VW Nivus 2023: um SUV compacto com jeitão de cupê

VW Nivus 2021

O Nivus 2023 pode ser considerado como o primeiro SUV compacto com jeitão de cupê da categoria.

Se por um lado o Volkswagen T-Cross é baseado no Virtus, com entre-eixos mais amplo e maior espaço interno, o novo Nivus 2023 é construído a partir da base do Polo.

Abaixo, você pode conferir os principais detalhes do novo VW Nivus 2023:

VW Nivus 2022 – novidades

O Nivus 2023 chegou ao mercado brasileiro em setembro de 2022, mas as notícias não foram muito boas por aqui. Fortemente afetada pela falta de componentes eletrônicos, a VW tirou algumas coisas do SUV.

A versão Comfortline, por exemplo, perdeu a Active Info Display (de 10,25 polegadas), que antes era um item opcional, assim como a multimídia VW Play. Resta apenas a Composition Touch como item de série.

Além disso, o Nivus 2023 não sofreu nenhuma alteração na lista de equipamentos, cores ou visual, mantendo também seu conjunto motor/câmbio e oferta de versões.

Leia também sobre o Nivus 2020 e o Nivus 2024.

VW Nivus 2023 – versões

A Volkswagen optou por comercializar o novo Nivus 2023 somente em duas versões de acabamento, ambas com motor 1.0 TSI flex e câmbio automático de seis marchas, resultando numa gama de configurações mais enxuta.

Veja a seguir as versões do VW Nivus 2023:

  • Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2023
  • Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2023

 

VW Nivus 2021

VW Nivus 2023 – equipamentos

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2023

Segurança: seis airbags (dois frontais para motorista e passageiro, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina), encosto de cabeça com ajuste de altura para os cinco ocupantes, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador, cintos de segurança traseiros automáticos de três pontos, bloqueio eletrônico do diferencial, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, faróis com função “Coming & Leaving Home” e luz de condução diurna em LED, fixação Isofix com Top Tether para cadeirinhas infantis no banco traseiro, alarme antifurto, entre outros.

Conforto: ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de altura, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, direção elétrica “Easy Drive” com coluna ajustável em altura e profundidade, retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, luzes de leitura dianteiras e traseiras, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch nos dianteiros, descansa-braço central com porta-objetos, saída de ar traseira e porta USB para os ocupantes traseiros, tomada 12V no console central

Visual: colunas centrais com aplique em preto fosco, lanternas traseiras em LED, rodas de liga-leve “Troia” de 16 polegadas com pneus 205/60 R16 de baixa resistência a rolagem, rack de teto longitudinal na cor preta, para-choques na cor da carroceria, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, repetidores de seta nos retrovisores, grade dianteira com detalhes cromados, bancos em tecido, entre outros.

Tecnologia: painel digital de 8 polegadas, computador de bordo com display multifuncional Plus, sistema start/stop de desligamento automático do motor em paradas curtas, sistema de som com quatro alto-falantes e antena no teto, volante multifuncional com comandos de som e telefone, volante multifuncional com “paddle shifts”, suporte para celular com tomada USB para carga no painel, entre outros.

Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2023

Segurança: recebe alerta de frenagem de emergência, piloto automático adaptativo “ACC” com função de frenagem de emergência e sistema de monitoramento frontal, sistema de frenagem de emergência anti-colisão frontal até 50 km/h, frenagem automática pós-colisão, faróis de neblina em LED com função “Cornering Light”, faróis em LED, detector de fadiga do motorista,

Conforto: agrega ar-condicionado eletrônico “Climatronic”, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, chave presencial, partida do motor por botão, retrovisor interno eletrocrômico, porta-luvas refrigerado, entre outros.

Visual e acabamento: rack longitudinal de teto na cor prata, rodas de liga-leve “Cassino” de 17 polegadas com pneus 205/55 R17, tapetes adicionais em carpete, bancos revestidos em couro sintético, entre outros.

Tecnologia: carregador de celular sem fio, painel de instrumentos Active Info Display digital, indicador de controle da pressão dos pneus, central multimídia Volkswagen Play com tela sensível ao toque de 10 polegadas, entrada USB no console central dianteiro, entre outros.

VW Nivus 2021

VW Nivus 2023 – opcionais

A Volkswagen retirou os opcionais das duas versões, deixando ambas com um pacote fechado de equipamentos, sem opcionais.

VW Nivus 2023 – preços

Veja a seguir os preços do novo Nivus 2023:

  • Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2023 – R$ 121.670
  • Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2023 – R$ 138.390

VW Nivus 2023 – cores

Ao todo, a linha do novo Volkswagen Nivus conta com nove opções de cores, sendo uma delas uma exclusividade do modelo topo de linha Highline 200 TSI.

