VW propõe horas de sono para motoristas de caminhão em troca até de dinheiro

vwco sono
vwco sono

Como se sabe, hoje é o último dia útil para que motoristas autônomos e profissionais façam o exame toxicológico no país, sendo que no último levantamento do governo federal, cerca de um terço dos mais de 11 milhões de condutores de veículos comerciais ainda não o realizaram.

O exame indica o uso de substâncias ilícitas usadas por muitos motoristas de caminhão para se manterem acordados por mais tempo ao volante, colocando em risco sua segurança e a de terceiros, numa ação que é difícil de ser coibida, mesmo com as pesadas punições da não realização do teste.

Todavia, mesmo assim, surgem algumas ações para tentar minimizar o quadro e uma delas é a da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a conhecida VWCO. Ela, ao lado da Livelo, criou o projeto Trucker Napp, que cria compensações para os motoristas que descansarem durante as viagens.

O projeto ainda é piloto e será feito com a transportadora Carsten por três meses, sendo que a ideia é o monitoramento das horas de sono, feito por meio de relógios inteligentes.

Estes serão conectados a um sistema de pontuação que recompensa horas de sono com pontos Livelo, que podem, inclusive, serem trocados por dinheiro na conta bancária.

O objetivo é que, quanto mais horas de sono de qualidade o motorista tem, mais benefícios ele ganha. A compensação financeira não será a única bonificação, pois os motoristas poderão optar por descontos em produtos e serviços, em redes como Drogasil, Droga Raia, Pão de Açúcar, C&A, Sodimac,  Extra e no e-commerce da Amazon Brasil, entre outros.

Um multiplicador de pontos no app da Livelo permitirá ao motorista acumular mais pontos com mais horas de sono nas viagens. Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina, 42% dos acidentes de trânsito no país estão relacionados ao sono.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 61% das respostas (368 pessoas) indicaram preferir que publiquemos uma quantidade menor de notícias por dia, mais selecionadas.

Agora, queremos saber: como você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X