Anfavea e ABVE estão de lados bem distintos quanto à questão são os carros eletrificados, conforme pode ter sido visto pelos palestrantes do Automotive Business Experience 2024 – #ABX24.
A Anfavea, entidade que reúne as montadoras mais antigas e de maior volume instalados no país, defende a antecipação da tributação máxima sobre os carros eletrificados. O imposto em 35% só será estabelecido em julho de 2026, mas a entidade quer o percentual agora.
Já a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, sustenta que o Brasil precisa manter o cronograma original de aumento gradual do Imposto sobre importação de veículos elétricos e híbridos, conforme estipulado pelo Governo Federal.
Ricardo Bastos, presidente da ABVE, disse: “Regras claras e transparência, é isso que a gente sempre defende, previsibilidade”. Diego Fernandes, COO da GWM, também defendeu a previsibilidade política.
No debate, Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea, retrucou: “Quando essa regra foi feita, nós não tínhamos 80 mil veículos em estoque como nós temos hoje de importados. Então, o Brasil precisa reagir para preservar 1 milhão e 200 mil empregos e R$ 130 bilhões de investimentos.”
Bastos comentou: “Temos segurança pelo nosso contato com o governo, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, de que o cronograma vai seguir o que foi traçado, e que os 35% de Imposto de Importação só serão cobrados em julho de 2026.”
No fim do ano passado, o governo determinou que o imposto de importação subiria gradualmente até julho de 2026, com o primeiro reajuste de alíquota em julho de 2024, segundo em junho de 2025 e só então chegará nos 35%.
A Anfavea reclama que as marcas chinesas inundaram o mercado com um grande volume de importações, sendo essa uma antecipação dessas marcas diante do aumento das alíquotas a partir de julho de 2024.
Essa manobra fez com que se criassem grandes estoques nos portos brasileiros, com os carros sendo assim distribuídos conforme a demanda interna do mercado.
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