Veja abaixo as cores do Nivus Comfortline:

  • Preto Ninja (sólida, sem custo adicional);
  • Branco Cristal (sólida, por R$ 490 adicionais);
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.585 adicionais);
  • Azul Biscay (metálica, por R$ 1.585 adicionais);
  • Vermelho Sunset (especial, por R$ 1.585 adicionais);

Além das cores acima, o Nivus Highline ainda tem as seguintes opções:

  • Branco Cristal com teto Preto Ninja (sólida, sem custo adicional);
  • Vermelho Sunset com teto Preto Ninja (especial, por R$ 1.585 adicionais);
  • Cinza Moonstone com teto Preto Ninja (especial, por R$ 1.230 adicionais);
  • Cinza Moonstone (especial, por R$ 1.230 adicionais) – exclusiva do Highline;

VW Nivus 2023 – PcD

Ao contrário do T-Cross, o novo VW Nivus não contava com uma versão exclusiva para pessoas com deficiência (PcD).

Ou seja, visto que a variante de entrada do utilitário-esportivo ultrapassa os R$ 70 mil, ele só se encaixa na isenção de IPI, mas não no desconto referente a ICMS, IPVA e rodízio municipal, por exemplo.

VW Nivus 2023 – motor

VW Nivus 2021

O motor que equipa o novo Nivus 2023 é um conhecido entre os consumidores de carros Volkswagen no mercado brasileiro.

Todas as configurações do SUV cupê compacto saem de fábrica com o propulsor 1.0 TSI (conhecido pela sigla 200 TSI), acoplado ao câmbio automático Tiptronic de seis velocidades.

Ele consegue desenvolver 116 cavalos de potência com gasolina e 128 cv com etanol, a 5.500 rpm. Já o torque é de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis, entregue entre 2.000 e 3.500 giros.

Junto a este propulsor está o câmbio automático Tiptronic de seis velocidades (AQ250), com conversor de torque. A tração é sempre dianteira.

VW Nivus 2023 – consumo

De acordo com os números aferidos e divulgados pelo Inmetro, o consumo de combustível do novo VW Nivus 2023 é o seguinte:

Etanol

  • Consumo de 8,3 km/l na cidade;
  • Consumo de 10,1 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 12,1 km/l na cidade;
  • Consumo de 14,2 km/l na estrada.

VW Nivus 2023 – desempenho

A Volkswagen divulga os seguintes números de desempenho do Nivus 200 TSI AT:

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos;
  • Velocidade máxima de 189 km/h;
  • Aceleração de 0 a 1.000 metros em 31,4 segundos;
  • Retomada de 80 a 120 km/h em 7,2 segundos.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 184 km/h;
  • Aceleração de 0 a 1.000 metros em 32,1 segundos;
  • Retomada de 80 a 120 km/h em 7,8 segundos.

 

VW Nivus 2023 – garantia e revisões

Assim como os outros carros de passeio da Volkswagen, o novo Nivus 2023 conta com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

Ele também é “membro” do programa Revisão de Série da marca alemã, que inclui as três primeiras revisões gratuitas. Ou seja, até os 30 mil quilômetros rodados ou três anos de uso (o que ocorrer primeiro), o proprietário do modelo não terá qualquer custo com as revisões do carro.

Outra novidade é que o proprietário do novo Nivus 2023 poderá agendar as revisões através da tela da nova central multimídia VW Play, que é opcional no modelo Comfortline e de série no Highline.

Veja abaixo os valores das revisões do Volkswagen Nivus 2023:

  • 10.000 km – gratuita
  • 20.000 km – gratuita
  • 30.000 km – gratuita
  • 40.000 km – R$ 1.381,86
  • 50.000 km – R$ 712,46
  • 60.000 km – R$ 802,46

VW Nivus 2023 – ficha técnica

Motor

1.0 TSI Flex

Tipo

Dianteiro, transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm3

999

Válvulas

12

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

116 cavalos com gasolina e 128 cv com etanol, a 5.500 rpm

Torque Máximo

20,4 kgfm, de 2.000 a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automático Tiptronic de seis marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 16 ou 17 polegadas

Pneus

205/60 R16 ou 205/55 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.266

Largura sem retrovisores (mm)

1.757

Altura (mm)

1.493

Distância entre os eixos (mm)

2.566

Capacidades

Porta-malas (litros)

415

Tanque (litros)

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

451

Peso em ordem de marcha (kg)

1.199

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

VW Nivus 2023 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.