Agência governamental dos Estados Unidos inicia investigação sobre problemas em motores de 1,4 milhão de carros da Honda

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Relatos de desligamento de motores da Honda chamaram a atenção da NHTSA, agência federal que cuida das estradas americanas e da segurança dos veículos, que agora está investigando o caso da marca japonesa.

Os casos de apagamento do motor da série J, o J35Y, um V6 3.5 largamente usado pela Honda e Acura no mercado americano, porém, conforme conta a Reuters , a Honda fez um recall em novembro de 2023, movendo 249.000 veículos.

Todos foram chamados nos EUA e agora a NHTSA houve mais relatos recentes de desligamento perigoso desse enorme motor “faz tudo” da Honda . Mas, o montante que a agência estaria considerando envolve 1,4 milhão de carros.

Na época, a marca alegou um defeito de fabricação no virabrequim, que poderia causar desgaste prematuro e travamento da biela, levando à destruição do motor.

A NHTSA registrou 173 relatos do problema em vários veículos Honda e Acura dos anos modelo 2016-2020, correspondentes à série J35Y4/5/6, que são versões do mesmo motor para aplicações diferentes nas duas marcas.

Já informada sobre a investigação, a Honda disse em nota que “já estava em comunicação com a agência sobre este tópico e continuará a cooperar com a NHTSA durante o processo de consulta”.

A investigação da NHTSA abrange os modelos Acura MDX 2016-2020, Acura TLX 2018-2020, Honda Pilot 2016-2020, Honda Ridgeline 2017-2019 e Honda Odyssey 2018-2020.

No ano passado, a Honda afirmou que teve 1.450 reivindicações de garantia vinculadas ao recall, onde os revendedores estão inspecionando os veículos e consertarão ou substituirão o motor, se necessário.

O motor J35 é bem popular nos EUA e equipa modelos como Accord, Ridgeline, Passport, fora os modelos da Acura. Trata-se de um propulsor já bem conhecido e de aspiração natural, que usa o sistema VTEC com um ou dois comandos de válvulas em cada cabeçote.

Um recall desse porte traria enormes problemas para a Honda, caso venha a ser necessária a substituição dos propulsores.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X