Gol 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Gol 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

O Gol 2022 chegou discretamente ao mercado após ganhar itens de segurança que se tornaram obrigatórios no Brasil.


Além disso, no ano passado recebemos como principal novidade o Gol automático (automático de verdade). Ele não usa mais as caixas automatizadas desde a atualização da linha 2019.

Assim como Voyage e Saveiro, que usam a mesma plataforma, o velho conhecido modelo continua com a proposta de ser um carro de entrada na marca. Nos últimos anos, a Volkswagen adotou a postura de ter uma gama de versões mais enxuta e com novos equipamentos de série, para que o modelo seja mais competitivo perante concorrentes de peso como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

O best seller da Volkswagen do Brasil foi reposicionado abaixo do VW Up para voltar a ser o modelo de entrada, conseguindo com isso preços mais competitivos e vendas maiores.

Sobretudo depois de 2012, dá para dizer que o Gol deixou de ser a preferência dos consumidores. Naquele ano, o mercado de compactos sofreu uma revolução com a chegada dos novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que são substancialmente mais modernos e mais cativantes no visual e acabamento interno.

Para recuperar o terreno perdido, o Volkswagen Gol 2022 segue com a terceira reestilização desta quinta geração (ou terceira, dependendo do ponto de vista), além de novos equipamentos.

Gol 2022 – detalhes e novidades

A principal novidade do Gol 2022 foi a mudança em seu pacote de opcionais. O kit Urban Completo incorporou itens do antigo pacote Interatividade Composition Touch, custando R$ 6.210 e podendo ser adicionado a qualquer versão do modelo.

Por outro lado, o Interatividade Media Plus oferece apenas o sistema de som mais básico, 4 alto-falantes e 2 tweeters, mas custa bem menos: R$ 1.300.

Antes disso, a linha do Gol havia recebido a adição de itens de segurança que são obrigatórios no mercado brasileiro. Ou seja, a Volkswagen foi obrigada a adotar esses equipamentos.

A partir desse ano-modelo, o hatch passa a dispor de cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, além da fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Essas foram as únicas “novidades” do Gol 2022.

Além disso, como dá para reparar, o Volkswagen Gol 2022 continua “mais robusto”, mas isso já havia sido introduzido na linha do ano passado. A dianteira foi totalmente redesenhada e passou a trazer praticamente o mesmo conjunto encontrado no antigo Gol Track e também na picape Saveiro (que estreou essas linhas).

Entre as novidades estavam um capô bem mais elevado e com vincos mais marcantes, além de faróis com formato maior e mais anguloso e interligado à nova grade, também mais ampla. O para-choque também foi totalmente redesenhado e passou a contar com faróis de neblina em posição mais elevada.

As laterais seguiram sem mudanças, a não ser pelas novas rodas de liga-leve e calotas. A traseira também não recebeu quaisquer alterações.

No interior, as novidades incluíram alguns detalhes de acabamento, como um novo grafismo para o painel de instrumentos e novas opções de revestimento para os bancos. Além disso, o Gol recebeu o novo opcional Urban Completo II – Limited Edition.

Disponível por tempo limitado, como o nome diz, esse pacote agregava uma série de itens como sensor de estacionamento traseiro, chave canivete com controle remoto, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos com ajustes elétricos e tilt-down, faróis de neblina, conjunto elétrico, rodas aro 15, entre outros, e custava R$ 3.150.

O painel do Gol 2022 segue a mesma linha do Gol 2016, que recebeu um interior renovado e novos recursos como a central multimídia.

Gol 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Na traseira, o Gol 2022 continua com lanternas compactas reformuladas na última atualização, remetendo em aspecto ao modelo clássico dos anos 80. Um pouco diferente do Gol G5, mas ainda parecido.

O para-choque do Gol 20221 segue com a atualização do ano anterior, assim como o dianteiro e há lavador/limpador do vidro traseiro com desembaçador. Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção, frisos dependendo da versão, maçanetas na cor do carro e novas rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15.

E o que o futuro reserva para o campeão de vendas da VW? As previsões indicam que ele terá um sucessor, totalmente renovado e com a nova plataforma MQB A00, em 2022. Alguns acreditam que um SUV que apareceu na Índia pode dar indícios da direção que a marca quer tomar com o Gol, mas nada foi confirmado.

A verdade é que um modelo atualizado poderia ser um concorrente de peso para Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que hoje aparecem como opções mais modernas que o Gol.

Gol 2022 – versões

  • Volkswagen Gol 1.0 MT 2022
  • Volkswagen Gol 1.6 MT 2022
  • Volkswagen Gol 1.6 AT 2022

Por dentro, o Gol 2022 preserva o novo painel, redesenhado na linha 2017, que tem linhas mais modernas e retilíneas, além de acabamento personalizado injetado no plástico do revestimento. Além disso, conta com suporte para celular e multimídia, que pode ser até a Composition Media, com direito ao Android Auto e Car Play, bem como ao MirrorLink.

