WRX STI S210 Prototype: Subaru finalmente ressuscita o WRX STI, mas com câmbio CVT e sem diferencial de deslizamento limitado

subaru wrx sti s210 prototype (3)
subaru wrx sti s210 prototype (3)

A Subaru revelou o WRX STI S210 Prototype no Salão Automóvel de Tóquio 2025, reacendendo o legado do icônico nome STI, mas com uma omissão notável: o diferencial de deslizamento limitado.

Considerado uma evolução do raro WRX STI S209, o S210 oferece melhorias no desempenho e no design, embora algumas escolhas possam dividir os fãs mais puristas da marca.

O modelo é equipado com uma versão ajustada do motor turbo de 2.4 litros FA24, encontrado no WRX. A Subaru está mirando uma potência de 296 cavalos e 36 kgfm de torque, representando um aumento de 25 cavalos em comparação com o WRX padrão.

Para alcançar esses números, a Subaru introduziu um novo sistema de admissão com dutos aprimorados, um filtro de ar especial e um sistema de exaustão projetado para reduzir a resistência com uma câmara em formato de bala de canhão.

Veja também

subaru wrx sti s210 prototype (2)
subaru wrx sti s210 prototype (2)

Uma das mudanças mais significativas no S210 é a inclusão da Subaru Performance Transmission, uma transmissão CVT ajustada para simular trocas de marcha que, segundo a montadora, intensificam o prazer de dirigir.

No entanto, a ausência do Driver’s Control Center Differential (DCCD), um diferencial central ajustável que sempre foi parte essencial do DNA STI, é um ponto polêmico.

Para compensar, o S210 recebeu amortecedores eletrônicos ajustáveis, molas especiais e novos estabilizadores traseiros. O sistema de frenagem inclui pinças Brembo de 6 pistões na dianteira, discos perfurados e pastilhas otimizadas.

No exterior, o S210 reflete sua conexão com as pistas, incorporando peças aerodinâmicas inspiradas nos carros de corrida da Subaru no Nürburgring.

O modelo conta com rodas de 19 polegadas exclusivas para a dianteira e traseira, envolvidas por pneus Michelin, além de um spoiler traseiro seco de fibra de carbono com o emblema STI.

Por dentro, os assentos Recaro elétricos com encostos de carbono e o acabamento em preto com detalhes vermelhos reforçam a sensação esportiva.

A Subaru confirmou que o S210 entrará em produção, com mais detalhes previstos para serem revelados na primavera. Assim como o S209, o S210 será uma edição limitada, com apenas 500 unidades planejadas.

Ainda não se sabe se o modelo estará disponível nos Estados Unidos, o que pode frustrar os fãs da marca que aguardam por uma verdadeira STI.

Enquanto o S210 Prototype oferece uma visão moderna da herança STI, a ausência de um diferencial limitado pode impactar sua recepção entre os entusiastas.

Resta saber como o mercado reagirá a essa nova tentativa da Subaru de manter vivo o espírito de rally em tempos de mudanças no setor automotivo.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.