Relatos de desligamento de motores da Honda chamaram a atenção da NHTSA, agência federal que cuida das estradas americanas e da segurança dos veículos, que agora está investigando o caso da marca japonesa.
Os casos de apagamento do motor da série J, o J35Y, um V6 3.5 largamente usado pela Honda e Acura no mercado americano, porém, conforme conta a Reuters, a Honda fez um recall em novembro de 2023, movendo 249.000 veículos.
Todos foram chamados nos EUA e agora a NHTSA houve mais relatos recentes de desligamento perigoso desse enorme motor “faz tudo” da Honda. Mas, o montante que a agência estaria considerando envolve 1,4 milhão de carros.
Na época, a marca alegou um defeito de fabricação no virabrequim, que poderia causar desgaste prematuro e travamento da biela, levando à destruição do motor.
A NHTSA registrou 173 relatos do problema em vários veículos Honda e Acura dos anos modelo 2016-2020, correspondentes à série J35Y4/5/6, que são versões do mesmo motor para aplicações diferentes nas duas marcas.
Já informada sobre a investigação, a Honda disse em nota que “já estava em comunicação com a agência sobre este tópico e continuará a cooperar com a NHTSA durante o processo de consulta”.
A investigação da NHTSA abrange os modelos Acura MDX 2016-2020, Acura TLX 2018-2020, Honda Pilot 2016-2020, Honda Ridgeline 2017-2019 e Honda Odyssey 2018-2020.
No ano passado, a Honda afirmou que teve 1.450 reivindicações de garantia vinculadas ao recall, onde os revendedores estão inspecionando os veículos e consertarão ou substituirão o motor, se necessário.
O motor J35 é bem popular nos EUA e equipa modelos como Accord, Ridgeline, Passport, fora os modelos da Acura. Trata-se de um propulsor já bem conhecido e de aspiração natural, que usa o sistema VTEC com um ou dois comandos de válvulas em cada cabeçote.
Um recall desse porte traria enormes problemas para a Honda, caso venha a ser necessária a substituição dos propulsores.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!