A Volkswagen acaba de apresentar, de forma quase discreta, uma nova alternativa para quem busca uma picape funcional com muito espaço e até motorização elétrica.
Trata-se da Transporter Flatbed DoKa, uma versão com cabine dupla e caçamba aberta da nova geração da Transporter, que agora vai além dos furgões e vans para oferecer uma solução surpreendente no segmento de utilitários.
Mais interessante ainda é que esse modelo, que compartilha plataforma com a nova Ford Transit Custom, pode ser comprado tanto com motor a diesel quanto em versão 100% elétrica.
E apesar da cara de van transformada, essa picape esconde dimensões generosas: são 5,61 metros de comprimento total, com entre-eixos estendido de 3,5 metros.
Para comparação, ela é mais longa que a Amarok e aproveita esse espaço extra para oferecer uma caçamba consideravelmente maior — são 2,17 metros de comprimento e 1,94 de largura.
Na parte prática, a capacidade de carga não empolga tanto quanto as dimensões. A versão diesel pode carregar até 736 kg, enquanto a elétrica suporta 785 kg — números aceitáveis, mas inferiores ao de picapes médias tradicionais.
Ainda assim, a proposta aqui é oferecer uma alternativa versátil e robusta para uso urbano e comercial, com a vantagem da cabine dupla e grande área útil para carga.
O visual é praticamente o mesmo entre as versões a combustão e elétrica, com poucas diferenças externas além do nome Transporter ou e-Transporter na tampa traseira.
A VW não oferece acabamento aventureiro PanAmericana nesse modelo, limitando as opções a rodas de aço de 16 polegadas ou ligas opcionais do mesmo tamanho. Quem quiser um visual mais robusto pode recorrer ao mercado de personalização, como a preparadora Delta 4×4.
A gama de motores é ampla. No diesel, o propulsor 2.0 turbo está disponível em duas potências: 110 cv ou 150 cv, com tração dianteira ou integral e câmbio manual de seis marchas ou automático de oito.
Já os modelos elétricos impressionam nos números: são três versões, com potências de 136, 215 e até 286 cv. Todas contam com um motor traseiro e torque respeitável de mais de 41 kgfm, superando até os modelos a diesel nesse aspecto.
Os preços na Alemanha começam em €46.586 (cerca de R$ 267 mil) na versão diesel, podendo chegar a €56.648 (R$ 325 mil). Já a versão elétrica parte de €62.128 (R$ 356 mil) e vai até €66.316 (R$ 380 mil).
Apesar do custo elevado, a picape promete se destacar pela eficiência e pela oferta de uma versão livre de emissões — algo raro nesse tipo de veículo.
Pode até parecer um projeto de nicho, mas a VW mostra que há espaço para inovação entre os utilitários.
E com a chegada dessa picape diferenciada, fica clara a intenção da marca de explorar novos formatos em um segmento que, por aqui, ainda é dominado pelos tradicionais motores a diesel.
Será que ela teria espaço no Brasil? Potencial, com certeza, não falta.
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