A Ford está fechando este ano com um recorde bem negativo: 150 recalls em apenas 12 meses

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O ano nem terminou, mas a Ford já caminha para atingir uma marca nada honrosa: 150 recalls nos Estados Unidos em 2025.

A montadora já soma 143 campanhas até agora, e esse número ainda não inclui dois novos casos que vieram à tona nesta semana.

O primeiro envolve a van elétrica E-Transit, nas versões dos anos 2022 a 2025, com um total de 32.160 unidades afetadas.

Segundo documentos divulgados por órgãos reguladores norte-americanos, o defeito está no semieixo traseiro esquerdo, que pode não ter sido devidamente encaixado na unidade de tração primária.

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Isso pode gerar desgaste prematuro nos dentes do eixo, comprometendo a tração e até provocando movimento involuntário mesmo quando o veículo está em “P” (estacionado). Em outras palavras, há risco de a van “escapar” sozinha.

O alerta surgiu após uma análise de durabilidade feita pela própria Ford em maio, em uma unidade da E-Transit 2025.

Durante o processo, foi detectado um vazamento no retentor do semieixo traseiro. A investigação identificou falhas na força de inserção do eixo e na checagem de retenção durante a montagem na fábrica.

A montadora já recebeu quatro pedidos de garantia possivelmente relacionados ao problema, mas nenhum acidente foi registrado. Ainda assim, a Ford estima que cerca de 5% das vans envolvidas possam apresentar o defeito.

O problema, no entanto, não tem solução imediata. Os donos serão notificados sobre o risco, mas só devem receber um reparo definitivo em março de 2026 — e isso ainda é uma previsão.

O segundo recall anunciado pela Ford atinge 780 unidades dos modelos Escape e Lincoln Corsair, ambos nas versões 2025 e 2026.

Neste caso, o problema está no retrator do cinto de segurança traseiro direito, que pode não ter sido fixado corretamente na coluna D.

A falha seria resultado de reparos mal executados em estações de ajuste fora da linha principal de montagem, na fábrica de Louisville.

Pelo menos cinco reclamações foram registradas, todas envolvendo cintos que travavam ou emitiam ruídos durante o uso. Após revisão dos casos, técnicos constataram que os parafusos estavam frouxos ou mal posicionados.

Diferente da E-Transit, aqui a solução é simples: os concessionários irão inspecionar os parafusos e, se necessário, realizar o reaperto ou a substituição da peça. Os comunicados para os proprietários começam a ser enviados ainda esta semana.

Crise de confiança e histórico preocupante

O acúmulo de campanhas de recall coloca a Ford no centro de uma crise de confiança, especialmente entre consumidores dos Estados Unidos.

A marca já liderou a lista de montadoras com mais recalls em anos anteriores e parece repetir o feito em 2025.

Problemas recorrentes de montagem, falhas em sistemas críticos de segurança e atrasos nas soluções têm manchado a imagem da fabricante — que enfrenta ainda o desafio da transição para veículos elétricos sem comprometer a confiabilidade.

Com quase 150 recalls em um único ano e algumas soluções adiadas para 2026, a Ford chega ao fim de 2025 sob pressão para reavaliar seus processos de qualidade e controle na linha de produção.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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