Anfavea e ABVE divergem sobre tributação de eletrificados

Cadillac CT6 Plug In Hybrid 2017 13
Cadillac CT6 Plug In Hybrid 2017 13

Anfavea e ABVE estão de lados bem distintos quanto à questão são os carros eletrificados, conforme pode ter sido visto pelos palestrantes do Automotive Business Experience 2024 – #ABX24 .

A Anfavea, entidade que reúne as montadoras mais antigas e de maior volume instalados no país, defende a antecipação da tributação máxima sobre os carros eletrificados. O imposto em 35% só será estabelecido em julho de 2026, mas a entidade quer o percentual agora.

Já a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, sustenta que o Brasil precisa manter o cronograma original de aumento gradual do Imposto sobre importação de veículos elétricos e híbridos, conforme estipulado pelo Governo Federal.

Ricardo Bastos, presidente da ABVE, disse: “Regras claras e transparência, é isso que a gente sempre defende, previsibilidade”. Diego Fernandes, COO da GWM , também defendeu a previsibilidade política.

No debate, Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea, retrucou: “Quando essa regra foi feita, nós não tínhamos 80 mil veículos em estoque como nós temos hoje de importados. Então, o Brasil precisa reagir para preservar 1 milhão e 200 mil empregos e R$ 130 bilhões de investimentos.”

Bastos comentou: “Temos segurança pelo nosso contato com o governo, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, de que o cronograma vai seguir o que foi traçado, e que os 35% de Imposto de Importação só serão cobrados em julho de 2026.”

No fim do ano passado, o governo determinou que o imposto de importação subiria gradualmente até julho de 2026, com o primeiro reajuste de alíquota em julho de 2024, segundo em junho de 2025 e só então chegará nos 35%.

A Anfavea reclama que as marcas chinesas inundaram o mercado com um grande volume de importações, sendo essa uma antecipação dessas marcas diante do aumento das alíquotas a partir de julho de 2024.

Essa manobra fez com que se criassem grandes estoques nos portos brasileiros, com os carros sendo assim distribuídos conforme a demanda interna do mercado.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X