Windrose: Empresa chinesa vai vender este caminhão elétrico para competir com o Tesla Semi

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Provavelmente você nunca ouviu falar na Windrose, mas este nome, associado com um fabricante chinês de caminhões elétricos, quer seguir os passos da BYD, MG, NIO e GWM pelo mundo, mirando uma estrada onde a Tesla quer ser a líder.

Com seu caminhão chamado simplesmente de Windrose EV, a quer atuar no segmento de caminhões extrapesados, os chamados “Semi” nos EUA. No caso do modelo, ele tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 49 toneladas.

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Isso é mais que as 35 toneladas transportadas pelo Tesla Semi , que atualmente atende clientes famosos. Todavia, o desenvolvimento e produção do Windrose EV passa pela não menos famosa Decathlon, a conhecida loja de moda e acessórios fitness.

Tendo visual muito próximo do Tesla Semi, o Windrose EV também tem cabine com posto do motorista central, tendo este duas telas digitais de instrumentação e infoentretenimento, bem como dois displays digitais para as imagens das câmeras externas de função retrovisor.

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O espaço da cabine conta ainda com banco para acompanhante, cama, armários e todo o conforto para o motorista, além de duas portas de acesso laterais, recuadas devido ao design do cockpit, tal como no americano.

Com  baterias de lítio de 729 kWh que garantem autonomia de 600 km, o Windrose EV começou a ser testado pela Decathlon no porto de Dunquerque, na França, levando as cargas da empresa de artigos esportivos.

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A produção do Windrose EV, assim como da NIO, é terceirizada e feita pela Anhui Jianghuai Automotive Group, que todos aqui conhecem como JAC Motors. Ou seja, a fabricação será executada em Hefei.

O caminhão elétrico da Windrose é uma proposta interessante para o transporte de cargas de empresas que buscam focar na baixa emissão de carbono parta vender seus produtos.

Até mesmo puxar semirreboques de veículos, as chamadas cegonhas, valeria para um fabricante, especialmente chinês, abater da conta do poço à roda, a emissão não emitida pelo Windrose EV.

Windrose EV – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X