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Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes
Gol 2019

O Gol 2019 chega ao mercado com a principal novidade do câmbio automático de verdade. Ele não usa mais as caixas automatizadas.

A exemplo do Fox, o Gol 2019 estreia com uma gama de versões mais enxuta e novos equipamentos de série, para que o modelo seja mais competitivo perante concorrentes de peso como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.


O best seller da Volkswagen do Brasil agora foi reposicionado abaixo do VW Up para voltar a ser o modelo de entrada, conseguindo com isso preços mais competitivos e vendas maiores.

O Volkswagen Gol sempre foi um dos queridinhos do brasileiro. Introduzido em nosso mercado no ano de 1980, o hatch compacto da marca alemã já conseguiu emplacar milhões de unidades em nosso País. Entretanto, nos últimos anos o carro foi desbancado por concorrentes mais modernos.

Sobretudo depois de 2012, dá para dizer que o Gol deixou de ser a preferência dos consumidores. Naquele ano, o mercado de compactos sofreu uma revolução com a chegada dos novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que são substancialmente mais modernos e mais cativantes no visual e acabamento interno.


Para recuperar o terreno perdido, o Volkswagen Gol 2019 estreia a terceira reestilização desta quinta geração (ou terceira, dependendo do ponto de vista).

Volkswagen Gol 2019 – detalhes e novidades

Como dá para reparar, o Volkswagen Gol 2019 está “mais robusto”. A dianteira foi totalmente redesenhada e agora traz praticamente o mesmo conjunto encontrado no antigo Gol Track e também na picape Saveiro (que estreou essas linhas).

Entre as novidades, há um capô bem mais elevado e com vincos mais marcantes, além de faróis com formato maior e mais anguloso e interligado à nova grade, também mais ampla. O para-choque também foi totalmente redesenhado e conta com faróis de neblina em posição mais elevada.

As laterais seguem sem mudanças, a não ser pelas novas rodas de liga-leve e calotas. A traseira também não recebeu quaisquer alterações.

No interior, as novidades se resumem a apenas alguns detalhes de acabamento, como um novo grafismo para o painel de instrumentos e novas opções de revestimento para os bancos.

O painel do Gol 2019 segue a mesma linha do Gol 2016, que recebeu um interior renovado e novos recursos como a central multimídia.

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Na traseira, o Gol 2019 adota lanternas compactas reformuladas na última atualização, remetendo em aspecto ao modelo clássico dos anos 80. Um pouco diferente do Gol G5, mas ainda parecido.

O para-choque do Gol 2019 foi atualizado, assim como o dianteiro e há lavador/limpador do vidro traseiro com desembaçador. Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção, frisos dependendo da versão, maçanetas na cor do carro e novas rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15.

Volkswagen Gol 2019 – versões

  • Volkswagen Gol 1.0 MT 2019
  • Volkswagen Gol 1.6 MT 2019
  • Volkswagen Gol 1.6 AT 2019

Por dentro, o Gol 2019 preserva o novo painel, redesenhado na linha 2017, que tem linhas mais modernas e retilíneas, além de acabamento personalizado injetado no plástico do revestimento. Além disso, conta com suporte para celular e multimídia, que pode ser até a Composition Media, com direito ao Android Auto e Car Play, bem como ao MirrorLink.

O Gol 2019 tem ainda volante multifuncional com comanos de computador de bordo, telefonia e mídia, bem como piloto automático e sensor de chuva nas hastes. O modelo ainda pode ter sensor crepuscular, bem como retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

O ar-condicionado é manual e os bancos possuem padronagens exclusivas em cada versão. O do condutor tem ajuste em altura, enquanto a coluna de direção vem com ajustes em altura e profundidade.

O espaço interno é bom, tendo banco traseiro com opção de rebatimento total ou bipartido, bem como porta-malas com 285 litros. Cintos de segurança dianteiros tem ajuste em altura, enquanto os traseiros são de três pontos apenas nas laterais.

O Gol 2019 tem ainda cluster com computador de bordo, indicador de marcha e econômetro, bem como computador de bordo. Os comandos dos vidros traseiros são fixados no painel, reduzindo assim o custo de produção.

Popular, o Gol 2019 é feito sobre a plataforma PQ24 simplificada para reduzir custos de produção, assim como os Voyage 2019 e Saveiro 2019. Com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m.

Pesando na faixa dos 1.000 kg, o compacto Gol 2019 tem 55 litros no tanque de combustível e é oferecido com três tipos de motor, sendo o 1.0 de até 82 cavalos, 1.6 8v e 1.6 16v.

Volkswagen Gol 2019 – equipamentos

Volkswagen Gol 1.0 e 1.6 MT 2019: equipado de série com airbags frontais, freios ABS com EBD, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, desembaçador do vidro traseiro, alerta de frenagem de emergência, suporte para celular no painel, alerta sonoro de faróis acesos, banco traseiro rebatível, entre outros.

Como opcional, dispõe do Kit Urban Completo (inclui rodas de liga-leve de 15 polegadas, vidros dianteiros e traseiros elétricos, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com função tilt down e repetidores de seta, grade frontal pintada de preto, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, chave tipo canivete com controle remoto, faróis de neblina, faróis e lanternas escurecidos, luzes de leitura, alças de segurança, para-sol com espelho iluminado e volante ajustável em altura e profundidade).

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Há ainda a opção do Kit Interatividade Media Plus (com sistema de som com 4 alto-falantes, 2 tweeters, Bluetooth, CD player e entradas USB, auxiliar e para SD card) e o Kit Interatividade Discover Media (com central multimídia com tela sensível ao toque, sensor de aproximação, Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink).

