*Destaque *Featured Hatches Lançamentos Linha 2019 Volkswagen

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes
Gol 2019

O Gol 2019 chega ao mercado com a principal novidade do câmbio automático de verdade. Ele não usa mais as caixas automatizadas.

A exemplo do Fox, o Gol 2019 estreia com uma gama de versões mais enxuta e novos equipamentos de série, para que o modelo seja mais competitivo perante concorrentes de peso como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.


O best seller da Volkswagen do Brasil agora foi reposicionado abaixo do VW Up para voltar a ser o modelo de entrada, conseguindo com isso preços mais competitivos e vendas maiores.

O Volkswagen Gol sempre foi um dos queridinhos do brasileiro. Introduzido em nosso mercado no ano de 1980, o hatch compacto da marca alemã já conseguiu emplacar milhões de unidades em nosso País. Entretanto, nos últimos anos o carro foi desbancado por concorrentes mais modernos.

Sobretudo depois de 2012, dá para dizer que o Gol deixou de ser a preferência dos consumidores. Naquele ano, o mercado de compactos sofreu uma revolução com a chegada dos novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que são substancialmente mais modernos e mais cativantes no visual e acabamento interno.


Para recuperar o terreno perdido, o Volkswagen Gol 2019 estreia a terceira reestilização desta quinta geração (ou terceira, dependendo do ponto de vista).

Volkswagen Gol 2019 – detalhes e novidades

Como dá para reparar, o Volkswagen Gol 2019 está “mais robusto”. A dianteira foi totalmente redesenhada e agora traz praticamente o mesmo conjunto encontrado no antigo Gol Track e também na picape Saveiro (que estreou essas linhas).

Entre as novidades, há um capô bem mais elevado e com vincos mais marcantes, além de faróis com formato maior e mais anguloso e interligado à nova grade, também mais ampla. O para-choque também foi totalmente redesenhado e conta com faróis de neblina em posição mais elevada.

As laterais seguem sem mudanças, a não ser pelas novas rodas de liga-leve e calotas. A traseira também não recebeu quaisquer alterações.

No interior, as novidades se resumem a apenas alguns detalhes de acabamento, como um novo grafismo para o painel de instrumentos e novas opções de revestimento para os bancos.

O painel do Gol 2019 segue a mesma linha do Gol 2016, que recebeu um interior renovado e novos recursos como a central multimídia.

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Na traseira, o Gol 2019 adota lanternas compactas reformuladas na última atualização, remetendo em aspecto ao modelo clássico dos anos 80. Um pouco diferente do Gol G5, mas ainda parecido.

O para-choque do Gol 2019 foi atualizado, assim como o dianteiro e há lavador/limpador do vidro traseiro com desembaçador. Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção, frisos dependendo da versão, maçanetas na cor do carro e novas rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15.

Volkswagen Gol 2019 – versões

  • Volkswagen Gol 1.0 MT 2019
  • Volkswagen Gol 1.6 MT 2019
  • Volkswagen Gol 1.6 AT 2019

Por dentro, o Gol 2019 preserva o novo painel, redesenhado na linha 2017, que tem linhas mais modernas e retilíneas, além de acabamento personalizado injetado no plástico do revestimento. Além disso, conta com suporte para celular e multimídia, que pode ser até a Composition Media, com direito ao Android Auto e Car Play, bem como ao MirrorLink.

O Gol 2019 tem ainda volante multifuncional com comanos de computador de bordo, telefonia e mídia, bem como piloto automático e sensor de chuva nas hastes. O modelo ainda pode ter sensor crepuscular, bem como retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

O ar-condicionado é manual e os bancos possuem padronagens exclusivas em cada versão. O do condutor tem ajuste em altura, enquanto a coluna de direção vem com ajustes em altura e profundidade.

O espaço interno é bom, tendo banco traseiro com opção de rebatimento total ou bipartido, bem como porta-malas com 285 litros. Cintos de segurança dianteiros tem ajuste em altura, enquanto os traseiros são de três pontos apenas nas laterais.

O Gol 2019 tem ainda cluster com computador de bordo, indicador de marcha e econômetro, bem como computador de bordo. Os comandos dos vidros traseiros são fixados no painel, reduzindo assim o custo de produção.

