VW está colocando botões de volta nos carros porque as pessoas não aguentam mais telas “touch screen”

vw id4 pro 4motion 6vw id4 pro 4motion 6

A digitalização da conectividade não só fez crescer as telas de entretenimento, mas eliminou os botões físicos, deixando tudo touchscreen e não somente nos dispositivos de infoentretenimento.

Na Volkswagen, por exemplo, vários modelos possuem botões virtuais para todas as funções e, não satisfeita, adicionou comandos por toque também no volante e no ar condicionado.

Num momento em que se quer baixar o som, é preciso tocar algumas vezes para ajustar ou mesmo buscar uma funcionalidade, por exemplo. De forma rápida não se consegue e muita gente reclama disso.

vw id2all 5vw id2all 5

Esse breve relato não vem dos EUA, sendo experiência nossa mesmo, mas nos states e na Europa, já existe um movimento da VW no sentido de trazer de volta os botões físicos, porque os clientes já não aguentam mais o touchscreen.

Thomas Schäfer comentou que a iniciativa foi “frustrante” e que  esses comandos “definitivamente causaram muitos danos.”

Para mudar a coisa, a VW nomeou Darius Watola, designer de interiores, para retornar os botões que os clientes não se esquecem. Mas, no lugar de um carro atual, a ideia foi mostrar isso num conceito para os próximos anos, o ID.2All.

Ele e seus botões “mostraram uma nova abordagem para todos os modelos”, adotando botões quase ocultos para ajustes diversos. Modelos como ID.4 e Golf 8 são os que mais possuem comandos touchscreen.

volkswagen polo track 2024 comeri santos (3)volkswagen polo track 2024 comeri santos (3)

O conjunto com comandos físicos podem ser antiquados, mas garantem os ajustes precisos e acionamentos num padrão que todos conhecem, eliminando a sensação de não saber operar um sistema recém-adquirido com seu carro novo.

O mesmo em relação a possíveis chances de travamento, como o associado com smartphone. Hoje, comandos de voz que ativam e desativam funções é uma opção interessante, mas não substitui os comandos físicos.

A VW está empenhada em voltar à velha escola e, se alguns, pensarem que isso é algo ruim, basta observar como as novas telas do ID.2all inspiradas nos Fusca e Golf de gerações antigas.

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, mais de 60% das respostas (352 pessoas) indicaram preferir notícias do Brasil e do mundo, ao invés de avaliações de carros, ou notícias somente do Brasil.

Ao publicarmos notícias do Brasil e do mundo, qual formato de notícia você prefere, notícias curtas, ou mais longas e detalhadas?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X