Alemanha: VW deve encerrar produção do ID.3 em Dresden

id3 dresden

Em meio à queda nas vendas de carros elétricos, a Volkswagen pretende reduzir os custos de produção na Europa e para isso, encerrará a produção de automóveis em Dresden, na famosa “fábrica de vidro”.

Considerada um conceito de fábrica, a unidade é chamada oficialmente de “Glaeserne Manufaktur”, que em alemão significa fábrica transparente.

Com 6.500 unidades do ID.3 fabricadas no ano passado, a planta de Dresden acumula custos de entre 60 milhões e 70 milhões de euros anualmente, mas com o fim da produção do ID.3, a VW espera cortar 20 milhões de euros.

A fábrica transparente, criada para que os clientes do Volkswagen Phaeton pudessem ver seus carros sendo montados, é considerada uma obra-prima da engenharia alemã e é constantemente visitada por turistas.

Nela também acontecem eventos, cerimônias, concertos e óperas, tendo um processo produtivo parcial em relação às outras fábricas da VW, pois não tem estamparia, armação de carroceria (soldagem) e nem área de pintura.

Assim, feita apenas para montagem final, a unidade de Dresden é extremamente limpa e passa longe das barulhentas plantas convencionais, empregando apenas 300 funcionários, que terão suas atividades transferidas para outras áreas.

A Volkswagen não comentou a informação sobre Dresden, mas o impacto do encerramento do ID.3 na unidade não mudará o cenário do mercado de carros elétricos para a VW, que já reduzirá a produção em Zwickau.

Nesse caso, o motivo é a baixa demanda do mercado, que está sendo inundado por carros elétricos mais baratos vindos da China.

Oliver Blume quer, no entanto, aumentar as margens de lucro da Volkswagen para 6,5% com aumento do capital para US$ 10, 7 bilhões anualmente.

Com isso, os cortes se farão para reduzir as despesas e racionalizar a fabricação de veículos.

A forte concorrência na Europa, somada à queda no poder de compra do europeu e com taxa de juros crescente, os consumidores deram uma pausa nas compras.

[Fonte: ANE]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X