
Uma concessionária da Tesla em Quebec fez um pedido surpreendente de quase US$ 20 milhões em subsídios públicos ao alegar que vendeu mais de 4.000 carros elétricos em um único fim de semana, logo após o governo federal anunciar o encerramento do programa de incentivos para EVs em janeiro.
Registros divulgados pelo Transport Canada mostram um aumento drástico nas vendas durante as 72 horas que seguiram o anúncio do fim dos fundos para o programa de descontos.
Quatro concessionárias da Tesla se destacaram pelo volume de vendas no período – duas em Toronto, uma em Vancouver e a unidade de Quebec. Elas passaram de vender algumas dezenas de carros por dia para registrar até 2.500 vendas em um único sábado, de acordo com os dados.
No total, essas quatro concessionárias da Tesla relataram a venda de 8.600 veículos elétricos, permitindo-lhes reivindicar mais de US$ 43 milhões em descontos durante o fim de semana de 10 a 12 de janeiro.
Isso corresponde a mais da metade dos US$ 71,8 milhões ainda disponíveis no programa na manhã de sexta-feira. Na segunda-feira seguinte, o governo informou que os fundos haviam se esgotado e que o programa iZEV estava oficialmente encerrado.

Como tantas vendas foram registradas em tão pouco tempo?
Ainda não está claro como essas concessionárias conseguiram registrar tantas vendas em um curto período, considerando as regras do programa e os desafios logísticos de entregar tantos veículos tão rapidamente.
Segundo as diretrizes do Transport Canada, os pedidos de reembolso devem ser feitos antes da entrega do carro ao cliente, o que indicaria que o aumento nos pedidos não poderia ser apenas um acúmulo de papelada de vendas anteriores. No entanto, após ser questionado sobre o caso, o Transport Canada admitiu que essa regra não estava sendo rigidamente aplicada e que algumas solicitações de desconto foram feitas para carros vendidos anteriormente – sem especificar quantas.
A Tesla não respondeu aos pedidos de comentários, e a reportagem também não conseguiu contato com as quatro concessionárias envolvidas.
A “Black Friday” dos elétricos
Especialistas apontam que um aumento repentino de vendas era esperado, já que consumidores indecisos ou que planejavam comprar um EV no futuro podem ter corrido para aproveitar o desconto antes do fim do programa.
O programa iZEV, agora encerrado, oferecia até US$ 5.000 para a compra de um EV ou híbrido plug-in com preço máximo de US$ 55.000. Os descontos eram aplicados diretamente na compra, com as concessionárias sendo reembolsadas pelo governo depois.
Desde seu lançamento em 2019, o programa subsidiou mais de meio milhão de veículos elétricos, ajudando a elevar a participação de EVs nas vendas de carros novos no Canadá de 2,9% em 2019 para 15,4% no último trimestre de 2024.
Muitos no setor esperavam que o programa fosse renovado, mas, em meio à turbulência política no início do ano – com a renúncia da então ministra das Finanças, Chrystia Freeland, e o anúncio da saída do primeiro-ministro Justin Trudeau – o iZEV ficou sem financiamento e sem planos para sua continuidade. O Transport Canada ainda mantém o programa oficialmente “suspenso”.

Uma explosão de vendas sem precedentes
O fim de semana final do programa iZEV registrou os dois maiores dias de vendas da história do incentivo. No sábado, 6.144 EVs foram vendidos, triplicando o recorde anterior de dezembro de 2024.
A concessionária da Tesla em Quebec liderou a lista, alegando a venda de 2.558 EVs em um único dia. Em segundo lugar ficou a Tesla de Etobicoke, em Toronto, que registrou 1.709 vendas no sábado e 2.528 no fim de semana, mais do que todas as vendas registradas anteriormente sob o programa. O governo reembolsou mais de US$ 12,5 milhões apenas para essa concessionária naquele fim de semana.
Funcionários da Tesla Etobicoke se recusaram a comentar os números, mas afirmaram que o desconto do iZEV só era aplicado quando o cliente retirava o veículo, e não no momento da compra online.
No entanto, surgem dúvidas sobre a logística envolvida. O estacionamento da concessionária em Etobicoke tem menos de 200 vagas, tornando difícil imaginar como mais de 1.700 carros poderiam ter sido entregues em um único dia.
Questionado sobre o aumento repentino nos pedidos de desconto, o Transport Canada afirmou que os pedidos devem ser submetidos antes da entrega do veículo para garantir que ele e o comprador sejam elegíveis e que os fundos ainda estejam disponíveis. Mas admitiu que, entre os dias 10 e 12 de janeiro, “o programa iZEV recebeu pedidos para veículos que já haviam sido entregues ou estavam prestes a ser entregues”.
O Transport Canada não explicou por que a política de requerer a solicitação antes da entrega não foi rigidamente aplicada.
Falha de planejamento ou tolerância intencional?
Joanna Kyriazis, diretora de assuntos públicos da Clean Energy Canada, sugere que o Transport Canada pode ter esperado que o governo renovasse os fundos do programa.
Quando perceberam que isso não aconteceria, enviaram um aviso de última hora às concessionárias.
“Não acho que o Transport Canada queria colocar os revendedores nessa situação. Esse foi um desfecho ruim”, disse ela. “Imagino que houve uma certa simpatia pelo encerramento abrupto do programa e toda a confusão que as concessionárias tiveram que enfrentar.”
Nos três dias entre o anúncio do fim do programa e o corte final, mais de 500 concessionárias enviaram pedidos de desconto. O Transport Canada afirma que existem “diversos controles para garantir que o programa só conceda incentivos para transações elegíveis”.
Apesar disso, o volume impressionante de vendas registrado por algumas concessionárias da Tesla ainda levanta suspeitas e questões sobre a transparência do programa.

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