Volkswagen Gol 1.6 AT 2019: equipado de série com os mesmos itens entregues pelos modelos com transmissão manual, além de, é claro, o câmbio automático de seis marchas e o motor 1.6 16V mais potente.

Entre os opcionais, há o kit Urban Completo (com os mesmos itens do kit Urban Completo do Gol 2019 manual), além do kit Interatividade (sistema multimídia Composition Touch e computador de bordo) e o kit Interatividade Discover Media (com central multimídia com navegador GPS, Android Auto, Apple CarPlay, Mirror Link e tela sensível ao toque, computador de bordo e paddle shifts).

Volkswagen Gol 2019 – preços

  • Volkswagen Gol 2019 1.0 MT: R$ 44.990
  • Volkswagen Gol 2019 1.6 MT: R$ 51.040
  • Volkswagen Gol 2019 1.6 AT: R$ 54.580

Volkswagen Gol 2019 – motores

Na gama de motores, o Volkswagen Gol 2019 segue ofertando as mesmas unidades da gama anterior. Porém, a grande novidade fica por conta da nova configuração topo de linha com câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, algo inédito na gama do hatch.

A versão mais em conta do Gol 2019 sai de fábrica com um motor 1.0 litro flex de três cilindros e 12 válvulas, que traz componentes feitos em alumínio, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, comando duplo variável de válvulas e sistema de partida E-Flex que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio.

Ele consegue desenvolver 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a apenas 3.000 rpm. Junto a este propulsor há um câmbio manual de cinco marchas.

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Já o VW Gol 2019 intermediário conta com o velho 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, que tem potência de 101 cv quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a somente 2.500 rpm. Neste caso, há somente uma transmissão manual de cinco marchas (MQ-200), a mesma do 1.0.

Por fim, o Gol 2019 automático usa um motor mais moderno, o 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros usado na Saveiro Cross, no Polo e no Virtus. Pertencente à moderna família EA-211, este propulsor traz bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável na admissão e sistema E-Flex.

São 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis marchas com conversor de torque, com trocas manuais por meio da alavanca ou paddle shifts (borboletas) atrás do volante e também modo de condução Sport.

Volkswagen Gol 2019 – desempenho

Segundo dados da Volkswagen, o Gol 2019 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e consegue atingir velocidade máxima de 167 km/h. Já no caso do Gol 2019 1.6 8V manual, a aceleração é feita em 10,4 segundos, enquanto a velocidade é limitada a 182 km/h.

Por fim, o Gol 2019 com motor 1.6 e câmbio automático atinge os 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.

O Gol 2019 tem um bom desempenho com qualquer dos motores apresentados. No 1.0, o compacto de entrada da Volkswagen apresenta boa disposição nas saídas e retomadas, surpreendendo para um hatch 1.0.

Além da boa força em baixa, graças ao torque generoso de 9,7 e 10,4 kgfm, ambos a apenas 3.000 rpm, o motor 1.0 MPI do Gol 2019 – que oferece 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm – tem ótima saída e dá conta do recado nas versões Track e Trendline.

O motor 1.0 do Gol 2019 é bem econômico, sendo um dos mais destacados do segmento e com Selo Conpet de eficiência energética. Rodando em torno de 3.000 rpm na estrada, se obtém um bom rendimento em consumo e força suficiente para manter o embalo nas ultrapassagens.

Sem duvida é o motor mais forte do segmento 1.0. O câmbio MQ-200 de cinco marchas é também muito bom, tendo engates curtos, suaves e precisos, uma marca registrada da VW desde os anos 80.

No Gol 2019, o conjunto motor-transmissão da versão 1.0 MPI (Trendline e Track) está bem integrado e trabalha redondo, fazendo médias de 8,9 km/l com etanol e 13,0 km/l com gasolina, entre cidade e estrada.

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Já o Gol 2019 com o novo motor 1.6 16v de até 120 cavalos com o novo câmbio automático mostrou um bom desempenho em nossos testes.

O Gol 2019 ficou bem mais ágil com ele, entregando bastante força em baixas rotações.Na cidade, saídas mais vigorosas e suavidade, além de conforto. Na estrada, um comportamento dinâmico melhor. Rodando a 110 km/h, o giro alcança 2.300 rpm. Retomadas e aceleração são animadoras.

O nível de ruído do motor é bom, mesmo em alta rotação. No modo Sport, o giro sobe mais de 1.000 rpm, enquanto as trocas manuais garantem um extra na condução esportiva. O motor sobe até pouco mais de 6.000 rpm, quando corta.

Direção não mudou e atende a proposta, assim como freios e estabilidade. Visualmente, o conjunto ficou interessante, apesar de ser simples. Por dentro, chama atenção o seletor de marchas de visual muito antigo.

No geral, Gol 2019 (e também Voyage) ficou melhor, embora falte pelo menos piloto automático. Boa opção para clientes PCD, foco da proposta da VW.

