apelo dos carros elétricos é bem mais forte, em particular na Califórnia.

Segundo Hein Schafer, vice-presidente sênior de vendas da VW nos EUA, só recentemente os concessionários californianos começaram a receber volumes maiores do modelo.
Como o ID. Buzz é produzido em Hannover, na Alemanha, a logística até as lojas do outro lado do oceano e do país é tudo, menos simples.
Outro fator determinante no desempenho de vendas tem sido o apelo visual. Os consumidores americanos preferem, em sua maioria, o modelo com pintura em dois tons — uma referência estética direta às antigas Kombis dos anos 60 e 70.
Mas, devido a limitações na linha de montagem na Alemanha, a maior parte dos veículos enviados aos EUA veio com pintura lisa, em tons pouco inspiradores como preto, prata e branco.

A solução encontrada pela Volkswagen foi simples e eficaz: incentivar os concessionários a aplicar envelopamentos nos veículos.
Funciona assim: cada envelopamento custa cerca de US$ 3.000 ao consumidor final, valor dentro da média de mercado. Mas a marca oferece aos concessionários um cashback de US$ 1.500 por veículo envelopado, dividindo o custo.
O resultado? Os modelos que antes encalhavam por serem visualmente “sem graça” voltaram a sair rapidamente das lojas depois de receberem visuais mais vibrantes.
“A versão com cor única não vende tão rápido quanto a de duas cores”, admitiu Schafer em entrevista à Automotive News. “Mas assim que os concessionários fazem o envelopamento, eles voltam a vender.”

Vale lembrar que o ID. Buzz já tinha uma relação com personalização desde antes.
Em 2023, a Volkswagen lançou uma parceria com a empresa Wrapmate, que permitia aos clientes criarem adesivos e artes personalizadas por meio de um configurador online.
Mas, agora, a ação é menos sobre criatividade e mais sobre tornar o carro visualmente mais atrativo para o consumidor médio.
Há uma certa ironia em tudo isso: um carro elétrico, tecnológico e cheio de recursos modernos, precisando de uma solução analógica — adesivo colorido — para se tornar mais vendável.
Mas o fato é que está funcionando.
O preço, no entanto, ainda é um obstáculo. As primeiras unidades vendidas nos EUA foram da versão ID. Buzz 1st Edition, topo de linha, com preços partindo de US$ 67.045 para a versão com tração traseira e chegando a US$ 71.545 com tração integral.
A versão de entrada Pro S RWD custa “mais em conta”, a partir de US$ 61.545 — e isso antes da aplicação de novas tarifas para importados, que entraram em vigor neste mês.
Ainda assim, o ID. Buzz parece ter encontrado seu público, pelo menos por enquanto.
Com apelo nostálgico, proposta sustentável e, agora, uma dose de cor estrategicamente aplicada, o modelo prova que, mesmo em um mercado saturado e exigente, ainda há espaço para veículos que misturam estilo, tecnologia e um toque de irreverência.

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