VW: Golf IX e Tiguan elétrico serão feitos em Wolfsburg

vw wolfsburg 1

A reunião do conselho de administração da VW definiu a estratégia da montadora para sua produção no fim da década e algumas coisas mudarão completamente.

Buscando cortar bilhões de euros em custos, após ganhar dezenas de bilhões em seu programa de eletrificação, a Volkswagen redefiniu alguns processos e um deles foi o fim de uma fábrica dedicada à Trinity.

A plataforma não terá mais uma planta que custaria € 2 bilhões, com os futuros carros sobre a base SSP sendo distribuídos para fábricas já existentes, como Zwickau.

Olhando para os carros mais populares, a VW definiu que o próximo Golf, o chamado Golf IX, será elétrico e feito em Wolfsburg, ao lado de um SUV elétrico, que suspeita-se ser o Tiguan elétrico.

Christian Vollmer, chefe de produção da VW, observou que a matriz fará carros de “alto volume” e a planta central da empresa é grande o suficiente para fazer isso.

Tudo isso ocorrerá a partir de 2028 devido ao atraso no desenvolvimento do programa Trinity e o Golf é o alvo principal, já que o hatch perdeu apelo junto ao público europeu nos últimos anos.

Como um player de peso, o Golf precisará inserir-se na eletrificação de forma competitiva, ainda mais que se espera uma verdadeira guerra contra as marcas chinesas nos próximos anos na Europa.

Esse novo Golf elétrico deve compartilhar muitos elementos com o Tiguan elétrico para formarem uma dupla capaz de liderar o portfólio da VW como os Model 3 e Y fazem hoje com a Tesla.

Estranhamente, estes novos Golf e Tiguan serão menores que os carros atuais e haverá mais um produto, descrito como um “SUV totalmente elétrico para o segmento A de alto volume”.

O produto supostamente seria o ID.1, um crossover que pode surgir com apenas 4,00 m ou menos, lembrando a proposta brasileira do Taigun, só que elétrico.

[Fonte: ANE]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X