Popular, o Gol 2019 é feito sobre a plataforma PQ24 simplificada para reduzir custos de produção, assim como os Voyage 2019 e Saveiro 2019. Com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,46 m de altura e 2,46 m.

Pesando na faixa dos 1.000 kg, o compacto Gol 2019 tem 55 litros no tanque de combustível e é oferecido com três tipos de motor, sendo o 1.0 de até 82 cavalos, 1.6 8v e 1.6 16v.

Volkswagen Gol 2019 – equipamentos

Volkswagen Gol 1.0 e 1.6 MT 2019: equipado de série com airbags frontais, freios ABS com EBD, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, desembaçador do vidro traseiro, alerta de frenagem de emergência, suporte para celular no painel, alerta sonoro de faróis acesos, banco traseiro rebatível, entre outros.

Como opcional, dispõe do Kit Urban Completo (inclui rodas de liga-leve de 15 polegadas, vidros dianteiros e traseiros elétricos, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com função tilt down e repetidores de seta, grade frontal pintada de preto, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, chave tipo canivete com controle remoto, faróis de neblina, faróis e lanternas escurecidos, luzes de leitura, alças de segurança, para-sol com espelho iluminado e volante ajustável em altura e profundidade).

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Há ainda a opção do Kit Interatividade Media Plus (com sistema de som com 4 alto-falantes, 2 tweeters, Bluetooth, CD player e entradas USB, auxiliar e para SD card) e o Kit Interatividade Discover Media (com central multimídia com tela sensível ao toque, sensor de aproximação, Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink).

Volkswagen Gol 1.6 AT 2019: equipado de série com os mesmos itens entregues pelos modelos com transmissão manual, além de, é claro, o câmbio automático de seis marchas e o motor 1.6 16V mais potente.

Entre os opcionais, há o kit Urban Completo (com os mesmos itens do kit Urban Completo do Gol 2019 manual), além do kit Interatividade (sistema multimídia Composition Touch e computador de bordo) e o kit Interatividade Discover Media (com central multimídia com navegador GPS, Android Auto, Apple CarPlay, Mirror Link e tela sensível ao toque, computador de bordo e paddle shifts).

Volkswagen Gol 2019 – preços

  • Volkswagen Gol 2019 1.0 MT: R$ 44.990
  • Volkswagen Gol 2019 1.6 MT: R$ 51.040
  • Volkswagen Gol 2019 1.6 AT: R$ 54.580

Volkswagen Gol 2019 – motores

Na gama de motores, o Volkswagen Gol 2019 segue ofertando as mesmas unidades da gama anterior. Porém, a grande novidade fica por conta da nova configuração topo de linha com câmbio automático de seis marchas com conversor de torque, algo inédito na gama do hatch.

A versão mais em conta do Gol 2019 sai de fábrica com um motor 1.0 litro flex de três cilindros e 12 válvulas, que traz componentes feitos em alumínio, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, comando duplo variável de válvulas e sistema de partida E-Flex que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio.

Ele consegue desenvolver 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a apenas 3.000 rpm. Junto a este propulsor há um câmbio manual de cinco marchas.

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Já o VW Gol 2019 intermediário conta com o velho 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, que tem potência de 101 cv quando abastecido com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a somente 2.500 rpm. Neste caso, há somente uma transmissão manual de cinco marchas (MQ-200), a mesma do 1.0.

Por fim, o Gol 2019 automático usa um motor mais moderno, o 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros usado na Saveiro Cross, no Polo e no Virtus. Pertencente à moderna família EA-211, este propulsor traz bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável na admissão e sistema E-Flex.

São 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis marchas com conversor de torque, com trocas manuais por meio da alavanca ou paddle shifts (borboletas) atrás do volante e também modo de condução Sport.

Volkswagen Gol 2019 – desempenho

Segundo dados da Volkswagen, o Gol 2019 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e consegue atingir velocidade máxima de 167 km/h. Já no caso do Gol 2019 1.6 8V manual, a aceleração é feita em 10,4 segundos, enquanto a velocidade é limitada a 182 km/h.

Por fim, o Gol 2019 com motor 1.6 e câmbio automático atinge os 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.