Volkswagen Gol 2019 – consumo

Volkswagen Gol 2019 1.0 MT

  • Consumo na cidade – 8,8 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,3 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2019 1.6 MT

  • Consumo na cidade – 7,6 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2019 1.6 AT

  • Consumo na cidade – 7,7 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,6 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 MPI

Preços 1.6 MSI

10.000 km

R$ 258

R$ 258

20.000 km

R$ 258

R$ 258

30.000 km

R$ 540

R$ 540

40.000 km

R$ 544

R$ 544

50.000 km

R$ 412

R$ 412

60.000 km

R$ 672

R$ 672

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Volkswagen Gol 2019 – ficha técnica

Motor1.0 12V MPI1.6 8V MSI1.6 16V MSI
TipoDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flex
Número de cilindros3 em linha4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm³9991.5981.598
Válvulas12816
Taxa de compressão11,5:112,1:111,5:1
Injeção eletronica de combustívelMultipontoMultipontoMultiponto
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 75 cv @ 6.250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6.250 rpmGasolina: 101 cv @ 5.250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5.250 rpmGasolina: 110 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5.750 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpmGasolina: 15,4 kgfm @ 2.500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2.500 rpmGasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasAutomática de 6 marchas com conversor de torque
Freios
TipoDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tambor
Direção
TipoHidráulicaHidráulicaHidráulica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e pneus
RodasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15
Dimensões (mm)
Comprimento total3.8973.8973.897
Largura sem retrovisores1.6561.6561.656
Altura1.4641.4641.464
Distancia entre-eixos2.4662.4662.466
Capacidades
Porta-malas (litros)285285285
Tanque (litros)555555
Carga útil com 5 passageiros mais bagagem (kg)412414424
Peso em ordem de marcha (kg)9981.0361.040
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,3450,3450,345

Volkswagen Gol 2019 – fotos

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Nota média 5 de 2 votos

  • oscar.fr

    Se o Gol se distanciou do UP (doravante produto premium. Risos), significa que o VW mais barato do Brasil custa 42 mil reais ao consumidor pessoa física?

    • João Martini

      Tem o take Up pelado, a 37. Na minha opinião não deveria existir.

      • oscar.fr

        Só acho brabo justificar o Up como mais caro que o Gol..
        Seja como for, toda a gama compacta da VW está uma enorme de uma confusão.

        • th!nk.t4nk

          Bom, o Up é um produto superior ao Gol, isso é claro. A questao de preços é outra, um Gol deveria custar 25 mil e um Up 30 mil, mas de forma alguma o Gol poderia/deveria ser mais caro que um Up. Isso é que nao teria sentido.

      • Wellington Myph13

        Exato. Ou antes fosse 40990 completo com painel do antigo move up pelo menos. Pq aquele antigo do que nem tem conta giros é cruel demais…

        • João Martini

          Que é o que fizeram na Europa. O take, que antigamente tinha o painel igual ao nosso, ganhou o painel do Up completo anterior.

      • oscar.fr

        Eu discordo. Precisa existir sim. Tem que ter Up pelado. Tem que existir hatch médio pelado. Sedã pelado. Mas é preciso um preço mais compatível (Edit: não estou por dentro dessa questão de ter um painel mais antigo).

    • oscar.fr

      Aí $im

    • José Santos

      Super calotas!!!

      • NaoFaloComBandeirantes

        Pensei que só eu lembrava disso! hahahaha

        Eu imagino o cidadão que cunhou o termo “super calotas” lá no marketing da VW sendo condecorado com uma medalha de bravura!

    • Thales Bruno

      Pois é… A VW se matando aos poucos… Parece que agora a empresa quer matar o VW Gol. Eu sou fã da VW, mas não aprovo o novo design do POLO (que, ao que tudo indica, substituirá o VW Gol). Ficaria apenas o UP e o Polo, uma vez que a matriz alemã descontinuou o FOX e a daqui deve encerrar o Gol. Na certa, farão isso para repassar os carrinhos à nova marca de carros baratos que deverá aparecer em 2020. Já não gosto mais da maneira como a marca nos trata. Meus olhos estão mais voltados para o ARGO, da Fiat, milhões de vezes mais bonito desse que promete ser o Polo brasileiro…

  • Fanjos

    53 k em um golzinho poerento…dilicia

    • Dezen Seide

      Vamos torcer pra chegar em 70k
      Meta ambiciosa

      • afonso200

        vamos dobrar a meta

    • edgar__rj

      UP que tem preço de GOL que tem preço de FOX que tem preço de POLO que terá preço de GOLF que tem preço de TIGUAN que tem preço de TOUAREG que tem preço de PORSCHE CAYENNE..,.

      • ObservadorCWB

        Na Banânia é assim mesmo.

      • Dezen Seide

        Efeito cascata
        Sobe um precisa aumentar todos os outros
        Senao canibaliza
        É tão bom poder comprar Polo a preço de Golf
        Me sinto rico fazendo isso

    • ObservadorCWB

      poeirento…e com 10 DEZ anos nas costas….. fora a maquiagem do traveco, o que é diferente do 2008 ????

      • Aristeu Junior

        Mentira!
        Em 2009 comprei um gol g5 trend com ar, dh, trio elétrico
        Sem airbag, sem ABS, sem PC de bordo por 35990!
        Agora mesmo tá tendo feirão e o gol g5.3 1.0 estão vendendo por 37990
        Subiu menos q a inflação do mesmo período

        • Felipe

          Essa conta aí o pessoal não faz…em 2010 pra comprar carro com ar e dh tinha que pagar 30k…sem ab2 e abs

        • th!nk.t4nk

          No geral praticamente todos os carros subiram menos que a inflaçao. O povo coloca toda a culpa nas montadoras, e esquece que o custo de vida no Brasil subiu muito mais. Vao olhar preço de alimentos. O buraco é bem mais embaixo do que preço de carro.

  • Chegamos ao fundo do poço mesmo. Golzinho 1.0 por 42k, Corolla e Civic chegando a 120k. Que época!

    • Jefferson Ferreira

      Agradeça ao inovar auto!!!

      • Luis Burro

        Agradeca a qm compra carro zero msmo!

