VW T-Cross decepciona em segurança no Euro NCAP com apenas três estrelas

t cross ncap europa
t cross ncap europa

O Volkswagen T-Cross já recebeu cinco estrelas no Latin NCAP e se esperava que o modelo europeu, menor, fizesse o mesmo no velho continente, porém, não foi bem assim…

O T-Cross , feito na Espanha, perdeu pontos importantes no Euro NCAP e ficou com apenas três estrelas na classificação do instituto, com 74% de proteção para adultos, 81% para crianças, 60% para pedestres e 57% em sistemas de segurança.

Apesar de ser bom em quase todos os parâmetros, com o compartimento de passageiros estável no teste de impacto frontal, ou proteção boa para todas as regiões críticas do corpo do motorista, ele foi marginal para o tórax do passageiro traseiro.

Tanto no teste de barreira lateral quanto no impacto lateral mais severo contra poste, o T-Cross teve boa proteção fornecida a todas as áreas críticas do corpo e obteve a pontuação máxima nesta parte da avaliação.

Veja também

Além disso, no teste de impacto frontal em avaliação de crianças, as forças de tração no pescoço do boneco de 10 anos indicaram proteção marginal no T-Cross.

No teste de barreira lateral, a proteção da cabeça do boneco de 10 anos também foi classificada como marginal, com base nas leituras de aceleração do boneco.

No T-Cross existe um sistema indireto de “detecção de presença de crianças”, que emite um aviso ao reconhecer que uma criança ou bebê pode ter sido deixado no veículo.

Todavia, a proteção da cabeça de um pedestre ou ciclista atropelado foi, em grande parte, boa ou adequada, com resultados ruins registrados nas colunas rígidas do para-brisa e na base do para-brisa.

Em testes de impactos a pedestres, o sistema teve um desempenho somente marginal e não oferece proteção aos que estão na traseira do automóvel.

O sistema também apresentou desempenho marginal em testes de reação a ciclistas, sem proteção contra “dooring”, em que uma porta é aberta na trajetória de um ciclista que se aproxima por trás. A resposta do sistema AEB a motociclistas foi fraca.

Em resumo, decepcionou mais em proteção de pedestres e sistema de auxílio ao condutor, o que fez o T-Cross europeu ficar bem atrás na comparação com o mercado.

Volkswagen T-Cross – 6 airbags

Euro NCAP Crash & Safety Tests of VW T-Cross 2025

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.