O Gol 2022 tem ainda volante multifuncional com comanos de computador de bordo, telefonia e mídia, bem como piloto automático e sensor de chuva nas hastes. O modelo ainda pode ter sensor crepuscular, bem como retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

O ar-condicionado é manual e os bancos possuem padronagens exclusivas em cada versão. O do condutor tem ajuste em altura, enquanto a coluna de direção vem com ajustes em altura e profundidade.

O espaço interno é bom, tendo banco traseiro com opção de rebatimento total ou bipartido, bem como porta-malas com 285 litros. Cintos de segurança dianteiros tem ajuste em altura, enquanto os traseiros são de três pontos apenas nas laterais.

O Gol 2022 tem ainda cluster com computador de bordo, indicador de marcha e econômetro, bem como computador de bordo. Os comandos dos vidros traseiros são fixados no painel, reduzindo assim o custo de produção.

Popular, o Gol 2022 é feito sobre a plataforma PQ24 simplificada para reduzir custos de produção, assim como os Voyage 2022 e Saveiro 2022. Com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m.

Pesando na faixa dos 1.000 kg, o compacto Gol 2022 tem 55 litros no tanque de combustível e é oferecido com três tipos de motor, sendo o 1.0 de até 82 cavalos, 1.6 8V e 1.6 16V.

Gol 2022 – equipamentos

Volkswagen Gol 1.0 MT 2022 – motor 1.0 flex de 75/82 cv e 9,7/10,4 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: “ABS”-freios com sistema antitravamento e “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem, “E-Flex” – sistema de partida a frio sem reservatório adicional de gasolina, “ESS” – alerta de frenagem de emergência, 2 airbags (passageiro e motorista), Alerta sonoro e visual para não utilização do cinto de segurança do motorista, Antena no teto, Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, Banco do motorista com ajuste de altura, Banco traseiro com encosto rebatível, Banco traseiro para 3 passageiros com 3 apoios de cabeça, Chave tipo canivete, Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (inclusive o central), Coluna central externa com aplique preto, Desembaçador do vidro traseiro, Direção hidráulica, Faróis simples com máscara escurecida, Lavador e limpador do vidro traseiro, Limpador do para-brisa com temporizador, Luz de freio elevada (brake light), Painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, Para-sol com espelho para motorista, Para-sol com espelho para passageiro, Pneus 185/65 R14, Preparação para sistema de som com fiação, Revestimentos dos bancos em tecido, Rodas de aço aro 14″ com calotas “Xisto”, Suporte para celular, Tomada 12V no console central, Travamento elétrico das portas e Vidros dianteiros elétricos.

OPCIONAIS:

  • Pacote Urban Completo (R$ 6.620): “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Alças de segurança no teto, Chave tipo “canivete” com controle remoto, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, Espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro, Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, Faróis de neblina, Lanternas traseiras escurecidas, Para-sol com espelho iluminado para motorista, Para-sol com espelho iluminado para passageiro, Rodas de liga leve 15″ com Pneus 195/55 R15, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect, Travamento elétrico das portas com controle remoto, Vidros elétricos dianteiros e traseiros e Volante multifuncional com comando do sistema de som e “I-System”.
  • Pacote Interatividade “Media Plus” (R$ 1.300): 4 alto-falantes e 2 tweeters e Sistema infotainment “Media Plus” com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN.

Volkswagen Gol 1.6 MT 2022 – motor 1.6 flex de 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão acima + Pneus 195/55 R15 e Rodas de aço aro 15″ com calotas “Gabro”.

OPCIONAIS: mesmos da versão acima.

Volkswagen Gol 1.6 AT 2022 – motor 1.6 flex de 110/120 cv e 16,1/16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão acima + câmbio automático.

OPCIONAIS: mesmos da versão acima.

Gol 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Gol 2022 – preços

  • Volkswagen Gol 2022 1.0 MT: R$ 60.260
  • Volkswagen Gol 2022 1.6 MT: R$ 66.990
  • Volkswagen Gol 2022 1.6 AT: R$ 74.190

Volkswagen Gol 2022 – motores

Na gama de motores, o Volkswagen Gol 2022 segue ofertando as mesmas unidades da gama anterior.

Porém, a grande novidade fica por conta da nova configuração topo de linha com câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, algo inédito na gama do hatch, e que chegou na linha 2020.

A versão mais em conta do Gol 2022 sai de fábrica com um motor 1.0 litro flex de três cilindros e 12 válvulas, que traz componentes feitos em alumínio, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, comando duplo variável de válvulas e sistema de partida E-Flex que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio.

Ele consegue desenvolver 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a apenas 3.000 rpm. Junto a este propulsor há um câmbio manual de cinco marchas.

Gol 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Já o VW Gol 2022 intermediário conta com o velho 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, que tem potência de 101 cv quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a somente 2.500 rpm. Neste caso, há somente uma transmissão manual de cinco marchas (MQ-200), a mesma do 1.0.

Por fim, o Gol 2022 automático usa um motor mais moderno, o 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros usado na Saveiro Cross, no Polo e no Virtus.

