A Porsche está acabando com um dos maiores argumentos para falar mal de carros elétricos, de quem odeia EVs

porsche taycan gt turbo weissach (2)
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A indústria de carros elétricos está avançando rapidamente, mas junto com o crescimento, surgem problemas sérios envolvendo os materiais usados na fabricação das baterias.

Modelos como o novo Porsche Macan EV, por exemplo, exigem uma quantidade significativa de minerais extraídos da terra — como lítio, cobalto, níquel e manganês — e, muitas vezes, essa mineração ocorre em condições precárias ou em regiões com instabilidade geopolítica.

Para tentar diminuir a dependência desses recursos extraídos, a Porsche está apostando em uma nova iniciativa de reciclagem de baterias.

Ainda em fase piloto, o projeto tem como objetivo transformar o descarte de baterias de alto desempenho em uma fonte confiável e mais sustentável de matérias-primas.

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Segundo Barbara Frenkel, membro do Conselho Executivo responsável por compras na Porsche, a iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de economia circular .

A ideia é criar um ciclo fechado em que materiais usados nos próprios carros da marca possam ser reaproveitados, reduzindo o impacto ambiental da produção e aumentando a autonomia da empresa em relação a mercados instáveis de matéria-prima.

A primeira etapa do programa de reciclagem envolve o processamento inicial das baterias.

Elas são trituradas até virar um composto conhecido como “massa negra”, uma mistura granulada que contém os principais metais que compõem a célula da bateria. Até o momento, a Porsche já processou cerca de 65 toneladas desse material.

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Depois disso, o desafio está em separar com precisão os componentes valiosos, como o cobalto e o níquel, em níveis de pureza suficientes para atender aos padrões técnicos exigidos pelos sistemas de alta voltagem da marca.

Os materiais recuperados são classificados e, se estiverem dentro dos critérios de qualidade, são reaproveitados na fabricação de novas baterias.

Na fase final, esses elementos reciclados são combinados com novos materiais para formar um novo pacote de bateria.

A proporção exata de conteúdo reciclado ainda não foi divulgada, mas mesmo um uso parcial já ajuda a reduzir significativamente a necessidade de extração de novos recursos naturais.

Embora ainda não haja previsão de quando essas baterias recicladas estarão nos carros de produção da Porsche, é improvável que elas cheguem a tempo de equipar o novo Macan elétrico, que já está sendo produzido.

Porém, é possível que o projeto tenha impacto direto em futuros modelos eletrificados, como a próxima geração do Cayenne, que também terá uma versão totalmente elétrica.

Esse movimento da Porsche reforça uma tendência crescente entre as grandes montadoras: reduzir o impacto ambiental da eletrificação, não apenas com zero emissões durante o uso, mas também com mais responsabilidade na origem e no fim do ciclo de vida das baterias.

O desafio ainda é grande, mas os primeiros passos já estão sendo dados.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.