VW ID.2 X será um SUV e substituirá o T-Cross na Europa em 2026

vw id2all 1

A Volkswagen colocará um fim num dos produtos mais recentes da marca alemã, o T-Cross, mas não aqui, na Europa. Por lá, o SUV compacto será substituído pelo ID.2 X, versão crossover do hatch ID.2.

O ID.2 X chegará em 2026 e assim tomará lugar do T-Cross no portfólio europeu, inclusive assumindo sua linha de montagem na Espanha, onde o modelo é fabricado atualmente.

A produção do ID.2 X poderá ser feito em Martorell, mas a informação ainda não foi confirmada pela VW, pois o ID.2, assim como ID.3 X e Cupra Raval serão feitos na planta catalã.

vw id2all 2

Christian Vollmer, chefe de produção da VW, disse: “Estamos usando a transição para a eletromobilidade como uma oportunidade para reduzir a complexidade de nossas operações de produção e aumentar ainda mais a eficiência de nossas fábricas. Estamos agrupando sistematicamente veículos baseados na mesma arquitetura em todas marcas em nossas fábricas”.

A decisão de fazer o ID.2 X como um substituto do T-Cross europeu surgiu na manhã desta sexta (29) em Wolfsburg, após a reunião do conselho de administração para definir a rede de fábricas até 2028.

vw id2all 3

Vollmer comentou: “Ao fazer isso, economizaremos investimentos significativos na integração de diferentes arquiteturas de veículos. Em vez disso, queremos que nossas fábricas produzam vários modelos diferentes com base técnica em uma arquitetura de veículo”.

O ID.2 X deverá ser um pouco maior que o ID.2, mas a vantagem dele sobre o ID.3 é a plataforma MEB-Light, porque é mais simples e barata, tendo suspensão traseira por eixo de torção e tração dianteira.

vw id2all 4

O ID.2 mede 4,05 m de comprimento e 2,60 m de entre eixos, mas o ID.2 X deve ficar na casa dos 4,10 m ou pouco mais, além dos mesmos 2,60 m ou 2,65 m de base.

Essa arquitetura é a grande aposta da VW para produzir carros elétricos para as massas, com potencial de chegar em outros lugares, como Brasil, China, Índia e México.

[Fonte: Autocar ]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X