A Agência Nacional de Segurança no Tráfego dos EUA (NHTSA) alertou que, enquanto Tesla afirma publicamente que seus veículos podem operar de forma autônoma, os manuais e as orientações técnicas indicam que o sistema “Full Self-Driving” (FSD) requer supervisão humana constante.
A NHTSA solicitou que a Tesla alinhe sua comunicação pública com as instruções fornecidas aos proprietários.
O pedido foi feito em maio por Gregory Magno, chefe da Divisão de Investigação de Defeitos da agência, em um e-mail acompanhado de uma carta solicitando informações sobre acidentes envolvendo o FSD em condições de baixa visibilidade.
A investigação, iniciada em outubro, foi motivada por quatro acidentes em que Teslas usando o FSD encontraram problemas como reflexo solar, neblina e poeira, resultando na morte de um pedestre no Arizona.
Críticos como o Secretário de Transportes, Pete Buttigieg, argumentam há tempos que nomes como “Full Self-Driving” e “Autopilot” são enganosos, levando motoristas a acreditar que os veículos são autônomos.
Em uma rede social de propriedade de Elon Musk, CEO da Tesla, postagens sugerem que o sistema pode operar sem intervenção.
Em uma delas, um motorista com ataque cardíaco usou o FSD para ir ao hospital, enquanto outra mostra um passageiro retornando de um evento esportivo usando o FSD, o que, segundo Magno, pode induzir à falsa percepção de autonomia.
A Tesla, que planeja lançar modelos totalmente autônomos a partir de 2026, argumenta que seu site e materiais oficiais informam que o FSD depende de aprovação regulatória e confiabilidade.
No entanto, vídeos promocionais mostram motoristas com as mãos fora do volante, passando a impressão de que o carro está operando sem supervisão.
A NHTSA exigiu que a Tesla esclareça quais avisos visuais ou sonoros indicam que o sistema não consegue responder adequadamente a condições de visibilidade reduzida, com prazo até 18 de dezembro para responder.
A investigação dificilmente será concluída antes da posse de Donald Trump, que já manifestou interesse em colocar Musk à frente de uma comissão governamental para revisar regulamentações e eliminar fraudes.
Isso gera preocupações de que Musk possa influenciar diretamente as investigações de segurança que envolvem seus próprios produtos.
Michael Brooks, diretor do Center for Auto Safety, alertou que essa situação é problemática para a democracia, uma vez que nenhum empresário deveria ter controle sobre regulamentações que afetam diretamente seus negócios.
A NHTSA segue monitorando o sistema da Tesla, enfatizando que a investigação avaliará se o FSD proporciona informações adequadas para que motoristas tomem decisões em tempo real ao enfrentar condições de baixa visibilidade.
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