Xpeng é outra chinesa que planeja produzir na Europa

xpeng mona 03 1
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A pressão da União Europeia sobre as marcas chinesas continua alta no velho continente e a única saída para os fabricantes do gigante asiático é produzir localmente, um caminho parecido com o que está acontecendo no Brasil.

Por lá, a Xpeng decidiu que o melhor é construir uma planta de produção em algum dos países do bloco, de modo a evitar a sobretaxa de até 36% para carros elétricos no continente.

A Xpeng está à procura de uma fábrica na Europa, tornando-se o mais recente fabricante chinês de veículos elétricos a tentar mitigar o impacto das tarifas de importação através da construção de uma fábrica.

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Parceiro chinês do Grupo Volkswagen , a Xpeng está nos estágios iniciais de escolha de um local na União Europeia como parte de seu plano futuro de localização da produção, segundo o CEO He Xiaopeng em entrevista à Bloomberg.

A empresa planeja construir em uma das áreas com riscos de trabalho relativamente baixos, o que significa ter um elevado nível de automação.

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Ao estabelecer uma unidade de produção na Europa, a Xpeng juntar-se-ia aos fabricantes chineses de veículos eléctricos, como BYD, Chery e Geely, que planejam construir fábricas por lá.

No mercado interno chinês, a Xpeng não está na posição ideal, porque as vendas estão estagnadas, os preços dos veículos estão caindo devido à guerra de preços…

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Desde o início de janeiro deste ano, os preços das ações da empresa caíram pela metade e a montadora entregou cerca de 50 mil veículos no primeiro semestre, cerca de um quinto das vendas mensais da BYD.

Atualmente, o ponto positivo da Xpeng é a parceria com a VW, a gigante alemã comprou uma participação minoritária na Xpeng. Centenas de funcionários da montadora alemã trabalham agora em sua sede em Guangzhou.

xpeng g9
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Isso poderá permitir que a Xpeng tenha uma boa expansão para fora da China, usando a estrutura da Volkswagen. Países como Brasil, México, Argentina e África do Sul, por exemplo, poderiam servir de suporte para isso com as plantas locais da VW.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X