Além da Renault, fusão entre Nissan e Honda pode impactar também a General Motors; americana e japonesa possuem parceria de carros elétricos no mercados dos EUA

honda prologue 2024 4
honda prologue 2024 4

Bem longe do Japão, os consumidores americanos podem comprar um SUV elétrico da Honda feito pela General Motors. Isso é graças ao acordo estratégico entre as duas montadoras para ampliar a eletrificação da japonesa nos EUA.

O Honda Prologue é o fruto dessa parceria que agora pode ser impactada pela fusão entre a marca japonesa e a Nissan. Com a GM, além de carros elétricos, a montadora nipônica produziria em sua casa o Cruise Origin, táxi autônomo que agora deixa de existir com o fim da empresa.

Todavia, as relações entre GM e Honda são bem antigas, com mais de 30 anos de colaborações, com a atual gerando ainda o Acura ZDX, outro SUV elétrico feito sobre a plataforma Ultium.

acura zdx 2025 1
acura zdx 2025 1

Agora surge a questão sobre como GM e Honda lidarão com a fusão das japonesas, que ainda envolverá a Mitsubishi. Aparentemente, como se trata de um negócio focado somente na América do Norte, pode ser que isso não influencie as operações da Nissan no Japão e em outras partes.

Ainda assim, nos EUA, a Nissan ainda tem uma grande infraestrutura operacional, tendo ainda seus planos de carros elétricos e o acordo GM-Honda não deve interessar ao fabricante japonês.

Para a GM, seria ótima a ideia da Nissan com um sucessor ou equivalente elétrico do Murano, que tem exatamente o porte dos carros da linha Ultium. A gigante de Detroit conseguiria reduzir os custos com a produção de carros elétricos, ampliando os clientes.

nissan murano
nissan murano

No caso da Mitsubishi, o portfólio reduzido nos EUA não parece comportar um SUV maior que o Outlander PHEV, mas a Honda-Nissan pode querer ampliar a gama dessa japonesa para reforçar as vendas da mesma nos states.

Como o acordo entre GM e Honda não contempla carros elétricos da japonesa no portfólio da americana, então, se houver uma ampliação do acordo, será uma via de mão única.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X