      • Arthur Spíndola

        Aí eu não concordo. Tinha que ser barato e carroça? Carro q tinha parachoque pintado na cor como opcional? Aí não. Inovar auto tá correto, os carros tem que evoluir. Os preços subiriam mesmo que ainda fossem as carroças dos anos 2000

        • Jefferson Ferreira

          e oq evoluiu ?? o carro mais vendido utiliza um motor da década de 80 e zerou no crash teste… se pegar o top 10 de mais vendido aqui é sofrível no quesito eficiência energética e segurança… os motores novo são utilizado somente nas versões mais caras oq já acontecia antes do inovar auto, única coisa que evolui foi o preço e o lucro das montadoras já que fechou o mercado e sobretaxou os importados…

          • Arthur Spíndola

            Entendo a revolta, ate porque também sou brasileiro. Mas vc lembra do crash test do celta? E dos primeiros palios? Ou eram piores, ou não existiam. Hoje um Ford Ka tem Hill Holder e um gol com multimídia. Antes preparação pra som era opcional, entende? Hoje voce nao vende um carro zero sem pelo menos direção hidráulica ou elétrica, indisponível como opcional em alguns carros da década passada. Ou seja, o powertrain tá evoluindo devagar mesmo, mas em comparação as antigas carroças, evoluiu sim

            • Porém a tecnologia vai evoluindo com o tempo e o custo delas, barateando. O que custa uma preparação de som hoje em dia, é muito menor que o custo disso nos anos 90. Não é mais luxo.
              Hoje em dia um controle de estabilidade custa 50 dólares (conforme reportagem que já saiu aqui no NA). Nos anos 90 só carros de alto luxo eram equipados com esse equipamento.
              Ou seja: não justifica você querer dizer que os carros hoje são caros porque são “super equipados”. Não são, são itens básicos e baratos para produção nos dias de hoje.
              Se você pensa que está pagando caro porque vale, porque está levando algo super equipado, você é mais um brasileiro iludido.

              • Arthur Spíndola

                É, você tem um belo ponto.

        • Avante Brasil

          Digo que evoluiu, mas nem por isso deve-se subir os preços.

      • Guilherme

        Sim concordo, mas qual a outra opção a não ser o que é oferecido pelos carteis brasileiros? Não é só problema de consumismo do brasileiro, mas o custo de produção, impostos e protecionismo que são altíssimos, o que sempre gerará poucas e porcas opçoes e preços altos.

        E nos últimos anos, a gente viu os preços aumentarem exponencialmente enquanto as vendas caiam, ou seja, o problema não é na oferta x demanda.

        • Cristiano Resende

          Ai estamos chegando no verdadeiro problema. O Governo, o Estado!! Enquanto o brasileiro achar bonito e importante que o Estado se meta em tudo em “pró” das pessoas, isso nunca vai melhorar!! Pessoas acham que inovar auto é uma política boazinha do Estado para proteger o pobre do consumidor!! Isso é balela!! O estado é o único ser (além do assaltante) que toma o seu dinheiro sem que você queira. Mercado protegido só serve pra criar distorções e mais ganho pro governo

    • ObservadorCWB

      Honda e Toyota querendo aproximar os preços dos Azera de novo….. em 2009 TODOS custavam R$ 79.900,00 kkkkkkk (OBS: o Coreano na versão completíssima)

  • RKK

    A foice tinha que ser aplicada ao jurássico motor EA111 1.6 8v da VW. E o câmbio i-Motion deveria ser adaptado ao motor EA211 1.0 12v.

    • Eng Turbo

      O EA111 1.6 continua porque o EA211 1.6 16V está apresentando problemas, somente por isso. A previsão era matar o EA111 1.6 8v desde 2015, porém não foi possivel por causa dos problemas do EA211 1.6 16v

      • Retrato do Papai

        verdade… não sei que problema você diz, mas participo do clube do fox e tem muita gente com esse motor com problemas de consumo excessivo de óleo, ruídos, carbonização precoce… tanto que o 1.6 16v está restrito a um pequeno nicho na gama da vw (fox highline/pepper, crossfox, saveiros top, etc)…

      • Ernesto

        Eng Turbo, quais os problemas que estão ocorrendo nesse EA211?

        • Eng Turbo

          São vários, mas o principal é o consumo de óleo, muito acima do tolerável. O resultado final do projeto ficou muito aquém do desejado, apresentando problemas de campo. A VW ficou em uma situação complicada: EA211 1.6 com problemas e o EA211 1.0 TSI muito caro. Por esse motivo temos tantos modelos com o antigo EA111 1.6, mas no momento a solução do consumo de óleo de EA211 1.6 está proxima, dessa forma, ele estará na maior parte da gama dos veiculos. Att

          • Leo

            Não seria mais jogo aumentar a escala de produção do 1.0 TSI e eliminar os dois 1.6 aspirados? Talvez barateasse o custo do motor turbo para a Volks…

            • Eng Turbo

              A ideia é ótima, porém colocar o motor TSI é muito, mas muito mais caro que o 1.6 aspirado. Coloque na sua conta:
              Pistão com porta anel (Igual diesel)
              Aneis com tecnologia de ponta
              Turbina (Coletor, escape, mangueiras, etc)
              Injeção direta
              Bomba de alta pressão
              iCAC (Charge Air Cooler indireto no coletor)
              Radiador para a turbina
              3 sistemas de arrefecimento
              Comando de valvulas variavel (Admissão e exaustão)
              Coxins otimizados (Turbo > torque)
              Isso pensando somente em uma parte do powertrain, fora a carroceria, suspensão, freios, etc
              Resumo: o up! TSI não é caro, o resto é que ta fora da realidade ;)

              • Leo

                Entendi. Então o custo dos TSI é bastante mais alto do que os seus equivalentes aspirados, a ponto de os ganhos de escala não compensarem a diferença…

      • RKK

        Qual o problema do EA211 1.6 16v ?

