Xiaomi diz que é “totalmente normal” que os freios de seu novo SUV peguem fogo

xiaomi freios fogo (2)
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A Xiaomi pode estar vivendo uma fase de ouro no setor automotivo, mas até mesmo os melhores momentos podem trazer surpresas indesejadas.

Após impressionar com o SU7 em Nürburgring e registrar quase 300 mil reservas para o SUV YU7 em apenas uma hora, a marca chinesa agora enfrenta um episódio desconfortável envolvendo seu modelo mais potente: o YU7 Max.

Durante um evento para a imprensa na última sexta-feira, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando o YU7 Max parado nos boxes de um autódromo com os freios literalmente em chamas.

xiaomi freios fogo (3)
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A cena preocupante revela um técnico medindo a temperatura das pastilhas de freio, que estavam atingindo nada menos que 619 graus Celsius — o equivalente a mais de 1.140 graus Fahrenheit, ficando a poucos graus do ponto de fusão do alumínio.

Vale lembrar que o YU7 Max é um SUV superesportivo com dois motores elétricos que entregam 682 cavalos de potência e 88,6 kgfm de torque.

Todo esse desempenho, é claro, exige um sistema de freios à altura. No entanto, ao que tudo indica, a situação de superaquecimento não foi causada por falha mecânica, mas sim por um uso fora do padrão.

Em resposta ao vídeo, a Xiaomi explicou que os freios usados no teste são compostos por materiais orgânicos com baixo teor metálico, que podem pegar fogo quando a temperatura ultrapassa os 600 graus Celsius .

Segundo a marca, mesmo em chamas, os freios continuaram funcionando normalmente.

Outro ponto importante destacado pela empresa é que o carro estava com o sistema de frenagem regenerativa desativado.

O YU7 Max oferece um modo de condução chamado “Master Mode”, que inclui a função “Enhanced Energy Recovery”, capaz de aplicar até 0,2G de desaceleração sem acionar os freios de atrito.

xiaomi su7 ultra (1)
xiaomi su7 ultra (1)

Sem esse auxílio, todo o trabalho de frenagem recaiu sobre o sistema convencional, o que, somado ao peso do veículo — cerca de 2,3 toneladas —, explica o nível de estresse enfrentado pelos componentes.

A Xiaomi aproveitou ainda para diferenciar este caso dos incidentes com o sedã SU7 no fim do ano passado, quando duas unidades sofreram falhas graves de freio resultando em acidentes.

Na ocasião, os componentes utilizados não eram voltados para uso esportivo. Já no caso do YU7 Max, os freios foram projetados para aplicações mais extremas, embora o uso inadequado possa gerar situações como a registrada no vídeo.

xiaomi su7 ultra amarelo
xiaomi su7 ultra amarelo

Mesmo com o esclarecimento, o episódio coloca a Xiaomi em uma posição delicada, justamente em um momento de forte crescimento e ambição no mercado automotivo global.

A promessa de alta performance em carros elétricos precisa vir acompanhada de confiança em todos os sistemas — especialmente quando a segurança está em jogo.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.