O Volkswagen Tera chegou como o primeiro de uma nova linha de carros compactos da marca alemã, com formas e estilo que possivelmente veremos nos próximos lançamentos nacionais do fabricante.
Podemos esperar por uma picape, a ser feita em São José dos Pinhais, mas o Tera poderia dar origem também a um sedã compacto de entrada, caso houvesse demanda para tal, o que não parece acontecer.
Como o Voyage saiu de cena sem um sucessor de fato, já que o Virtus fica acima e sem nunca ter colocado o motor 1.0 MPI no cofre, um derivado do Tera poderia ser essa opção.
Pensando nisso e em como o Tera tem a missão de suceder Fusca e Gol, Kleber Silva do @kdesignag fez uma projeção do crossover em formato de sedã, que teria entre as vantagens, um porta-malas de 500 litros, 20 a mais que o antigo Voyage.
Na projeção, o Tera Sedan aproveita a elevação da linha de cintura na traseira para reforçar o destaque das colunas C, bem largas e elevadas, que dão mais personalidade ao sedã, bem menos tradicional que o Voyage, por exemplo.
Inclinadas acentuadamente sobre a pequena tampa do porta-malas, as colunas C do Tera Sedan deixam o modelo mais fluido, enquanto a traseira incorporaria o mesmo conjunto ótico do SUV compacto, com para-choque envolvente e limpo.
Aliás, essa Tera Sedan tem um visual mais clean em relação ao Voyage e também ao Virtus, com menos vincos retilíneos e formas mais suaves, deixando-o mais atraente.
Para um sedã como este, que teria como um dos alvos a exportação para América Latina e África, a mecânica compartilhada com o Tera seria aceitável, com versões 1.0 MPI de 84 cavalos e 1.0 TSI com até 116 cavalos no Brasil, mas entregando 77 e 109 cavalos em outros países.
O câmbio automático de seis marchas, mais o tradicional manual, dariam ao Tera Sedan um bom pacote para ser acessível e prático. Como SUV, sedã e picape, a família Tera teria tudo para substituir bem a família Gol.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!