A Volkswagen China oficializou o Tharu XR que, apesar do nome, assim como o Lavida XR, não é o carro que pensamos ser, mas um modelo menor. Nesse caso, um T-Cross esticado pelos chineses e que tem até motor 1.5 aspirado.
O Tharu XR mede 4,355 m de comprimento, 1,762 m de largura, 1,605 m de altura e 2,651 m de entre eixos, a única medida padrão em sintonia com o T-Cross que conhecemos.
O modelo surge numa estratégia da VW China de fazer um “downgrade” de produto, sem necessariamente empobrecer o modelo padrão, tendo feito isso com o Lavida XR, que é o nosso Virtus e não o sedã médio local, semelhante em proposta ao Jetta mexicano.
Este Tharu XR tem duas opções de motor e esqueça o 1.0 TSI entre elas. As versões mais baratas usam o EA211 1.5 MSI de 110 cavalos e 15,8 kgfm, enquanto as mais caras usam o EA211 1.5 TSI Evo 2 com 160 cavalos e 25,5 kgfm, sendo esse de ciclo Miller e superior ao 1.4 TSI nacional.
O que se sabe é que a transmissão será Tiptronic de seis marchas no 1.5 MSI e DSG de sete marchas no 1.5 TSI, tendo somente tração dianteira. Por ser maior, o Tharu XR oferece, além do espaço padrão do T-Cross, um bagageiro com 445 litros, que pode chegar a 1.443 litros.
Por lá, ele custará a partir de 158.600 yuans ou R$ 122 mil. Lá, o T-Cross (Taigun) parte de 115.900 yuans ou R$ 89.210, numa conversão direta para o real.
Tendo volante padrão, o interior do Tharu XR tem ainda cluster digital, multimídia com tela grande, teto solar panorâmico, sete airbags e assistentes de motorista, entre outros.
O VW Tharu XR é mais um reforço na estratégia da marca de ainda se manter no topo entre os carros a combustão na China, garantindo sua fatia de um bolo que está perdendo fatias rapidamente com a ascensão dos elétricos no país asiático.
Volkswagen Tharu XR 2025 – Galeria de fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!