Pertencente à moderna família EA-211, este propulsor traz bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável na admissão e sistema E-Flex.

São 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis marchas com conversor de torque, com trocas manuais por meio da alavanca ou paddle shifts (borboletas) atrás do volante e também modo de condução Sport.

Volkswagen Gol 2022 – desempenho

Segundo dados da Volkswagen, o Gol 2022 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e consegue atingir velocidade máxima de 167 km/h. Já no caso do Gol 2022 1.6 8V manual, a aceleração é feita em 10,4 segundos, enquanto a velocidade é limitada a 182 km/h.

Por fim, o Gol 2022 com motor 1.6 e câmbio automático atinge os 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.

O Gol 2022 tem um bom desempenho com qualquer dos motores apresentados. No 1.0, o compacto de entrada da Volkswagen apresenta boa disposição nas saídas e retomadas, surpreendendo para um hatch 1.0.

Além da boa força em baixa, graças ao torque generoso de 9,7 e 10,4 kgfm, ambos a apenas 3.000 rpm, o motor 1.0 MPI do Gol 2022 – que oferece 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm – tem ótima saída e dá conta do recado nas versões Track e Trendline.

O motor 1.0 do Gol 2022 é bem econômico, sendo um dos mais destacados do segmento e com Selo Conpet de eficiência energética. Rodando em torno de 3.000 rpm na estrada, se obtém um bom rendimento em consumo e força suficiente para manter o embalo nas ultrapassagens.

Sem duvida é o motor mais forte do segmento 1.0. O câmbio MQ-200 de cinco marchas é também muito bom, tendo engates curtos, suaves e precisos, uma marca registrada da VW desde os anos 80.

No Gol 2022, o conjunto motor-transmissão da versão 1.0 MPI (Trendline e Track) está bem integrado e trabalha redondo, fazendo médias de 8,9 km/l com etanol e 13,0 km/l com gasolina, entre cidade e estrada.

Gol 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Já o Gol 2022 com o novo motor 1.6 16v de até 120 cavalos com o novo câmbio automático mostrou um bom desempenho em nossos testes.

O Gol 2022 ficou bem mais ágil com ele, entregando bastante força em baixas rotações. Na cidade, saídas mais vigorosas e suavidade, além de conforto. Na estrada, um comportamento dinâmico melhor. Rodando a 110 km/h, o giro alcança 2.300 rpm. Retomadas e aceleração são animadoras.

O nível de ruído do motor é bom, mesmo em alta rotação. No modo Sport, o giro sobe mais de 1.000 rpm, enquanto as trocas manuais garantem um extra na condução esportiva. O motor sobe até pouco mais de 6.000 rpm, quando corta.

Direção não mudou e atende a proposta, assim como freios e estabilidade. Visualmente, o conjunto ficou interessante, apesar de ser simples. Por dentro, chama atenção o seletor de marchas de visual muito antigo.

No geral, Gol 2022 (e também Voyage) ficou melhor, embora falte pelo menos piloto automático. Boa opção para clientes PCD, foco da proposta da VW.

Volkswagen Gol 2022 – consumo

Volkswagen Gol 2022 1.0 MT

  • Consumo na cidade – 8,8 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,3 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2022 1.6 MT

  • Consumo na cidade – 7,6 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2022 1.6 AT

  • Consumo na cidade – 7,7 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,6 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2022 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 MPI

Preços 1.6 MSI

10.000 km

R$ 541,92

R$ 531,22

20.000 km

R$ 605,78

R$ 605,32

30.000 km

R$ 531,68

R$ 531,22

40.000 km

R$ 801,36

R$ 774,72

50.000 km

R$ 531,68

R$ 531,22

60.000 km

R$ 605,78

R$ 605,32

Gol 2022: preço, motor, consumo, revisão, manutenção, detalhes

Volkswagen Gol 2022 – Ficha técnica

Motor

1.0 12V MPI

1.6 8V MSI

1.6 16V MSI

TipoDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flex
Número de cilindros3 em linha4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm³9991.5981.598
Válvulas12816
Taxa de compressão11,5:112,1:111,5:1
Injeção eletronica de combustívelMultipontoMultipontoMultiponto
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 75 cv @ 6.250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6.250 rpmGasolina: 101 cv @ 5.250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5.250 rpmGasolina: 110 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5.750 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpmGasolina: 15,4 kgfm @ 2.500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2.500 rpmGasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasAutomática de 6 marchas com conversor de torque
Freios
TipoDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tambor
Direção
TipoHidráulicaHidráulicaHidráulica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e pneus
RodasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15
Dimensões (mm)
Comprimento total3.8973.8973.897
Largura sem retrovisores1.6561.6561.656
Altura1.4641.4641.464
Distancia entre-eixos2.4662.4662.466
Capacidades
Porta-malas (litros)285285285
Tanque (litros)555555
Carga útil com 5 passageiros mais bagagem (kg)412414424
Peso em ordem de marcha (kg)9981.0361.040
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,3450,3450,345

Volkswagen Gol 2022 – Fotos

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Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.