Como se sabe, hoje é o último dia útil para que motoristas autônomos e profissionais façam o exame toxicológico no país, sendo que no último levantamento do governo federal, cerca de um terço dos mais de 11 milhões de condutores de veículos comerciais ainda não o realizaram.
O exame indica o uso de substâncias ilícitas usadas por muitos motoristas de caminhão para se manterem acordados por mais tempo ao volante, colocando em risco sua segurança e a de terceiros, numa ação que é difícil de ser coibida, mesmo com as pesadas punições da não realização do teste.
Todavia, mesmo assim, surgem algumas ações para tentar minimizar o quadro e uma delas é a da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a conhecida VWCO. Ela, ao lado da Livelo, criou o projeto Trucker Napp, que cria compensações para os motoristas que descansarem durante as viagens.
O projeto ainda é piloto e será feito com a transportadora Carsten por três meses, sendo que a ideia é o monitoramento das horas de sono, feito por meio de relógios inteligentes.
Estes serão conectados a um sistema de pontuação que recompensa horas de sono com pontos Livelo, que podem, inclusive, serem trocados por dinheiro na conta bancária.
O objetivo é que, quanto mais horas de sono de qualidade o motorista tem, mais benefícios ele ganha. A compensação financeira não será a única bonificação, pois os motoristas poderão optar por descontos em produtos e serviços, em redes como Drogasil, Droga Raia, Pão de Açúcar, C&A, Sodimac, Extra e no e-commerce da Amazon Brasil, entre outros.
Um multiplicador de pontos no app da Livelo permitirá ao motorista acumular mais pontos com mais horas de sono nas viagens. Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina, 42% dos acidentes de trânsito no país estão relacionados ao sono.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!