Bem longe do Japão, os consumidores americanos podem comprar um SUV elétrico da Honda feito pela General Motors. Isso é graças ao acordo estratégico entre as duas montadoras para ampliar a eletrificação da japonesa nos EUA.
O Honda Prologue é o fruto dessa parceria que agora pode ser impactada pela fusão entre a marca japonesa e a Nissan. Com a GM, além de carros elétricos, a montadora nipônica produziria em sua casa o Cruise Origin, táxi autônomo que agora deixa de existir com o fim da empresa.
Todavia, as relações entre GM e Honda são bem antigas, com mais de 30 anos de colaborações, com a atual gerando ainda o Acura ZDX, outro SUV elétrico feito sobre a plataforma Ultium.
Agora surge a questão sobre como GM e Honda lidarão com a fusão das japonesas, que ainda envolverá a Mitsubishi. Aparentemente, como se trata de um negócio focado somente na América do Norte, pode ser que isso não influencie as operações da Nissan no Japão e em outras partes.
Ainda assim, nos EUA, a Nissan ainda tem uma grande infraestrutura operacional, tendo ainda seus planos de carros elétricos e o acordo GM-Honda não deve interessar ao fabricante japonês.
Para a GM, seria ótima a ideia da Nissan com um sucessor ou equivalente elétrico do Murano, que tem exatamente o porte dos carros da linha Ultium. A gigante de Detroit conseguiria reduzir os custos com a produção de carros elétricos, ampliando os clientes.
No caso da Mitsubishi, o portfólio reduzido nos EUA não parece comportar um SUV maior que o Outlander PHEV, mas a Honda-Nissan pode querer ampliar a gama dessa japonesa para reforçar as vendas da mesma nos states.
Como o acordo entre GM e Honda não contempla carros elétricos da japonesa no portfólio da americana, então, se houver uma ampliação do acordo, será uma via de mão única.
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