    • Retrato do Papai

      tenho um fox com o EA111 1.6 8v e, apesar de ser um motor relativamente antigo e com potência limitada, não é de todo ruim… não é multiválvulas com variação no comando nem tem outras tecnologias modernas, mas o torque de 15,6kgfm surge logo cedo a 2.500rpm e mantém até a faixa de 5.000rpm, mantendo a condução em cidade (meu uso principal) extremamente ágil e prazerosa… e com o uso de gasolina, ele perde míseros 0,2kgfm e 3cv, diferente dos multiválvulas que chegam a perder 1kgfm e as vezes até 10cv, ficando com torque semelhante ao EA111 1.6 8v, porém como esse torque nos multiválvulas só chega na casa dos 4.000/5.000rpm, a condução em cidade é bem menos ágil que o velhaco hahaha

      a única coisa que não gosto nele é o r/l elevado, o que faz com que tenha uma certa vibração em marcha lenta e aspereza em giros elevados…

      acho válido a vw manter o EA111 1.6 8v na linha popular (gol e fox) para ter preço inferior, deixando o 1.6 16v restrito ao segmento superior (polo e golf), como a ford faz com ka/fiesta/focus…

      • RKK

        Você tem a curva de torque do motor EA211 1.6 16v ? Estranho, pois devido à presença do comando variável, não deveria haver queda significativa de torque em baixa rotação, apesar das multiválvulas.
        Quanto ao preço inferior, lembremos que o preço não está vinculado ao custo, mas sim ao valor de mercado. Como um de muitos exemplos, o processador 486DX (com có-processador) e o 486SX (com có-processador queimado de fábrica) no início da década de 1990. O processador 486DX tinha preço mais alto que o 486SX, apesar do custo mais alto do processador 486SX.

        • Retrato do Papai

          tomei como base os testes de dinamômetro da fullpower, já que nunca vi dados oficiais

          EA111 1.6 8v: https://www.youtube.com/watch?v=PWt7mvWUinw
          EA211 1.6 16v: https://www.youtube.com/watch?v=FiUzcal6ODo

          pelo que sei o comando variável apenas atenua a falta de força em giros baixos… veja que até os 3.500rpm o EA211 tem mais ou menos 90% do torque máximo, o que daria aproximadamente 14,2kgfm se o teste fosse feito com gasolina, 1,2kgfm a menos que o EA111… como dificilmente alguém passa desse regime em trânsito urbano (eu sequer chego nos 3.000), a condução acaba ficando menos ágil…

          em relação ao custo, o EA111 tende a ser mais barato pois todo o projeto e maquinário já foram pagos a anos…

          • RKK

            Pois é, por estes 2 vídeos dá para notar que ambos atingem algo em torno de 15 Kgf.m à 2750 rpm, sendo que o antigo 1.6 8v vai até 15,7 e o moderno 16v vai até 17,1 Kgf.m. Ou seja, o 1.6 16v com comando variável tem o mesmo torque em baixa rotação que o do antigo 1.6 8v, portanto não fica devendo em nada na cidade para este motor, e ainda dá um show no motor antigo na estrada.
            Novamente, quanto ao custo, apesar do motor EA111 ser mais barato PARA a VW, não será necessariamente para o consumidor (o preço não está vinculado ao custo, mas sim ao valor de mercado).

            • Retrato do Papai

              só que você esqueceu de um detalhe: o combustível… esses testes foram feitos no etanol, sendo que o EA211 perde nada menos que 1kgfm e 10cv quando usa gasolina, o que faz com que, na casa dos 3.500rpm, ele mal tenha chegado na casa dos 14kgfm, mais de 1kgfm a menos que o EA111, isso é não dever nada? com gasolina o EA111 perde 0,2kgfm e 3cv, eu particularmente sequer percebo essa diferença… mas não é só o EA211 que perde rendimento quando usa gasolina, o 1.4 do onix e o antigo 1.6 8v renault, entre outros, também tem desempenho bastante inferior quando utilizando gasolina…

              • RKK

                Você está extrapolando o Delta_torque de um ponto (rpm do torque máximo) para toda a curva ? Só dá para fazer esta análise com a curva inteira, para gasolina.

        • Alessandro Araujo

          Falou de 486DX me lembrou meu primeiro PC: um PC AT 286 com 1 MB de RAM e 40 MB de HD!!

          • Edson Fernandes

            O meu primeiro foi um 386 com co-processador matematico, 4mb de RAM e 120mb de HD.

            Tentei rodar windows 95 nele…. ele rodou… mas deu tanta raiva que tive que voltar para o windows 3.11. Curiosamente, me ferrei: O disco do windows estava riscado e eu quase que perdi o computador por isso…rs

  • Alexandre

    Efeito “Polo iz comin”.

  • Wagner Lopes

    Não importa…o povo tá pagando, então…

    • José Santos

      O povo tá pagando porque não tem opção.
      As montadoras formam cartel???
      Onde está o Governo para analisar as planilhas de custos dos automóveis no Brasil???

      • Wagner Lopes

        Não tem opção? Não tem é dinheiro na mão pra comprar as coisas. Quer andar de carro zero corre no banco. Pega 40K e vai no mercado de usados pra você ver se não tem opção.