O Gol 2019 tem um bom desempenho com qualquer dos motores apresentados. No 1.0, o compacto de entrada da Volkswagen apresenta boa disposição nas saídas e retomadas, surpreendendo para um hatch 1.0.

Além da boa força em baixa, graças ao torque generoso de 9,7 e 10,4 kgfm, ambos a apenas 3.000 rpm, o motor 1.0 MPI do Gol 2019 – que oferece 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm – tem ótima saída e dá conta do recado nas versões Track e Trendline.

O motor 1.0 do Gol 2019 é bem econômico, sendo um dos mais destacados do segmento e com Selo Conpet de eficiência energética. Rodando em torno de 3.000 rpm na estrada, se obtém um bom rendimento em consumo e força suficiente para manter o embalo nas ultrapassagens.

Sem duvida é o motor mais forte do segmento 1.0. O câmbio MQ-200 de cinco marchas é também muito bom, tendo engates curtos, suaves e precisos, uma marca registrada da VW desde os anos 80.

No Gol 2019, o conjunto motor-transmissão da versão 1.0 MPI (Trendline e Track) está bem integrado e trabalha redondo, fazendo médias de 8,9 km/l com etanol e 13,0 km/l com gasolina, entre cidade e estrada.

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Já o Gol 2019 com o novo motor 1.6 16v de até 120 cavalos com o novo câmbio automático mostrou um bom desempenho em nossos testes.

O Gol 2019 ficou bem mais ágil com ele, entregando bastante força em baixas rotações.Na cidade, saídas mais vigorosas e suavidade, além de conforto. Na estrada, um comportamento dinâmico melhor. Rodando a 110 km/h, o giro alcança 2.300 rpm. Retomadas e aceleração são animadoras.

O nível de ruído do motor é bom, mesmo em alta rotação. No modo Sport, o giro sobe mais de 1.000 rpm, enquanto as trocas manuais garantem um extra na condução esportiva. O motor sobe até pouco mais de 6.000 rpm, quando corta.

Direção não mudou e atende a proposta, assim como freios e estabilidade. Visualmente, o conjunto ficou interessante, apesar de ser simples. Por dentro, chama atenção o seletor de marchas de visual muito antigo.

No geral, Gol 2019 (e também Voyage) ficou melhor, embora falte pelo menos piloto automático. Boa opção para clientes PCD, foco da proposta da VW.

Volkswagen Gol 2019 – consumo

Volkswagen Gol 2019 1.0 MT

  • Consumo na cidade – 8,8 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,3 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2019 1.6 MT

  • Consumo na cidade – 7,6 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2019 1.6 AT

  • Consumo na cidade – 7,7 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,6 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.0 MPI

Preços 1.6 MSI

10.000 km

R$ 258

R$ 258

20.000 km

R$ 258

R$ 258

30.000 km

R$ 540

R$ 540

40.000 km

R$ 544

R$ 544

50.000 km

R$ 412

R$ 412

60.000 km

R$ 672

R$ 672

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes

Volkswagen Gol 2019 – ficha técnica

Motor1.0 12V MPI1.6 8V MSI1.6 16V MSI
TipoDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flex
Número de cilindros3 em linha4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm³9991.5981.598
Válvulas12816
Taxa de compressão11,5:112,1:111,5:1
Injeção eletronica de combustívelMultipontoMultipontoMultiponto
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 75 cv @ 6.250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6.250 rpmGasolina: 101 cv @ 5.250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5.250 rpmGasolina: 110 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5.750 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpmGasolina: 15,4 kgfm @ 2.500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2.500 rpmGasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasAutomática de 6 marchas com conversor de torque
Freios
TipoDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tambor
Direção
TipoHidráulicaHidráulicaHidráulica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e pneus
RodasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15
Dimensões (mm)
Comprimento total3.8973.8973.897
Largura sem retrovisores1.6561.6561.656
Altura1.4641.4641.464
Distancia entre-eixos2.4662.4662.466
Capacidades
Porta-malas (litros)285285285
Tanque (litros)555555
Carga útil com 5 passageiros mais bagagem (kg)412414424
Peso em ordem de marcha (kg)9981.0361.040
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,3450,3450,345

Volkswagen Gol 2019 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Gol 2019: preço, consumo, câmbio automático, desempenho, detalhes
Nota média 5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email