Honda confirma Novo HR-V americano no Brasil em 2023

novo hrv eua 1

O inédito SUV que a Honda mencionou em uma live há pouco tempo se confirmou. O novo produto não será o tão aguardado SUV RS indonésio, mas o Novo HR-V americano.


Ainda sem nome no mercado internacional, podendo o mesmo ser o tal “ZR-V”, o produto foi confirmado para 2023 no Brasil e com isso levanta algumas questões.

Antes delas, porém, o que é certo mesmo é que dará combate ao Jeep Compass, assim como aos Toyota Corolla Cross e VW Taos, entre outros.

hrv eua 1

Esse produto já foi mencionado para a Europa, mas ainda sem definição de nome.

Feito sobre a plataforma do Civic da geração 11, o Novo HR-V dos EUA abre uma questão importante: será feito ou não no Brasil?

A pergunta tem como resposta provável a negativa, uma vez que a Honda deixou de produzir o Civic e assim sua descontinuação alimenta a lógica de que não haverá sucessão.

novo hrv eua 2

Aparentemente, esse novo modelo será fabricado nos EUA e/ou Canadá, que fazem atualmente o Novo Civic, assim como no Japão, Tailândia e talvez até na Índia. Indonésia é outro provável produtor.

Por aqui, sem a linha do Civic, fica difícil imaginar o novo SUV da Honda como um produto nacional, assim como também não existem rumores indicando sua fabricação no México.

Para realmente fazer pressão sobre o trio mencionado, o novo SUV da Honda teria de ser regional, pelo menos. Importação dos EUA ou Canadá acarreta encargos tributários.

novo hrv eua 3

Além disso, como a própria Honda indicou, Civic e CR-V completarão a gama de três híbridos no mercado nacional, todos importados.

Com isso, esse SUV deve chegar com motor 1.5 Turbo Flex, se este não for produzido no Brasil para o Novo HR-V.

Então, a importação do HR-V americano não será assim tão vantajosa, quanto fazê-lo na região. A Argentina tem uma fábrica que fazia o HR-V, por exemplo. Seria outra opção…

Honda HR-V 2023 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.