  • Hernan Carlos Granda

    Up superior ao Gol? kkkkk depois vw nao entende porque vende menos

    • Wellington Myph13

      Não entendi… Onde o up não é superior ao gol? Tirando a take-up que nem devia existir, claro…

      • Hernan Carlos Granda

        UP é um carro do segmento A city car,e gol do B , so por isso up nunca pode ser superior ao gol. Tanto como Jetta nunca pode ser superior ao Passat o Focus ao Fusion. Que a VW tem esquecido de renovar a tempo o gol nao trasnforma a Up um carro de esse segmento. Perdon por mi portugues!

        • Wellington Myph13

          Cara, ser de segmento diferente não quer dizer que não possa ser superior.
          Se o Passat fosse uma versão antiga, e o Jetta tivesse acabado de atualizar, plataforma, motores e talz, ele seria superior ao projeto do Passat sim, até que ele evoluísse.
          Assim como o Gol, em 2020 na nova geração vai usar a plataforma do Up! que é SUPERIOR a do Gol atual… simples assim.
          Até porque, mesmo que seja bater na mesma tecla, o up! tem tanto espaço interno quanto o Gol, só perdendo em largura. Espaço dianteiro e traseiro é praticamente o mesmo, a mala são 285L iguais, o que muda é que o cofre do up! é 30cm menor que do Gol, o que faz dele muito menor visualmente, então chamam ele de pequeno demais…

          • Aristeu Junior

            tem gente que nunca entrou num up e julga o espaço interno só de ver ele por fora

            • Wellington Myph13

              Foi isso que rendeu suas baixas vendas…
              A VW devia ter feito como a Fiat faz, produzir um carro pra nosso tipo de mercado.
              Trouxesse a plataforma do up!, “encorpasse” ele com 40cm mais de comprimento e uns vincos mais vistosos, e deixasse o espaço interior do jeito que é, e você ia ver o povo rasgar elogios ao carro…

              Tanto que é isso que a Vw vai fazer com a família Gol em 2020… usar uma plataforma do up! alongada… Viu que o up! não deu certo como de entrada, e agora vai virar carro de nicho, que não duvido nada em 2020 ter apenas motor TSI…

    • Renan Batista

      Será que é complicado explicar que esse gol 2018 aí nada mais é do que o gol G5 de 2008 com face lift? E o UP e um projeto totalmente novo feito do zero?

      • Luis Burro

        E o projeto ao menos eh alemao,e nao mais uma gambiarra brasileira q eh o gol!

    • Felippe2010

      o Up! é superior em tudo se comparado ao Gol, a única desvantagem fica no espaço interno, mas fazer o que se brasileiro compra carro por metro quadrado

  • Daniel dos Santos

    Esse fede mofo

  • Ricardo

    E nada do 1.0 turbo.

    • Wellington Myph13

      Gol virou por definitivo agora o carro de entrada da VW. Ele nunca vai receber o 1.0 TSI a não ser em ocasião de reviver um GT/GTI…
      Mesmo na próxima geração, ele vai usar 1.0 MPI e 1.6 16V. Aposentando de vez o 1.6 8v…

  • Wellington Myph13

    Uma pena a Comfortline não ter recebido alarme e sensor de estacionamento de série… Deixaria apenas vidros elétricos traseiros, cmm, volante multifuncional e rodas de liga leve de opcional.
    Agora pra variar, pra adquirir o alarme, tem que pegar a urban que adiciona tudo isso de uma vez só por uma fortuna.

    • G.Alonso

      Na concessionária com o opcional sai mais barato que o preço de tabela.

  • Ricardo Blume

    Todos nós sabemos o que isto significa: o realinhamento do modelo frente ao Polo que logo estará nas lojas.

  • Paulo Mateus Guerra

    Melhor gastar 55k num Audi A1usado 2012 em diante.

    • Leonardo C.

      Audi com 5 anos de uso? Não, muito obrigado.

    • Nikolas

      Se for pra gastar 55k em um usado semi-velho tem outras opções melhores que um Volkswagen Polo Mk5 gourmetizado travestido de carro premium, vulgo Audi A1.

      • Guedes

        Putz. tá sabendo legal.

        • Nikolas

          Os Audis mais simples não passam de Volkswagens gourmetizados, ACEITA.

          • Edson Fernandes

            Mas o A1 é compacto?

    • Lucas

      E pagar 6 mil por ano em revisões na concessionária, além de 8 mil em UMA unidade do farol, ou 22 mil em qualquer dano à suspensão? Sou a favor de comprar usados, mas um comprador de Gol NUNCA conseguiria manter um A1.

      • Guedes

        Quem compra um carro de 2012 dificilmente vai fazer revisão em CC.

        Farol você consegue comprar na Internet por um preço melhor, ou ainda, aciona o seguro.

        O seguro, sim, é um grande problema de qualquer Audi.

        “22 mil em qualquer dano à suspensão? ” conte-me mais sobre isso.

        • Franklin Diego

          Quando ele te falar dessa história da suspensão, me fala também :-)

        • Lucas

          Ninguém compra carro premium revisado no zé da esquina, amigo, a primeira coisa que perguntam é sobre os carimbos no manual. Sem manutenção na Css, sem venda.

          Tenho um colega que passou bêbado num buraco e estourou a suspensão traseira do A1 Ambition 2013 dele. Orçamento: 22 mil reais na CSS Audi Belém. Não sei exatamente a extensão do dano, mas de qualquer forma, é um valor surreal – mas de se esperar, já que esse carrinho tem a cesta de peças mais cara do segmento, ultrapassando a caríssimo Mini.

