Youtuber quer pilotar carro de F1 de ponta cabeça na vida real

mansell f1 cabeça para baixo 3
mansell f1 cabeça para baixo 3

O sobrenome é de campeão de Fórmula 1 e, se hoje ele entrasse na categoria, seria certamente um filho ou sobrinho do inesquecível Nigel Mansell, mas esse não é o caso de Scott Mansell.

Apesar do sobrenome famoso, a única coisa em comum com o velho Nigel, além disso, é ser um automobilista inglês e podemos adicionar a isso tudo um carro de Fórmula 1.

Mesmo sem nunca ter competido na categoria que fez seu sobrenome ficar famoso, Scott Mansell quer ficar famoso com um F-1, mesmo que seja literalmente de cabeça para baixo.

mansell f1 cabeça para baixo 4
mansell f1 cabeça para baixo 4

Scott Mansell quer ser o primeiro piloto a bordo de um Fórmula 1 a rodar com o mesmo numa pista invertida verticalmente, ou seja, de ponta cabeça.

Como se sabe, a capacidade de downforce de um carro de Fórmula 1 é tão elevada que um bólido monoposto da categoria poderia teoricamente rodar de cabeça para baixo a 250 km/h.

Bom, esse era um cálculo de muitos anos atrás e, de lá para cá, os carros ficaram mais rápidos e colados ao chão, o que significa que poderiam fazer até em menor velocidade, no caso 210 km/h.

mansell f1 cabeça para baixo 2
mansell f1 cabeça para baixo 2

Atualmente, um monoposto da F-1 pesa em média 798 kg, mas o efeito solo chega a 4.000 kg de pressão para baixo.

Mas, como andar de cabeça para baixo? A resposta é um túnel longo o suficiente para que o carro alcance a velocidade ideal para andar de cabeça para baixo.

Dessa forma, o carro sairia no plano horizontal e depois usaria as paredes curvadas do túnel para alcançar o teto e assim, estar literalmente de cabeça para baixo.

mansell f1 cabeça para baixo 1
mansell f1 cabeça para baixo 1

Mas, colocar um carro de F1, pura e simplesmente para andar de cabeça parta baixo não é nada fácil.

Assim, Mansell encontrou o Empire Wraith, feito por Willem Toet, ex-engenheiro aerodinâmico da Scuderia Ferrari.

Com 311 kg, Toet projetou as superfícies para apenas 622 kg de pressão, sendo isso o suficiente para Mansell andar de cabeça para baixo.

No entanto, o túnel não foi encontrado por conta de iluminação e equipamentos viários, então, Mansell está construindo um túnel para conseguir rodar por 5 segundos numa posição invertida. Conseguirá? Veremos…

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias F1

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X