
Publicamos aqui no Notícias Automotivas, no último dia 3 de outubro, o relato viral do dono de um Xiaomi SU7, elétrico da empresa, dizendo que seu carro saiu andando sozinho da garagem.
Até mesmo imagens de câmera interna da casa ele disponibilizou.
O caso rapidamente ganhou repercussão internacional após o proprietário divulgar imagens de câmeras de segurança mostrando o carro saindo da vaga aparentemente por conta própria.
A fabricante chinesa decidiu se pronunciar oficialmente nesta semana e divulgou os resultados da investigação nas redes sociais.
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Segundo a Xiaomi, uma equipe especializada revisou os dados internos do veículo, além dos registros de operação via smartphone, com a autorização do proprietário.
De acordo com o levantamento, o movimento inesperado foi causado por um comando da função Remote Parking Assist (RPA), enviado a partir de um iPhone 15 Pro Max.
O sistema, que permite ao carro sair da vaga sem ninguém dentro, teria sido ativado via Bluetooth, o que só é possível quando o celular autorizado está nas proximidades do veículo.
Durante os primeiros contatos com o suporte da marca, houve confusão nos termos técnicos utilizados.
Isso gerou interpretações equivocadas sobre qual dispositivo teria emitido o comando, alimentando dúvidas e teorias entre os usuários da internet.
Após a divulgação dos dados completos, o próprio dono do carro confirmou a versão da Xiaomi.
Usando o apelido @大橘子的小菠萝 na rede social Weibo, o proprietário publicou: “Sou o dono envolvido. As informações acima são precisas. A equipe da Xiaomi Auto revisou todos os dados comigo presencialmente e não houve erro. Agradeço o profissionalismo e o atendimento da Xiaomi. Por favor, não espalhem boatos. Obrigado.”
O vice-presidente da Xiaomi Auto, Li Xiaoshuang, compartilhou a publicação do dono e reforçou o esclarecimento com um recado direto: “Conforme esclarecido acima, por favor, tomem nota.”
Antes da conclusão da apuração, o dono do SU7 havia solicitado que a empresa fornecesse todos os registros completos da operação, em vez de apenas trechos.

A Xiaomi atendeu ao pedido e confirmou que o episódio não foi causado por falha técnica ou defeito no carro, mas sim por um comando legítimo enviado via app.
Apesar do susto, não houve feridos nem danos materiais. Ainda assim, o incidente acendeu um alerta sobre a segurança das funções remotas em veículos elétricos conectados.
Especialistas do setor destacaram que recursos como o RPA são extremamente úteis em situações de estacionamento apertado, mas também exigem salvaguardas robustas e total transparência sobre como e quando são ativados.
A discussão levanta uma questão importante para o futuro da condução assistida: até que ponto os sistemas automatizados podem ser considerados seguros se dependem de conexões via Bluetooth ou comandos de celulares que podem ser acidentalmente acionados?
A Xiaomi garante que seguirá aprimorando a segurança e a comunicação com os usuários, enquanto o caso do SU7 vira exemplo global sobre os desafios de um carro cada vez mais conectado.
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