          Eu já tive um A4 2015. Fiquei um ano com ele e conheço muito bem a forma com que os consumidores são tratados. É preciso ganhar muito, muito bem pra manter qualquer importado aqui no Brasil, principalmente Audi e BMW (que também já tive).
          Pra você ter uma ideia, na a terceira revisão do A4 foi pedido 3.200 reais, com choro foi pra 2300 e poucos. Para um A1 os valores não ficam tão distantes disso, acredite. Qualquer troca de óleo e filtro custa 1500, 1700 reais, coisa que o comprador médio de gol não pode pagar.

          Abraço.

          • Guedes

            Carros desse quilate tem garantia de 2 anos, não é? Geralmente, pessoas sensatas costumam fazer revisões em CC só durante o tempo da garantia.

            Saiu da garantia, creio que quase ninguém faz.

            Se o carro é tido como “premium”, óbvio que os preços de revisão em CC serão “premium” também.

            Vai do bolso e da inteligência da pessoa pagar $ 1700 numa simples troca de óleo de um carro fora da garantia.

            • Lucas

              Amigo, a questão é que ninguém aceita comprar carro premium sem ter sido revisado na concessionária. Mesmo saindo da garantia, a enorme maioria continua fazendo as manutenções na CSS pra ter mais chances de vender o carro no futuro, já que o mercado de carros de “luxo” é bastante restrito.

              Falo por experiência própria, já fui dono de 320i 2013 e A4 2015. Mesmo já fora da garantia, TODOS os possíveis compradores exigiram o manual carimbado como critério primordial para a compra.
              E vai da inteligência mesmo: ou paga os 1700 da revisão ou não vende o carro quando precisar, já que ninguém vai querer – ou se desfaz por valor muito abaixo da tabela.
              E não ache que eu gosto disso. Acho um desrespeito cobrarem tanto, inclusive cansei de ser explorado por essas marcas, hoje em dia só compro nacional mesmo.

        • Marcelo Alves

          O problema é se estragar alguma peça da parte elétrica/eletrônica, ai você estará com um pepino na mão… As peças desses carros costumam ser caríssimas, até parafuso é caro.

      • Paulo Mateus Guerra

        Cara, já tive uma BMW 325i Coupé 1995, por mais que seja um pouco mais antiga que um carro 2012, foi bem fácil achar peças OEM a preços acessíveis. Acho que existe um grande espaço entre a manutenção de um GOL e gastar R$22.000,00 reais na suspensão de um Audi A1. É óbvio que a manutenção não vai ser barata mas também não acredito que eu vá passar em um buraco com o carro e ele vai se desfazer.

        • Lucas

          Com todo o respeito, amigo… Mas nem tem como comparar com um carro dos anos 2010 em diante. A tecnologia de um BMW que há 20 estava na vanguarda, hoje é obsoleta e facilmente encontrada em veículos comuns, por isso a maior facilidade em pagar barato nas peças.
          Quanto ao causo da suspensão do A1, é verídico. Mas não foi um baque qualquer, e sim um bêbado caindo em alta velocidade num buraco. O estrago foi grande, mas de qualquer forma, 22 mil reais continua sendo um valor ABSURDO.
          A questão é que se pode sim, fazer revisão em oficinas alternativas, mas em veículos modernos isso não compensa, já que na hora da revenda NINGUÉM vai querer comprar seu carro. É simples assim. Comprador de carro importado moderno não confia em manutenção fora da autorizada, é uma lei de mercado.

          • Paulo Mateus Guerra

            Cara, eu entendo o seu ponto de vista e concordo com ele até certo ponto. É necessário pesar os prós e contras de qualquer compra mas se eu comprar um carro pensando na revenda dele eu vou comprar carro popular sempre ou um Toyota de 120 mil reais.

            • Lucas

              Sim amigo, concordo plenamente. Eu só compro carros seminovos e tento encontrar um meio termo entre boa revenda e prazer ao dirigir.

              Toyota não vale nunca o que pedem, e apesar de eu ter um (só comprei porque um amigo me deu um belo desconto), admito que não chega aos pés do meu outro veículo que é concorrente direto. De nada adianta revender caro, se o automóvel não oferece coisas básicas como bom desempenho, acabamento justo e segurança.

              O ponto que eu queria chegar é que aqui no Brasil fica muito complicado manter carro alemão, principalmente se for atual, já que é quase obrigatório fazer revisões na concessionária para conseguir pelo menos um valor justo na revenda.

              Nessa situação entre Gol e A1 eu ficaria com um meio termo, como um Azera 2011 (como esse: http://pr.olx.com.br/regiao-de-ponta-grossa-e-guarapuava/veiculos/carros/hyundai-azera-3-3-v6-gls-265hp-impecavel-327490156), que tem valor de manutenção mais acessível.

              Abraço.

  • Thiago Maia

    O Gol “prosperou”

    Fonte: carblog

  • Felipe

    Quando as vendas caírem, ressuscitam pela nonagésima vez a versão Special.

  • Luis Burro

    Quase 4.000 a mais por Ar e suporte.Nossa,q maravilha!
    Parabens aos q comprarem!

  • Luis Burro

    Este 1.6 eh akele 8v do golf?

    • Felippe2010

      Não, o do Golf e Saveiro é o 1.6 16v

  • Evandro

    Ah, vai voltar a ser o numero 1 em vendas, talvez em uns 50 anos……

  • Marcos Drawer

    Eu vejo que o Up foi posicionado acima do Gol devido ao seu projeto ser mais recente, com melhorias de aproveitamento de espaço e segurança superiores e que por isso ainda não amortizou seu custo para a fábrica. Seria necessário uma nova geração do Gol para reorganizar a linha, ai teríamos em ordem crescente:
    Up
    Gol (nova geração – um “Sandero VW”: carroceria maior, mas materiais mais baratos que os do Polo)
    Fox (poderia virar um “Gol Plus” como o Golf Sportsvan europeu, e matar a Spacefox)
    Polo
    Golf

    É só uma sugestão…

  • Ibrahim Shehata

    Essa coisa ainda existe porque alguém ainda compra esse bagulho!!!!

  • Nikolas

    Espero viver bastante para ver a morte das velharias bolorentas que são Gol, Voyage e Fox e suas variantes.

    Palhaçada da VW manter o Gol como carro de entrada quando tem um produto superior e que cumpriria muito bem a função, o up. Isso só mostra o quanto ela faz o consumidor brasileiro de palhaço.

    • Guedes

      Equivocada sua colocação. UP vende menos do que Gol, pra que a VW iria tirar o Gol de cena se vende mais?

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Pra resolver isso o certo era desde o inicio ter tirado esse modelo do Gol atual e o Up ser chamado de gol aqui no Brasil, começando pelo “take gol” a 37, 38 mil completo.

        • Guedes

          Vocês tem uma visão muito romântica do mercado, me parece.

          Acham que empresa pensa em consumidor?

          Empresas visam o lucro. Se vender GOL,ônix dá lucro, elas vão vender, simples assim.

          DIESELGATE também taí pra provar isso.

          • Hugo Leonardo Dos Santos

            Mas é só uma opinião, não falei que eu vou lá apontar um fuzil na cabeça de cada responsável e dizer que tem que ser assim, não posso simplesmente compartilhar uma opinião?

            • Guedes

              Sim claro. E.eu posso discordar tbm

  • Vattt

    “suporte para celular com entrada USB no topo do painel.” Ufa que bom que tiraram os 7 airbags, controle de estabilidade e o teto solar panorâmico para colocar esse item que mais mais importante que tudo pra mim! :( sqn

  • Ik L

    Não sei se perceberam, mas o Gol 2018 tá com cara do velho Chevette hatch! Lembram dele?

    • Guedes

      Acho que é o vão da caixa de rodas no parachoques. É largo, estranho.

  • Fabio Pontarolo

    Sabendo que o Gol deve receber a plataforma NSF do Up! em 2020, o comprador do Up! 2018 que paga 55K num Up TSI como um carro do segmento e preço superior ao Gol 2018 atual pode esperar que daqui 3 anos, quando o novo Gol sair, com versão TSI e 16V, o preço do Up! será acomodado para voltar a ser o carro de entrada da marca, como era o planejado em 2014 quando o lançaram. Aí o cara que comprou o Up! como “premium “emergente vai vender o usado como de entrada descendente. Se duvidar, o novo Gol já sai com ESP de fábrica em 2020, e o up! por passar a ser o modelo mais antigo, e lançado antes de 2020, poderá ficar até 2022 com ESP apenas como opcional nas versões mais caras, ou sem ESP nem como opcional. Assim, o Novo Gol 2020 tende a ser mais seguro que o UP 2018, que nesse facelift só ganhou perfumaria, ante o esperado ESP que até novo Ka, Argo e Kwid tem/terão esse ano. Foda.

  • Raul Pereira

    ainda não me conformo em não terem nem se dado ao trabalho de mudar o design da porta, que é o mesmo do meu ex gol 2010… que tristeza, não dá pra comprar carro hoje no br

  • Rafael Straus

    Ué, o Gol não ia ser reposicionado como o carro de entrada da VW?

  • Ibrahim Shehata

    O governo Brasileiro não vai pedir para VW manter esse bagulho como fez no passado no caso do FUSCA?!!!!

  • Omega

    R$ 42 mi…. Não há duvida em comprar usado…. Honda Civic 2011 LXL por R$43 mil

  • Rafael Trindade

    Estou pensando ainda… Se compro um Gol 2018 por 55 ( com seus 104 cv ) ou se compro um Omega 2011 ( completo com 292cv ) pelo mesmo preço… Deixa eu pensar… Gol é melhor né? Afinal, dizem que ele faz 20 km/ na estrada e o Omega 2011 “apenas” 13km/l.
    zueira-mode-on

  • zeh

    aumentar preços com modelos novos chegando dona VW???…bela estratégia competir com esse modelo velho “ocos”

  • Eddie

    Comprei para o trabalho esta semana o Gol Trend 2018 1 litro básico e equipado com multimídia . Estou surpreso com esse carro, já conhecia muito bem o motor 3 cil da VW no Up, sem comentários (muito bom); me surpreendeu a precisao do cambio, a tocada em estrada, o carro faz curva muito bem e tem boa aceleração e retomada. Bom acabamento e isolamento acústico. Suspensão bem calibrada, confortável sem perder rigidez. Pensava que eu iria encontrar um carro bastante inferior ao Up, mas não, gostei desse Gol 3 cilindros. O único ponto de atenção é não ter no mínimo 4 estrelas no Latin NCAp, nota-se qua as portas são muito leves indicando pouco ou nenhum reforço lateral. Lamentável, resta aguardar o Gol G8 em 2020. No resto o carro é muito bom.

  • Ozzilo Camargo

    EA111 , no 1.6…..foi esse que deu pau direto ? e agora estão liquidando no 1.6 ? por isso ta mais barato né ?

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